Em
pouco tempo, um trabalho foi desenvolvido com os alunos do 6º ano A, onde
partimos da proposta de trabalhar ritmos, mas nos voltamos para a construção de
instrumentos alternativos, ja que poderiamos reciclar garrafas, latas e outros
materias, além de trabalhar o som do corpo com a percussão corporal. Daí
começamos a desenvolver o nosso trabalho. Até chegarmos à apresentação, fizemos
um trabalho de construção de instrumentos, trabalhamos alguns ritmos em sala,
vimos alguns conceitos sobre música. Escolhemos a música o relógio de Vinicius
de Morais, como música a ser trabalhada para que
pudessemos chegar a culminancia do projeto.
O
resultado foi o entendimento dos alunos dentro da pespequitivas de cada aula
fazendo com que cada um deles fosse parte integrante de um grupo, gerando assim
um resultado satisfatório, resultado esse que confirma como a musica tem um
poder de gerar em pouco tempo um resultado satisfatório. A apresentação foi da
seguite forma: A música utilizada foi “O relógio” de Vinicius de Morais onde os
alunos estavam em um circulo na sala na forma de um relógio, na qual existia o
grupo vocal, o de instrumentos alternativos e o de percussão corporal.
Começamos com o grupo de instrumentos alternativos com garrafas pets com grãos
fazendo tic tac, entrava depois as latas marcando o tempo forte, logo em
seguida percussão corporal e por fim o grupo vocal cantando a musica. Sendo
conduzido um professor ao centro da sala (profº Adailton).
Por
traz da culinância existiu todo trabalho atrelado com conteúdos de música
visando um entendimento por parte dos alunos e dos professores do colégio que
assistiram a apresentação. Sendo assim, foi gratificante a apresentação, pois
mostra a importância da musica como agente motivador, facilitador no contexto
escolar, fomentando em muitos alunos o desejo de entender a musica como um
elemento importante em sua vida, fazendo com que seja disseminado entre ele a
importancia de ter música na escola.
Adailton Neres
Bolsista ID - PIBID
No segundo semestre de
2013, tivemos um novo desafio: 6º ano, alunos mais jovens mais agitados e
novamente que nunca tiveram contato com música na escola. No início, resolvemos
fazer uma apresentação com um repertório variado, aproveitando os conteúdos que
seriam trabalhados durante o semestre como: Canto coral, Flauta doce, Instrumentos
alternativos e Percussão corporal.
Durante as aulas, desenvolvemos dinâmicas em grupo com as turmas, a fim
de alcançar o interesse e a participação progressiva dos estudantes. Foi
bastante produtivo esse primeiro contato com uma turma mais jovem, tanto para
nós, como para os alunos. Pudemos ter uma noção do perfil das turmas em que iremos
trabalhar posteriormente como professores de música, nos auxiliando a
desenvolver técnicas de planejamento para aulas futuras.
Na sala de aula optamos
por desenvolver um trabalho na perspectiva do canto coletivo, ao proporcionar
aos estudantes o conhecimento das técnicas para emissão da voz, aplicamos
conteúdos como relaxamento, respiração, aquecimento vocal e corporal, ao
desenvolver os cuidados com a voz e a independência vocal, além de
introduzi-los neste aprendizado, foi possível apresentá-los um repertório
variado de práticas de coros tradicionais e contemporâneos, através da exibição
de cenas de grupos vocais de distintas épocas e culturas, também realizamos de
forma lúdica, através do recurso da arte visual, uma aula de história da música
vocal utilizando-se dos recursos do programa “paint” para desenhar em tempo
real aquilo que era explicado pelo professor, tornando a aula mais
significativa e interessante para o estudante desta faixa etária.
Enfim como trabalho
culminante desta etapa desenvolvemos uma performance vocal com a música “A
casa” do compositor Vinícius de Moraes, ao contemplar a segunda parte do
projeto “O som da palavra no universo de Vinícius de Moraes” que foi realizado
na escola no corrente ano, esta apresentação envolveu o gestual e o movimento,
além da performance vocal dos estudantes, de forma lúdica e prazerosa, tornando
a exibição mais significativa e bela.
Lucas Barbosa / Raisa Cruz
Bolsistas ID - PIBID
A
realização da apresentação da turma do 6º ano C foi um reflexo fiel do que
foram as intervenções. Uma turma participativa e animada que podemos dizer que
superou as nossas expectativas. A apresentação foi a execução da “Doce
melodia”, música composta por nós bolsistas (Joedson e Lucas Samuel), que é uma
canção com as notas mais fáceis de ser tocadas na flauta doce (do sol 3 ao dó
4) em frases repetitivas e acompanhamento em ritmo de samba com variações
harmônicas e rítmicas. Foi justamente a aceitação dos alunos e a empolgação dos
mesmos ao ensaiar a música pela primeira vez que nos incentivou a seguir com a
proposta da flauta doce. Nós e a professora Thiara, diante de uma turma que
inicialmente se mostrou bastante enérgica e pouco participativa, nos
perguntávamos frequentemente nos ACs “Será que vai dar certo trabalhar flauta
doce com aqueles meninos?”, mas no final contamos com o envolvimento quase
integral da turma. Enfim, a satisfação que vimos nos alunos em estar “fazendo
música” foi o que recompensou todo o nosso esforço em conseguir os recursos e
nos deixou com a sensação de dever cumprido.
Joedson Cezar
Bolsista ID - PIBID
0 comentários:
Postar um comentário