Pages

Tecnologia do Blogger.

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Projeto Cultura Afro-Brasileira: da Bossa Nova ao Pagode



Os bolsistas do Colégio Assis estão articulando suas intervenções com o projeto Cultura Afro-brasileiras: Da Bossa Nova ao Pagode que está sendo desenvolvido desde outubro. Esse projeto visa trabalhar os conteúdos musicais a partir de variados ritmos de influência Africana. A ideia surgiu durante um levantamento feito em uma intervenção dos bolsistas Mêncio, Gilmar e Thiago e logo foi abraçada pelos outros bolsistas e pelas professoras Simone (coordenadora) e Eliade (supervisora). O primeiro gênero trabalhado, e ponto de partida do projeto, foi a Bossa Nova que foi contemplada durante o Projeto Vinicius de Moraes desenvolvido na escola. Os outros gêneros são o Reggae, o Samba-Reggae, o Axé e o Pagode.
Uma das atividades realizadas dentro do projeto é a construção de instrumentos musicais com materiais recicláveis. Visto que a escola não dispõe de instrumentos musicais para as aulas, essa atividade surge como forma de possibilitar aos estudantes a experiência da prática instrumental em conjunto. Além disso, na construção dos instrumentos com materiais recicláveis é trabalhada a sensibilização para as questões ambientais.
Ensaio antes da música Aquarela para a apresentação
 na culminância do projeto
A escolha dos gêneros vem a atender a orientação de contextualizar a vivência dos alunos dentro da sala de aula, já que o Reggae, o Samba-Reggae, o Axé e o Pagode fazem parte do grupo de gêneros musicais mais presentes no contexto musical da Bahia. Além disso, essa temática contempla as resoluções da Lei 11.645/08, que assegura a inclusão da história e da cultura afro-brasileiras no currículo escolar.


As atividades do projeto já têm dado resultados, como a apresentação que a turma dos bolsistas Mêncio, Gilmar e Thiago fizeram na culminância do projeto Vinicius de Moraes, na qual os estudantes tocaram Aquarela (Vinicius de Moraes e Toquinho) no ritmo do Reggae.
Robson Cardoso
Bolsista


0 comentários:

Postar um comentário

 

DLA

UEFS

LICEMUS