Pages

Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

PRIMEIRAS IMPRESSÕES

VANESSA DÓREA

Inicialmente no dia 27/08/15, obtive como primeira experiência de presenciar as aulas ministradas pelos bolsistas do PIBID (Lucas Samuel, Lucas Barbosa, Eder, Janille, Joedson e Adailton) com o auxílio da supervisora Thiara Cruz, no Colégio Joselito Amorim, referente a 4 turmas. Nesta primeira semana como bolsista, (no dia 27/08), pude ter o primeiro contato com os alunos e observar de um ponto de vista pedagógico a relação deles com as aulas de música. No dia 27/08, os alunos tiveram aula com o auxílio dos copos, com o objetivo de aprender célula rítmica, metodologia didática utilizada pelos meus colegas bolsistas. No dia 03/09, os alunos tiveram aula com o auxílio de papel cartão colorido, cada cor e tamanho representando uma figura de tempo, com o objetivo didático de trabalhar a percepção rítmica de cada aluno, foram bem receptivos em relação ao conteúdo de uma maneira geral. No dia 10/09, foi introduzida notação musical de forma efetiva como conteúdo didático para os alunos, foram utilizados impressões com as figuras musicais, animação em vídeo, e instrumentos musicais (flauta, teclado). Os alunos foram apresentados as figuras de valores musicais, (semibreve, semínima, e mínima), e incentivados a criar ritmos melódicos com as figuras que lhes foram apresentadas, em uma didática lecionada pelos colegas bolsistas em geral.  A primeira turma aparentemente a mais tranquila, participativa, interativa, recebendo bem e compreendendo bem o conteúdo didático sobre as aulas de um modo geral. A segunda turma se destaca por ter um grupo de alunos especiais, (surdos), porém muito participativos e interativos em relação ao conteúdo, e a maneira que podem compreender surpreendente. A terceira turma nota-se um pouco dispersa por ter um número aglomerado de alunos, porém bem interativa e com um bom nível de compreensão dos conteúdos, acredito que foi a turma que mais interagiu com o conteúdo “notação musical”. A quarta turma, de um ponto de vista pedagógico, uma turma agitada, dispersa, de difícil concentração e disciplina, porém interagiram bem com o conteúdo, do meu ponto de vista não como as outras turmas, mas conseguiram absorver o estipulado.










0 comentários:

Postar um comentário

 

DLA

UEFS

LICEMUS