PRIMEIRAS
IMPRESSÕES
VANESSA DÓREA
Inicialmente no dia 27/08/15, obtive como primeira experiência de
presenciar as aulas ministradas pelos bolsistas do PIBID (Lucas Samuel, Lucas
Barbosa, Eder, Janille, Joedson e Adailton) com o auxílio da supervisora Thiara
Cruz, no Colégio Joselito Amorim, referente a 4 turmas. Nesta primeira semana
como bolsista, (no dia 27/08), pude ter o primeiro contato com os alunos e
observar de um ponto de vista pedagógico a relação deles com as aulas de
música. No dia 27/08, os alunos tiveram aula com o auxílio dos copos, com o
objetivo de aprender célula rítmica, metodologia didática utilizada pelos meus
colegas bolsistas. No dia 03/09, os alunos tiveram aula com o auxílio de papel
cartão colorido, cada cor e tamanho representando uma figura de tempo, com o
objetivo didático de trabalhar a percepção rítmica de cada aluno, foram bem
receptivos em relação ao conteúdo de uma maneira geral. No dia 10/09, foi introduzida
notação musical de forma efetiva como conteúdo didático para os alunos, foram
utilizados impressões com as figuras musicais, animação em vídeo, e
instrumentos musicais (flauta, teclado). Os alunos foram apresentados as
figuras de valores musicais, (semibreve, semínima, e mínima), e incentivados a
criar ritmos melódicos com as figuras que lhes foram apresentadas, em uma
didática lecionada pelos colegas bolsistas em geral. A primeira turma aparentemente a mais tranquila,
participativa, interativa, recebendo bem e compreendendo bem o conteúdo
didático sobre as aulas de um modo geral. A segunda turma se destaca por ter um
grupo de alunos especiais, (surdos), porém muito participativos e interativos
em relação ao conteúdo, e a maneira que podem compreender surpreendente. A
terceira turma nota-se um pouco dispersa por ter um número aglomerado de
alunos, porém bem interativa e com um bom nível de compreensão dos conteúdos,
acredito que foi a turma que mais interagiu com o conteúdo “notação musical”. A
quarta turma, de um ponto de vista pedagógico, uma turma agitada, dispersa, de
difícil concentração e disciplina, porém interagiram bem com o conteúdo, do meu
ponto de vista não como as outras turmas, mas conseguiram absorver o
estipulado.


0 comentários:
Postar um comentário