Na manhã do dia 15/05/14, aconteceu a primeira
apresentação musical da nova etapa de trabalho no Colégio Joselito Amorim.
Neste aspecto buscamos levar conhecimentos em música, ao interagir com os
estudantes, utilizando distintos instrumentos musicais e a voz. Nesta
perspectiva a apresentação aconteceu em três etapas: 1) Apresentação de músicas
instrumentais temas de filmes, executadas ao violino (Let it go e A thousand
years) e ao trompete (Indiana Jones theme e Superman theme) ambas executadas
com a finalidade da identificação auditiva pelos estudantes. 2) Execução de
repertório para flauta doce (utilizamos a soprano, a contralto e a tenor), ao
promover a apreciação deste instrumento, o qual algumas turmas trabalharão
posteriormente. Nesta proposta introduziu-se ainda, o conhecimento sobre a
família das flautas. 3) Ao explanar para os estudantes que a voz é o nosso
principal instrumento musical, cantamos a música Flagra e Lepo-Lepo. A ultima
com arranjo a capela, ao utilizar as vozes para simular instrumentos musicais.
Todas as apresentações foram acompanhadas por teclado e violão, e em algumas
canções solicitamos a participação dos estudantes com percussão corporal, ao
mediar também este conteúdo.
Pudemos perceber que na maioria das turmas havia
interesse em ouvir as explicações ou participar das atividades propostas. Um ponto importante a relatar foi a participação dos surdos na apresentação, utilizamos a vibração dos instrumentos (violino e trompete), para inclui-los na aula.
Notamos que ainda há bastante trabalho a desenvolver com estes educandos no tocante
a educação musical, tendo em vista que há dentre eles, estudantes
desinteressados pelos fazeres musicais distintos a sua prática, não familiarizados com a
linguagem musical, além de pessoas com deficiência auditiva, dentre outras intempéries. É importante ressaltar que esses conhecimentos prévios foram verificados com base neste primeiro contato, podendo esta realidade mudar nossa perspectiva mediante as próximas intervenções. Percebemos que há uma discrepância entre as turmas
trabalhadas no que diz respeito ao conhecimento musical, talvez pelo contexto
dos alunos e do que é oferecido. Enfim teremos nos próximos meses um contato
maior com eles, para que possamos ajuda-los, fomentando ainda mais o interesse
pela música de forma que possamos aprofundar este conhecimento, ao perceber o quanto será significativo fazer parte deste momento musical na vida de cada um deles.
Adailton Neres
Lucas Barbosa
0 comentários:
Postar um comentário