A música é linguagem e como tal é preciso
levar os estudantes a ouvirem música de forma que esta possa ser compreendida.
Muitas vezes ao ouvir música no dia a dia esses estudantes a utilizam como
plano de fundo para seus afazeres e a percepção musical é quase sempre deixada
de lado. Sendo assim, ao trabalhar com letras densas, como aquelas provenientes
da Bossa Nova, priorizamos a escuta ativa para que os estudantes compreendessem
as nuances musicais, bem como o contexto em que tais músicas estão inseridas.
Fizemos
essa atividade com a música águas de março, partindo da análise linguística e
musical da canção, a partir das figuras de linguagem aliteração e assonância,
em seguida solicitamos que os mesmos desenhassem à medida que iam escutando a
música e extraindo dela os seus diversos significados. O resultado dessa
construção de significados será exposto no mural de novembro para a comunidade
escolar.
Tais
desenhos nos possibilitam compreender como a interpretação é múltipla, a cada
ouvinte e leitor é dada a oportunidade de interpretar a letra e melodia a
partir da sua experiência pessoal e visão de mundo singular. Thiara Cruz - Supervisora PIBID
0 comentários:
Postar um comentário