Estamos abordando a bossa nova e seus diversos aspectos, mais
precisamente na temática da disciplina artes, onde falamos sobre o compositor
Vinicius de Moraes, com o objetivo de inseri-lo na perspectiva musical dos
alunos.
Falamos sobre quem era Vinicius de Moraes, sua vida e
obra com certa dificuldade, pois em nossa sala há um numero considerável de
surdos, com isso tentamos colocar vídeos para que o visual pudesse ajudar na
compreensão desses alunos, promovendo também atividades
práticas com o auxílio de metrônomo visual e vibração. Além disso,
enquanto um de nós está falando com toda a sala, o outro tenta se comunicar com
a linguagem dos sinais (LIBRAS) com certa dificuldade, pois não dominamos esta
linguagem. Mas, há um aluno que entende um pouco do que falamos e transmite em
libras para o grupo, tudo isso para que haja uma inclusão na sala.
Temos tentado fazer com que haja um equilíbrio em sala de
aula com conteúdo teórico e prático não deixando de levar em conta as especificidades
do aluno, sabendo que ele é um ser ímpar, mas que pode construir saberes na
troca de informações no grande grupo.
Certos de que teremos obstáculos em nossa trajetória,
estamos procurando meios de nos aperfeiçoar para que possamos ter como ajudar
na formação desses alunos, fomentando um pouco mais de conhecimento.
Adailton Neres / Daniell Bento
Bolsistas PIBID
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirA meu ver, ainda é muito tímida a aceitação por parte dos estudantes, ainda falta para a maioria dos alunos um entendimento maior a cerca do que significa o conteúdo música nas escolas. Existem muitos alunos que ainda tem a ideia de que vão só aprender a tocar algum instrumento. Pelo menos é essa realidade que tenho enfrentado no meu grupo na escola Assis, onde estou atuando esse ano. Gilmar Araújo
ResponderExcluir