Os
bolsistas do Colégio Assis estão articulando suas intervenções com o projeto
Cultura Afro-brasileiras: Da Bossa Nova ao Pagode que está sendo desenvolvido
desde outubro. Esse projeto visa trabalhar os conteúdos musicais a partir de
variados ritmos de influência Africana. A ideia surgiu durante um
levantamento feito em uma intervenção dos bolsistas Mêncio, Gilmar e Thiago e
logo foi abraçada pelos outros bolsistas e pelas professoras Simone (coordenadora)
e Eliade (supervisora). O primeiro gênero trabalhado, e ponto de partida do
projeto, foi a Bossa Nova que foi contemplada durante o Projeto Vinicius de
Moraes desenvolvido na escola. Os outros gêneros são o Reggae, o Samba-Reggae,
o Axé e o Pagode.
Uma
das atividades realizadas dentro do projeto é a construção de instrumentos
musicais com materiais recicláveis. Visto que a escola não dispõe de
instrumentos musicais para as aulas, essa atividade surge como forma de
possibilitar aos estudantes a experiência da prática instrumental em conjunto.
Além disso, na construção dos instrumentos com materiais recicláveis é
trabalhada a sensibilização para as questões ambientais.
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Ensaio antes da música Aquarela para a apresentação na culminância do projeto |
A
escolha dos gêneros vem a atender a orientação de contextualizar a vivência dos
alunos dentro da sala de aula, já que o Reggae, o Samba-Reggae, o Axé e o
Pagode fazem parte do grupo de gêneros musicais mais presentes no contexto
musical da Bahia. Além disso, essa temática contempla as resoluções
da Lei
11.645/08, que assegura a inclusão da história e da cultura afro-brasileiras no
currículo escolar.
As atividades do projeto já têm dado resultados, como a
apresentação que a turma dos bolsistas Mêncio, Gilmar e Thiago fizeram na
culminância do projeto Vinicius de Moraes, na qual os estudantes tocaram
Aquarela (Vinicius de Moraes e Toquinho) no ritmo do Reggae.
Robson Cardoso
Bolsista
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