Pages

Tecnologia do Blogger.

sábado, 21 de dezembro de 2013

Relatos da Culminância 2013.2 - Joselito Amorim



Em pouco tempo, um trabalho foi desenvolvido com os alunos do 6º ano A, onde partimos da proposta de trabalhar ritmos, mas nos voltamos para a construção de instrumentos alternativos, ja que poderiamos reciclar garrafas, latas e outros materias, além de trabalhar o som do corpo com a percussão corporal. Daí começamos a desenvolver o nosso trabalho. Até chegarmos à apresentação, fizemos um trabalho de construção de instrumentos, trabalhamos alguns ritmos em sala, vimos alguns conceitos sobre música. Escolhemos a música o relógio de Vinicius de Morais, como música a ser trabalhada para que pudessemos chegar a culminancia do projeto.
O resultado foi o entendimento dos alunos dentro da pespequitivas de cada aula fazendo com que cada um deles fosse parte integrante de um grupo, gerando assim um resultado satisfatório, resultado esse que confirma como a musica tem um poder de gerar em pouco tempo um resultado satisfatório. A apresentação foi da seguite forma: A música utilizada foi “O relógio” de Vinicius de Morais onde os alunos estavam em um circulo na sala na forma de um relógio, na qual existia o grupo vocal, o de instrumentos alternativos e o de percussão corporal. Começamos com o grupo de instrumentos alternativos com garrafas pets com grãos fazendo tic tac, entrava depois as latas marcando o tempo forte, logo em seguida percussão corporal e por fim o grupo vocal cantando a musica. Sendo conduzido um professor ao centro da sala (profº Adailton).
Por traz da culinância existiu todo trabalho atrelado com conteúdos de música visando um entendimento por parte dos alunos e dos professores do colégio que assistiram a apresentação. Sendo assim, foi gratificante a apresentação, pois mostra a importância da musica como agente motivador, facilitador no contexto escolar, fomentando em muitos alunos o desejo de entender a musica como um elemento importante em sua vida, fazendo com que seja disseminado entre ele a importancia de ter música na escola.

Adailton Neres
 Bolsista ID - PIBID


No segundo semestre de 2013, tivemos um novo desafio: 6º ano, alunos mais jovens mais agitados e novamente que nunca tiveram contato com música na escola. No início, resolvemos fazer uma apresentação com um repertório variado, aproveitando os conteúdos que seriam trabalhados durante o semestre como: Canto coral, Flauta doce, Instrumentos alternativos e Percussão corporal.  Durante as aulas, desenvolvemos dinâmicas em grupo com as turmas, a fim de alcançar o interesse e a participação progressiva dos estudantes. Foi bastante produtivo esse primeiro contato com uma turma mais jovem, tanto para nós, como para os alunos. Pudemos ter uma noção do perfil das turmas em que iremos trabalhar posteriormente como professores de música, nos auxiliando a desenvolver técnicas de planejamento para aulas futuras.
Na sala de aula optamos por desenvolver um trabalho na perspectiva do canto coletivo, ao proporcionar aos estudantes o conhecimento das técnicas para emissão da voz, aplicamos conteúdos como relaxamento, respiração, aquecimento vocal e corporal, ao desenvolver os cuidados com a voz e a independência vocal, além de introduzi-los neste aprendizado, foi possível apresentá-los um repertório variado de práticas de coros tradicionais e contemporâneos, através da exibição de cenas de grupos vocais de distintas épocas e culturas, também realizamos de forma lúdica, através do recurso da arte visual, uma aula de história da música vocal utilizando-se dos recursos do programa “paint” para desenhar em tempo real aquilo que era explicado pelo professor, tornando a aula mais significativa e interessante para o estudante desta faixa etária.
Enfim como trabalho culminante desta etapa desenvolvemos uma performance vocal com a música “A casa” do compositor Vinícius de Moraes, ao contemplar a segunda parte do projeto “O som da palavra no universo de Vinícius de Moraes” que foi realizado na escola no corrente ano, esta apresentação envolveu o gestual e o movimento, além da performance vocal dos estudantes, de forma lúdica e prazerosa, tornando a exibição mais significativa e bela.             

Lucas Barbosa / Raisa Cruz
Bolsistas ID - PIBID

A realização da apresentação da turma do 6º ano C foi um reflexo fiel do que foram as intervenções. Uma turma participativa e animada que podemos dizer que superou as nossas expectativas. A apresentação foi a execução da “Doce melodia”, música composta por nós bolsistas (Joedson e Lucas Samuel), que é uma canção com as notas mais fáceis de ser tocadas na flauta doce (do sol 3 ao dó 4) em frases repetitivas e acompanhamento em ritmo de samba com variações harmônicas e rítmicas. Foi justamente a aceitação dos alunos e a empolgação dos mesmos ao ensaiar a música pela primeira vez que nos incentivou a seguir com a proposta da flauta doce. Nós e a professora Thiara, diante de uma turma que inicialmente se mostrou bastante enérgica e pouco participativa, nos perguntávamos frequentemente nos ACs “Será que vai dar certo trabalhar flauta doce com aqueles meninos?”, mas no final contamos com o envolvimento quase integral da turma. Enfim, a satisfação que vimos nos alunos em estar “fazendo música” foi o que recompensou todo o nosso esforço em conseguir os recursos e nos deixou com a sensação de dever cumprido.

Joedson Cezar
Bolsista ID - PIBID


0 comentários:

Postar um comentário

 

DLA

UEFS

LICEMUS