Pages

Tecnologia do Blogger.

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

A ESCUTA ATIVA NA CONSTRUÇÃO DE SENTIDO DO TEXTO MUSICAL

              A música é linguagem e como tal é preciso levar os estudantes a ouvirem música de forma que esta possa ser compreendida. Muitas vezes ao ouvir música no dia a dia esses estudantes a utilizam como plano de fundo para seus afazeres e a percepção musical é quase sempre deixada de lado. Sendo assim, ao trabalhar com letras densas, como aquelas provenientes da Bossa Nova, priorizamos a escuta ativa para que os estudantes compreendessem as nuances musicais, bem como o contexto em que tais músicas estão inseridas.
            Fizemos essa atividade com a música águas de março, partindo da análise linguística e musical da canção, a partir das figuras de linguagem aliteração e assonância, em seguida solicitamos que os mesmos desenhassem à medida que iam escutando a música e extraindo dela os seus diversos significados. O resultado dessa construção de significados será exposto no mural de novembro para a comunidade escolar.

            Tais desenhos nos possibilitam compreender como a interpretação é múltipla, a cada ouvinte e leitor é dada a oportunidade de interpretar a letra e melodia a partir da sua experiência pessoal e visão de mundo singular.                       Thiara Cruz - Supervisora PIBID













0 comentários:

Postar um comentário

 

DLA

UEFS

LICEMUS