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terça-feira, 18 de agosto de 2015

Concerto Didático no Colégio Modelo


No dia 16 de abril de 2015 aconteceu no Colégio Modelo  Luis Eduardo Magalhães, o Concerto didático, atividade programada para o início do projeto A Imortalidade através da Música.
A atividade, que foi planejada cuidadosamente durante algumas semanas, por todo o grupo do subprojeto de Música do Modelo,  deveria acontecer no auditório da escola, e contemplar  quatro turmas de 1° Ano do Ensino Médio, já que o espaço tem capacidade para 200 alunos.  Seriam apresentadas algumas músicas estudadas ao longo do  trabalho  que deveriam ser tocadas e cantadas pelos bolsistas, como por exemplo: “Garota de Ipanema” (Vinicius de Moraes e Tom Jobim), “Não Quero Dinheiro” (Tim Maia), “O que é o que é” (Gonzaguinha), “Velha Infância” (Tribalistas), e “Eu só quero um xodó” (Dominguinhos)  .  Tal atividade  tem como principal objetivo despertar nos alunos o interesse, o desejo de participar e de envolver-se no referido projeto.
No entanto, contrariando tudo o que foi programado, não foi possível apresentar o concerto no auditório da escola, assim como também  para o público esperado. Como o espaço do auditório  é também de uso da comunidade  e de outros  órgãos do governo, ele foi cedido para um Congresso Indígina, assim como os equipamentos reservados como caixas de som e microfone.   Diante dessa adversidade, foi necessário reformular a proposta do Concerto Didático, e direcioná- lo para um público menor, pois a falta do espaço adequado contrariava a ideia inicial.   Decidimos então,  apresentá-lo na sala de Artes, apenas para as duas turmas do 1° ano A e B,  contempladas no Projeto, já que não poderíamos mais postergar o início das atividades do Pibid de música, em função do calendário escolar.
 Essa experiência foi muito importante, pois vivenciamos na  prática as  mudanças que surgem,  muitas vezes, “em cima da hora”, e que fogem da autonomia do professor, pois imprevistos de todos os tipos podem ocorrer, assim como os   interesses inesperados que atropelam algumas atividades,  ou ainda  tantos outros fatores  que fazem  com que o planejamento deva   necessariamente, ir  se adaptando à realidade.  Aprendemos que o profissinal não pode cruzar os braços diantes das primeiras dificuldades;  ele precisa resignificar, ajustar,  replanejar, sem perder de vista a qualidade do trabalho,  mas para isso, ter muita clareza em relação aos conteúdos e aos objetivos é fundamental, já que um trabalho pode ser desenvolvido de diversas maneiras, e ser muito bem sucedido, como foi o caso do nosso Concerto Didático.

Produção Textual : Grupo CMLEM
Postagem no Blog: Anderson Silva



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