Pages

Tecnologia do Blogger.

terça-feira, 20 de maio de 2014

Primeira apresentação musical 2014 - Joselito Amorim



Na manhã do dia 15/05/14, aconteceu a primeira apresentação musical da nova etapa de trabalho no Colégio Joselito Amorim. Neste aspecto buscamos levar conhecimentos em música, ao interagir com os estudantes, utilizando distintos instrumentos musicais e a voz. Nesta perspectiva a apresentação aconteceu em três etapas: 1) Apresentação de músicas instrumentais temas de filmes, executadas ao violino (Let it go e A thousand years) e ao trompete (Indiana Jones theme e Superman theme) ambas executadas com a finalidade da identificação auditiva pelos estudantes. 2) Execução de repertório para flauta doce (utilizamos a soprano, a contralto e a tenor), ao promover a apreciação deste instrumento, o qual algumas turmas trabalharão posteriormente. Nesta proposta introduziu-se ainda, o conhecimento sobre a família das flautas. 3) Ao explanar para os estudantes que a voz é o nosso principal instrumento musical, cantamos a música Flagra e Lepo-Lepo. A ultima com arranjo a capela, ao utilizar as vozes para simular instrumentos musicais. Todas as apresentações foram acompanhadas por teclado e violão, e em algumas canções solicitamos a participação dos estudantes com percussão corporal, ao mediar também este conteúdo.   

Pudemos perceber que na maioria das turmas havia interesse em ouvir as explicações ou participar das atividades propostas. Um ponto importante a relatar foi a participação dos surdos na apresentação, utilizamos a vibração dos instrumentos (violino e trompete), para inclui-los na aula. Notamos que ainda há bastante trabalho a desenvolver com estes educandos no tocante a educação musical, tendo em vista que há dentre eles, estudantes desinteressados pelos fazeres musicais distintos a sua prática, não familiarizados com a linguagem musical, além de pessoas com deficiência auditiva, dentre outras intempéries. É importante ressaltar que esses conhecimentos prévios foram verificados com base neste primeiro contato, podendo esta realidade mudar nossa perspectiva mediante as próximas intervenções. Percebemos que há uma discrepância entre as turmas trabalhadas no que diz respeito ao conhecimento musical, talvez pelo contexto dos alunos e do que é oferecido. Enfim teremos nos próximos meses um contato maior com eles, para que possamos ajuda-los, fomentando ainda mais o interesse pela música de forma que possamos aprofundar este conhecimento, ao perceber o quanto será significativo fazer parte deste momento musical na vida de cada um deles.

Adailton Neres
Lucas Barbosa
Bolsistas ID - PIBID






0 comentários:

Postar um comentário

 

DLA

UEFS

LICEMUS