Pages

Tecnologia do Blogger.

domingo, 19 de junho de 2016

Centenário do Samba: Práticas docentes no Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães





O primeiro semestre do ano letivo de 2016 no Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães no município de Feira de Santana teve, por meio do Subprojeto Musicando a Escola do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), a oportunidade de integrar História da Música, construção de instrumentos musicais alternativos e prática de conjunto a um estilo musical que é conhecido como expressão da identidade nacional brasileira: O samba.



O tema do projeto justificou-se, entre outros fatores, por 2016 ser considerado o centenário do samba, bem como, por se tratar de um estilo que em geral agrada tanto jovens quanto adultos. Além desse fator, foram planejadas atividades que estimulassem a criatividade  construção de instrumentos musicais alternativos, preocupação com o social  uso de materiais reutilizáveis e reciclados, a interação  prática de conjunto, e a construção do conhecimento, assim como o estímulo à reflexão sobre as identidades nacionais por meio de debates sobre o samba e suas origens.  


Para além desses fatores, pretendeu-se no respectivo semestre tecer relação entre Música e outras artes, a saber, artes visuais, plásticas, dança e artesanato, integrando esses conhecimentos aos conteúdos musicais — células rítmicas do samba, prática musical em conjunto, altura, timbre, intensidade e duração. Dessa forma, tensionou-se trabalhar com a Música de forma multidisciplinar e lúdica, incentivando o desenvolvimento de habilidades diversas nos estudantes beneficiados pelo PIBID no Colégio Modelo.


Texto do Bolsista: Roque Mascarenhas Sacramento Junior.


Demais atores no CELEM:

— Simone Braga (Coordenadora);
— Sandra Sandes (Supervisora);
— Joyce Maria dos Reis Santana (Bolsista ID);
— Rosinalva Fernandes (Bolsista ID);
— Anailton (Bolsista ID);
— Gabriel Santos (Bolsista ID);
— Djones Silva (Bolsista ID);
— Stenio Salles (Bolsista ID);

0 comentários:

Postar um comentário

 

DLA

UEFS

LICEMUS