Dia 19 de novembro ocorreu a culminância do Projeto Axé – 30
anos, no Joselito Amorim. Durante este ano trabalhamos com o Axé, esse ritmo
tão peculiar, que faz parte da identidade do povo baiano. Os resultados finais do Projeto foram apresentados tanto no turno Matutino, quanto no turno Vespertino, proporcionando a toda a comunidade escolar a vivência com esse gênero musical, que tem suas raízes em ritmos africanos e afro-brasileiros e como no dia 20 de novembro comemora-se a Consciência Negra, nossas apresentações foram também uma homenagem a essa data tão significativa para o povo brasileiro, uma vez que o povo africano contribuiu com sua força de trabalho e sua cultura para a formação do nosso país. As turmas do 6º ano B e C e 7º ano A apresentaram a música “Shosholoza”: essa é uma canção de origem africana, que nasceu nas minas de ouro da África do Sul e é um canto de trabalho dos africanos que laboravam nessas minas. A canção tenta imitar um trem a vapor e quer dizer “Siga em frente”. Retrata a resistência negra, é um verdadeiro hino que servia de estímulo para os trabalhadores. Tal apresentação foi um sucesso e trouxe o 7º ano A no coral e as outras turmas na percussão com copos.
Já o 8º Ano A apresentou composições autorais. Essas canções foram produzidas pelos estudantes, a partir do projeto Axé – 30 anos. Como o Axé é uma mistura de estilos, as músicas apresentadas ao público mostraram a versatilidade desse gênero musical. A primeira canção foi da autoria de Clara Beatriz e Maiane: O rap da padaria.
A segunda canção apresentada foi produzida por Victória Gonçalves e Brenda. É a prova de que o Axé inspira os diversos segmentos musicais. É um Axé Gospel, um canto de louvor, em ritmo de Axé: Sou nada sem Ti, que foi interpretado pelas estudantes Gisele e Valéria, com percussão e coro da turma.
Foi apresentada também a canção “Em suas mãos”, da autoria de Alexandre, Alexsandro e Vitória França. Essa música é uma verdadeira declaração de amor no estilo samba reggae e foi interpretada por Albert e Victória Gonçalves. A última música a ser apresentada foi um Axé na levada do frevo. “Lets go felicidade” , uma canção produzida por Eduardo e Sinara. A apresentação contou com coreografia de Eduarda, Jucicleia, Noemi Borges e Vitória França, com interpretação de Wesley.
No final, a
culminância do projeto contou com a participação especial da Banda 400 por mês,
que apresentou alguns sucessos do Axé dos últimos 30 anos, encerrando com chave
de ouro o tema Axé, no ano 2015, no Joselito Amorim. Tal momento foi
significativo para toda a comunidade escolar que pôde se divertir e
confraternizar ao som do Axé.
0 comentários:
Postar um comentário