Sarau Romântico CETV / PIBID UEFS — 2015
Foi realizado no dia 11 de junho do presente ano — 2015 — o II Sarau Romântico do Colégio Estadual Teotônio Vilela que contou com a atuação dos discentes / bolsistas PIBID MÚSICA UEFS, a supervisora do Subprojeto Musicando a Escola na referida instituição — a seguir relacionados, bem como a administração escolar, discentes, pais e comunidade adjacente.
Discentes e docentes em performance musical no CETV / PIBID UEFS
O evento obteve criteriosa seleção das composições e obras artísticas — autorais e não autorais — apresentadas ao público, dentre elas, "Recados do coração", elaborado pelos discentes e pelo colégio; declamações de poemas decorados e também compostos pelo corpo discente; apresentações musicais coordenadas, ensaiadas e selecionadas pelos atores PIBID MÚSICA UEFS junto aos discentes participantes. Foram muitos momentos de ensaio e ajustes: composições, performances, arranjos, etc., para que os discentes e demais participantes pudessem desfrutar de uma atividade que, além de lúdica, fosse capaz de contribuir para um ensino no qual a comunidade pudesse interagir com as ações diversas elaboradas pela escola por meio da atuação do PIBID MÚSICA — ferramenta fundamental na formação do cidadão / docente.
Momentos de partilhas e trocas de saberes

Preparativos para o II Sarau Romântico — CETV / PIBID UEFS
Para que o evento obtivesse o sucesso almejado foram necessários momentos de pesquisa — relevante para a comunidade discente e docente, elaboração de objetivos, de atividades que estimulassem a interação, a oportunidade de socializar trabalhos realizados em sala de aula, entre outras coisas —, e, no que diz respeito à arte musical organizada pelo Subprojeto Musicando a Escola PIBID MÚSICA UEFS no CETV, foram efetuadas seleção de repertórios, ensaios, auxílio na ornamentação do palco, bem como a realização de práticas e aulas dialogadas dentro e fora do contexto de sala de aula, visto que os momentos de ensaio eram também realizados em horários que não prejudicassem o desempenho dos discentes nos componentes curriculares. Também foi levada em consideração a ênfase, durante os momentos de diálogo com o público atuante, quanto à importância da implantação e manutenção constante de relações e atitudes sustentáveis, já que este é o tema norteador da instituição em questão e algo de extrema importância para a contemporaneidade.

A Música, por meio das
instituições sociais existentes nas culturas, possibilita a
interação social entre sujeitos, pode ajudar a expressar essas culturas e fazer conhecer a sua diversidade cultural; contribui para
a manutenção e continuidade das mesmas, bem como para o
reconhecimento destas, permitindo também a (re)validação de seus
ritos, normas e visões de mundo, enfatizando “o adequado e o
impróprio na sociedade”. (HUMMES, 2004, p.19). Assim, tem sido válido, tanto para a formação docente quanto para a melhoria na qualidade do ensino da Educação Básica projetos como o PIBID que apoiam e financiam o ensino de Música nas escolas.
Atores do Subprojeto:
Bolsistas:
— Joyce Maria dos Reis Santana;
— Verônica dos Santos Coutinho;
— Rosinalva Fernandes dos Santos;
— Girleide Pereira de Oliveira;
— Roque Mascarenhas Sacramento Junior;
— Carlos Daniel Rosa dos Santos;
—Luiz Carlos Cerqueira da Silva.
Supervisora: — Flávia Milena Sampaio.
Coordenação:
— Mônica Vasconcelos;
— Simone Braga.
0 comentários:
Postar um comentário