Para
que as atividades de ensino tenham significado deve-se inserir na sala de aula
elementos presentes no cotidiano dos estudantes. No ensino de música, além de
trazer a música que é apreciada e produzida pelos discentes é importante também
incluir nas atividades, dentro e fora da sala de aula, os recursos e materiais
que os estudantes tem acesso e que estão familiarizados.
Segundo
a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios 2011, entre 2009 e 2011 a faixa
etária entre 10 e 17 anos liderou o aumento no uso do telefone celular com um
percentual de 12,6% (IBGE, 2012) e o
número de estudantes da rede pública com acesso à internet passou de 24,1% em
2005 para 65,8% em 2011 (IBGE, 2013,
p. 38). Sensível a
esta realidade, as ações do subprojeto Musicando a Escola no Centro de Educação
Assis Chateaubriand tem como um dos objetivos inserir os recursos tecnológicos
nas intervenções didáticas


A
seguir, serão apresentados o resumo da sequência de aulas realizadas no
Laboratório de Informática:
1ª
aula: Buscando familiarizar os alunos ao software, apresentamos a eles
atividades práticas simples do programa. Como importar, copiar (ctrl+c), colar
(ctrl+v), deletar.
2ª
aula: Nesta aula foi tratado com os alunos os parâmetros sonoros altura e
duração com a ajuda do software, utilizando o conhecimento adquirido da
primeira aula e trabalhando com efeitos aplicados em uma música. Os estudantes
realizavam as modificações e conferiam auditivamente o resultado da modificação.
3ªaula:
O objetivo desta aula foi trabalhar os parâmetros timbre e intensidade usando
efeitos que modificavam o aúdio alterando esses parâmetros.
4ª
aula: O objetivo desta aula foi aplicar uma atividade avaliativa na qual o
aluno faria uma criação musical em que, a partir de uma música já entregue a
eles, utilizando dos efeitos já trabalhados e samples (amostras de som de chuva, trovoada,
trânsito, etc.) os quais eles aplicariam a música. A avaliação será feita a
partir do arquivo de áudio salvo pelos estudantes, que será analisado pelos
bolsistas.
Na
continuidade do projeto serão trabalhados conceitos de música na sonoplastia,
tendo como tarefa final o funcionamento da rádio da escola, sendo o local para
apresentação dos trabalhados feitos durante o ano letivo.
[1] INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E
ESTATÍSTICA (IBGE); COORDENAÇÃO DE TRABALHO E RENDIMENTO. Acesso à Internet e posse de
telefone móvel celular para uso pessoal, 2011 : Pesquisa Nacional por Amostra
de Domicílios. Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro de Geografia e
Estatística - IBGE, 2013.
[2] INSTITUTO BRASILEIRO DE
GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Pesquisa
Nacional por Amostra de Domicílio. Rio de Janeiro: IBGE, 2012.
0 comentários:
Postar um comentário