Pages

Tecnologia do Blogger.

domingo, 25 de agosto de 2013

Relato de experiência da oficina "Trilha sonora e sonoplastia"




É com muito entusiasmo que nós bolsistas do Colégio Municipal Joselito Amorim, supervisionados pela professora Thiara Cruz, relatamos a experiência positiva que tivemos na realização da oficina de Sonoplastia e Trilha Sonora na última segunda feira, 19/08, das 13:30 às 17:30, com as turmas da 7ª e 8ª séries respectivamente, ao buscar viabilizar o conhecimento de noções básicas destes conteúdos por parte dos alunos, o estímulo à percepção sonora  (desde ruídos do dia-a-dia até faixas musicais), a aproximação de conteúdos musicais com vivência dos mesmos, e acima de tudo, a integração e participação dos alunos nas atividades. Neste aspecto o desenvolvimento da oficina cumpriu com a função de introduzir os alunos (que não foram contemplados com as aulas de música através das intervenções didáticas) no universo musical, expandindo as atividades do PIBID à comunidade escolar. Para isso, levamos para a sala de aula conceitos de sonoplastia e trilha sonora que foram ilustrados por meio de dinâmicas como:
Atividade de percepção e encenação (individual e coletivamente) de sons do cotidiano;
Interpretação de uma cena da peça musical “Os Saltimbancos” (Identificação de sons, personagens e suas ações);
Interpretação de faixas musicais variadas (Sentimentos expostos nas músicas);
Exibição de vídeo contendo dinâmica de sonoplastia (Os Barbichas);
Exibição de trilhas sonoras premiadas e indicadas ao Oscar (Jurassic Park, Indiana Jones, Star Wars, O poderoso chefão, entre outras);
Atividade dinâmica de sonoplastia com o desenho animado Mônica Toy;
Após as atividades de sonoplastia e trilha sonora, o assunto desenvolvido foi Vinícius de Moraes, onde por meio de dados biográficos do mesmo e algumas poesias, mostramos um pouco sobre a sua vida e obra, por fim foi explicada uma atividade que será desenvolvida nas aulas com a professora Thiara posteriormente, onde os estudantes irão realizar a sonoplastia do poema história de alma.
Na primeira turma que foi realizada a oficina, se obteve a participação de quase todos os alunos nas dinâmicas e ficou explícito o contentamento dos alunos perante as atividades, que não duraram muito, devido ao pouco tempo que tivemos com essa turma, nos deixou com a positiva impressão de que fizemos uma aula proveitosa.
Na segunda turma, tivemos mais tempo (duas aulas) e um número reduzido de alunos, o que favoreceu a participação de todos nas atividades. Os alunos eram mais velhos do que os da turma anterior e inicialmente notou-se certa timidez no desenvolvimento das atividades, mas aos poucos, eles foram se envolvendo e participando cada vez mais.
A terceira turma, por sua vez, também apresentou uma quantidade reduzida de alunos e a participação nas atividades foi um tanto que dividida, uns participaram efetivamente, outros não tiveram muita participação, mas o envolvimento com os temas abordados também foi muito grande.
Os resultados positivos obtidos durante (participação, compreensão dos conteúdos aprovação por parte dos alunos) e depois das atividades (demonstraram ter adquirido conhecimento e gostado, querendo até ter mais aulas), visto que foi apenas o nosso primeiro dia de oficina, nos trouxeram tanto motivação como novas ideias para continuarmos trabalhando com esses conteúdos no subprojeto.


Joedson Cezar Barbosa da Silva
Bolsista PIBID















0 comentários:

Postar um comentário

 

DLA

UEFS

LICEMUS