Com o objetivo de incentivar as diversas habilidades musicais
dos estudantes, o intervalo musical foi uma atividade proposta pelo subprojeto
Musicando a Escola, no trabalho desenvolvido no CMLEM.
Tal atividade foi desenvolvida paralelamente ao projeto
Identidade Musical Brasileira proposto aos alunos do 1º ano do Ensino Médio. No
entanto, o intervalo foi uma atividade mais ampla, desenvolvida pelos bolsistas
do PIBID-UEFS, com os estudantes do CMLEM, que já tocam algum instrumento,
cantam ou compõe, pois objetivava atingir todas as séries das escolas.
Para desenvolver o intervalo musical, foi necessário que os
alunos do PIBID visitassem todas as turmas do turno vespertino (turno em que
eram desenvolvidos os trabalhos) e divulgassem a proposta. Depois, foi feita
uma inscrição e posteriormente uma seleção para que os bolsistas conhecessem as
habilidades dos estudantes.
O intervalo teve inicio no mês de julho e acontecia sempre na
ultima quinta de cada mês. Ao longo desse período os bolsistas do PIBID orientavam e
ensaiavam os interessados em participar.
Nesse período foi possível perceber um maior envolvimento dos
estudantes, além da mudança de comportamento em relação à postura de ouvinte,
pois passaram a dar mais atenção e ter mais sensibilidade para ouvir a
apresentação dos colegas.
Diante disso ficou claro para todos do nosso grupo o quanto o
intervalo musical é uma atividade importante, que incentiva e valoriza as
diversas habilidades musicais dos educandos no ambiente escolar, e que deve ser
mantida no próximo ano, de forma ainda mais acentuada.
0 comentários:
Postar um comentário