Pages

Tecnologia do Blogger.

domingo, 2 de agosto de 2015

Intervenções didáticas no Laboratório de Informática

Para que as atividades de ensino tenham significado deve-se inserir na sala de aula elementos presentes no cotidiano dos estudantes. No ensino de música, além de trazer a música que é apreciada e produzida pelos discentes é importante também incluir nas atividades, dentro e fora da sala de aula, os recursos e materiais que os estudantes tem acesso e que estão familiarizados.

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios 2011, entre 2009 e 2011 a faixa etária entre 10 e 17 anos liderou o aumento no uso do telefone celular com um percentual de 12,6% (IBGE, 2012) e o número de estudantes da rede pública com acesso à internet passou de 24,1% em 2005 para 65,8% em 2011 (IBGE, 2013, p. 38). Sensível a esta realidade, as ações do subprojeto Musicando a Escola no Centro de Educação Assis Chateaubriand tem como um dos objetivos inserir os recursos tecnológicos nas intervenções didáticas

Desde o início do ano letivo, a equipe do PIBID no Assis desenvolve um projeto que aborda a apreciação musical da música moderna, movimentos de vanguarda artística, experimentação e criação musical e ressignificação do objeto musical utilizando as tecnologias digitais acessíveis aos estudantes (sejam celulares smartphones ou sala de informática do colégio).





O espaço utilizado é o Labinfo - Laboratório de informática do Assis. Sala que contém 18 computadores do Proinfo, projeto do MEC que tem como objetivo de equipar as escolas com materiais de informática. Os computadores são equipados com o sistema operacional Linux Educacional, uma modificaçaõ do Ubuntu fornecida pelo MEC em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR). O software utilizado nas aulas é o Audacity, um editor de áudio gratuito, com versões para Windows e Linux. Com o uso do Audacity é possível trabalhar diversos conteúdos, desde a criação até noções de produção musical.

A seguir, serão apresentados o resumo da sequência de aulas realizadas no Laboratório de Informática:

1ª aula: Buscando familiarizar os alunos ao software, apresentamos a eles atividades práticas simples do programa. Como importar, copiar (ctrl+c), colar (ctrl+v), deletar.

2ª aula: Nesta aula foi tratado com os alunos os parâmetros sonoros altura e duração com a ajuda do software, utilizando o conhecimento adquirido da primeira aula e trabalhando com efeitos aplicados em uma música. Os estudantes realizavam as modificações e conferiam auditivamente o resultado da modificação.
 
3ªaula: O objetivo desta aula foi trabalhar os parâmetros timbre e intensidade usando efeitos que modificavam o aúdio alterando esses parâmetros.

4ª aula: O objetivo desta aula foi aplicar uma atividade avaliativa na qual o aluno faria uma criação musical em que, a partir de uma música já entregue a eles, utilizando dos efeitos já trabalhados e samples (amostras de som de chuva, trovoada, trânsito, etc.) os quais eles aplicariam a música. A avaliação será feita a partir do arquivo de áudio salvo pelos estudantes, que será analisado pelos bolsistas.

Na continuidade do projeto serão trabalhados conceitos de música na sonoplastia, tendo como tarefa final o funcionamento da rádio da escola, sendo o local para apresentação dos trabalhados feitos durante o ano letivo.



[1] INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE); COORDENAÇÃO DE TRABALHO E RENDIMENTO. Acesso à Internet e posse de telefone móvel celular para uso pessoal, 2011 : Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios. Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, 2013.


[2] INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio. Rio de Janeiro: IBGE, 2012.

0 comentários:

Postar um comentário

 

DLA

UEFS

LICEMUS