Pages

Tecnologia do Blogger.

terça-feira, 24 de maio de 2016

PIBID no SENAPEM

     Durante o mês de março, especificamente nos dias 09, 10 e 11, aconteceu na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) o I Seminário Nacional de Psicologia da Música e Educação Musical (SENAPEM), com o seguinte tema Psicologia da Música e Educação Musical: interfaces, perspectivas e ações pedagógicas. Foi promovido pelo Colegiado do curso de Licenciatura em Música da UEFS, em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA) e também com a ABCM - Associação Brasileira de Cognição e Artes Musicais.
       O SENAPEM contou com a presença professores, pesquisadores, de diversos lugares do país, no qual, apresentaram, palestras sobre “Motivação para prática e aprendizagem musical” e “Contribuições dos estudos sobre as emoções musicais para o ensino da performance instrumental”; mesas redondas sobre “Psicologia da Música e suas implicações para os músicos: saúde, memória e autorregulação” e “Reflexões sobre relações entre psicologia da música e educação musical: alguns conceitos interdisciplinares”; como também trabalhos provenientes de pesquisas científicas, relatos de experiência, ensaios teóricos e propostas de intervenção pedagógica, abrangendo as seguintes modalidades: comunicações orais, pôster, áreas temáticas; permeados por relações entre aspectos psicológicos e de educação musical.
        Foram ofertados também minicursos como o de “Elaboração de arranjos para aulas coletivas de instrumento e prática de conjunto” pelo Profº Ricardo Vieira; “Psicologia da Música aplicada à Educação Musical”, com a Profª Larissa Padula Ribeiro da Fonseca e “(Des)problematizando a leitura musical: contribuições da psicolinguística” pela Profª Valéria Marques.
Além desses já citados houve também apresentações artísticas. No primeiro dia, teve a apresentação do Trio de Violões de Sergipe; no segundo dia o grupo musical “Coisas de Índio”, formado por estudantes indígenas da UEFS; e no terceiro dia, Genivan de Lêda, bolsista do pibid, com poesias musicadas do poeta Castro Alves e composições próprias.
        A participação dos bolsistas nesse evento contribuiu positivamente para a formação profissional, pois este contou com palestras, as mesas redondas, grupos de trabalhos em que foram discutidas e compartilhadas experiências vividas em sala de aula, como também minicursos como o de Arranjo, que proporcionou pensar de forma mais coerente com o contexto a ser trabalhado, com intuito de obter-se um melhor resultado na prática do educador.


Postagem: Bolsista Bob Bulhões

0 comentários:

Postar um comentário

 

DLA

UEFS

LICEMUS