"Musicando entre as Artes": nossa voz
O segundo semestre do presente ano letivo no Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães começou a todo o vapor! Os estudantes empolgaram-se conhecendo e compreendendo como funciona a produção sonora humana e os cuidados que se deve ter com a voz, instrumento musical "natural" de nossa espécie.
Olhos e ouvidos atentos aos vídeos e explicações sobre a produção sonora a partir da magnífica maquina que é o corpo humano, os alunos demonstraram-se curiosos e muitas vezes espantados diante da complexidade que tem a variação de nossa voz.
Após visualizar, compreender e refletir sobre como se dá a produção da voz humana, foi proposto aos estudantes que nos acompanhassem em alguns exercícios de relaxamento do corpo e aquecimento da voz, hábitos que devem sempre anteceder ao canto e demais atividades que exijam muito dos órgãos, músculos, membranas e cartilagens que auxiliam na produção da voz.
A proposta de se trabalhar a partir da observação, compreensão e cuidados com voz partiu da necessidade do uso da mesma nas atividades práticas que compõem o projeto de intervenção do II semestre deste ano, o "Musicando entre as Artes". Além do uso da voz, pretende-se trabalhar com percussão corporal, música instrumental e percussão com copos, atividades voltados para o tema norteador do referido projeto: as artes e o Sertão nordestino.
Além de ser instrutiva e benéfica ao corpo, as atividades realizadas com o grupo foram prazerosas e estimularam a interação. Para além desses elementos, auxiliaram na atenção, concentração e autoconhecimento dos envolvidos, pois requeriam que o aluno parasse para escutar e sentir o que ocorria em seu próprio corpo durante a produção da magnífica voz que ele possui.
Texto: Joyce Maria dos Reis Santana (Bolsistag PIBID UEFS).
Orientação: Sandra Sandes (Bolsista Supervisora PIBID UEFS)
0 comentários:
Postar um comentário