O PIBID possui
um papel múltiplo na esfera educativa, constituindo-se em uma possibilidade de
formação continuada para os professores da Rede, já efetivos e em exercício,
assim como também é a porta de entrada para o estudante de Licenciatura entrar
em contato com a sala de aula e aprimorar sua prática, possibilidade essa, que
na maioria das vezes, somente é possível durante o estágio obrigatório do
curso. Além disso, a Universidade passa a exercer um papel, que muitas vezes
não ocorre: o de proporcionar à comunidade a vivência com os profissionais que
ainda estão em processo de formação.
Em
contrapartida, os benefícios do Programa são vistos no dia a dia da escola, na
participação e interesse dos estudantes com relação às atividades propostas. Assim, os cortes
previstos no Programa, sem dúvidas, configuram-se em uma grande perda para a Universidade,
bolsistas, supervisores, escolas parceiras, mas, sobretudo, para os estudantes
das escolas envolvidas. Um Programa, na dimensão do PIBID, deve receber o apoio
de todas as esferas da sociedade, uma vez que, como afirma Paulo Freire “ Se a
educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade
muda.”
Assim,
no dia 23 de fevereiro, houve uma mobilização e uma reunião em caráter de urgência
com todos os bolsistas do PIBID/UEFS, que ocorreu no anfiteatro do módulo II. A
reunião foi para esclarecimentos sobre os cortes das bolsas, logo após a
reunião todos os envolvidos no PIBID/UEFS fizeram mobilização passando por
todos os módulos do campus, pela reitoria e terminou em frente ao bandejão.
Logo após a manifestação, aqueles que se dispuseram a cooperar com a campanha
de doação de sangue “Dou e dôo o sangue pelo PIBID”, se dirigiram ao local de
doação, como se vê logo abaixo pelas imagens.
Colégio Joselito Amorim
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