É com muito entusiasmo que nós bolsistas do Colégio Municipal Joselito
Amorim, supervisionados pela professora Thiara Cruz, relatamos a experiência
positiva que tivemos na realização da oficina de Sonoplastia e Trilha Sonora na
última segunda feira, 19/08, das 13:30 às 17:30, com as turmas da 7ª e 8ª
séries respectivamente, ao buscar viabilizar o conhecimento de noções básicas
destes conteúdos por parte dos alunos, o estímulo à percepção sonora (desde ruídos do dia-a-dia até faixas
musicais), a aproximação de conteúdos musicais com vivência dos mesmos, e acima
de tudo, a integração e participação dos alunos nas atividades. Neste aspecto o
desenvolvimento da oficina cumpriu com a função de introduzir os alunos (que
não foram contemplados com as aulas de música através das intervenções
didáticas) no universo musical, expandindo as atividades do PIBID à comunidade
escolar. Para isso, levamos para a sala de aula conceitos de sonoplastia e trilha
sonora que foram ilustrados por meio de dinâmicas como:
Atividade de percepção e encenação (individual e coletivamente) de sons
do cotidiano;
Interpretação de uma cena da peça musical “Os Saltimbancos” (Identificação
de sons, personagens
e suas ações);
Interpretação de faixas musicais variadas (Sentimentos expostos nas
músicas);
Exibição de vídeo contendo dinâmica de sonoplastia (Os Barbichas);
Exibição de trilhas sonoras premiadas e indicadas ao Oscar (Jurassic
Park, Indiana Jones, Star Wars, O poderoso chefão, entre outras);
Atividade dinâmica de sonoplastia com o desenho animado Mônica Toy;
Após as atividades de sonoplastia e trilha sonora, o assunto desenvolvido
foi Vinícius de Moraes, onde por meio de dados biográficos do mesmo e algumas
poesias, mostramos um pouco sobre a sua vida e obra, por fim foi explicada uma
atividade que será desenvolvida nas aulas com a professora Thiara
posteriormente, onde os estudantes irão realizar a sonoplastia do poema
história de alma.
Na primeira turma que foi realizada a oficina, se obteve a participação
de quase todos os alunos nas dinâmicas e ficou explícito o contentamento dos
alunos perante as atividades, que não duraram muito, devido ao pouco tempo que
tivemos com essa turma, nos deixou com a positiva impressão de que fizemos uma
aula proveitosa.
Na segunda turma, tivemos mais tempo (duas aulas) e um número reduzido de
alunos, o que favoreceu a participação de todos nas atividades. Os alunos eram
mais velhos do que os da turma anterior e inicialmente notou-se certa timidez
no desenvolvimento das atividades, mas aos poucos, eles foram se envolvendo e
participando cada vez mais.
A terceira turma, por sua vez, também apresentou uma quantidade reduzida
de alunos e a participação nas atividades foi um tanto que dividida, uns
participaram efetivamente, outros não tiveram muita participação, mas o envolvimento
com os temas abordados também foi muito grande.
Os resultados positivos obtidos durante (participação, compreensão dos
conteúdos aprovação por parte dos alunos) e depois das atividades (demonstraram
ter adquirido conhecimento e gostado, querendo até ter mais aulas), visto que
foi apenas o nosso primeiro dia de oficina, nos trouxeram tanto motivação como
novas ideias para continuarmos trabalhando com esses conteúdos no subprojeto.
Joedson Cezar Barbosa da Silva
Bolsista PIBID
0 comentários:
Postar um comentário