Pages

Tecnologia do Blogger.

terça-feira, 11 de junho de 2013

Métodos Ativos em Educação Musical


Nos dias 20/05 e 03/06, os alunos do quinto semestre do Curso de Licenciatura em Musica da UEFS, sob a orientação da Prof. Simone Braga, ministraram oficinas para os bolsistas do PIBID com o tema: Métodos Ativos em Musica. 



Realizadas em duas etapas, a atividade teve como objetivos integrar atividades do PIBID com atividades do curso de Licenciatura em Música da UEFS (LICEMUS), resgatar a trajetória histórica do desenvolvimento de práticas e pedagogias musicais a partir da exposição do contexto histórico, proposta, metodologias e atividades práticas dos educadores Orff, Kodaly,Willems, Martenot, Schafer, Paynter, Suzuki e  Dalcroze, além de: 1) oportunizar o planejamento e a realização de aulas no formato de oficinas considerando tempo, recursos disponíveis, perfil dos participantes e refletir sobre as possíveis influências das propostas apresentadas em práticas e pedagogias contemporâneas (para os estudantes da licenciatura); 2) conhecer tais práticas e verificar as possibilidades de aplicabilidade na educação básica e diálogo entre propostas contemporâneas (para os bolsistas).

Das atividades práticas destacaram-se:

1) Exploração dos sons do ambiente através da escuta e criação coletiva (paisagem sonora: Schafer);
2) Jogo de copos para o acompanhamento percussivo de peça instrumental (composição dos estudantes Leones e Martins) ensinada por imitação (imitação: Suzuki);
3) Criação coletiva em uma perspectiva integradora de linguagens artísticas (criação musical: Paynter)
4) Jogo musical com parâmetros sonoros e utilização vocal (jogo: Martenot);
5) Solfejo de canção folclórica através do manossolfa (manossolfa, utilização vocal e utilização de canções folclóricas: Kodály);
6) Vivências musicais de parlendas e canções populares através de determinados instrumentos (instrumentação: Orff).

Após o desenvolvimento das atividades, ministrantes e bolsistas dialogaram sobre as possibilidades ou não da aplicação das mesmas na educação básica, ao considerar realidade local e recursos disponíveis.


Ampliou-se o conhecimento sobre diversas formas de se trabalhar com musica em sala de aula, tendo como base principal o livro Pedagogias em Educação Musical organizado por Teresa Mateiro e Beatriz Ilari, assim tais atividades contribuíram ainda mais para a atuação dos bolsistas nas escolas parceiras do subprojeto.   

Em breve estarão disponíveis os slides utilizados em cada oficina.

Caroline Lopes
Bolsista 

0 comentários:

Postar um comentário

 

DLA

UEFS

LICEMUS