Concomitante com o II Seminário
Estudantil de Pesquisa Musical e III Seminário de Práticas Pedagógico-Musicais
escolares, aconteceu a oficina de práticas musicais inclusivas, ministrada pela
professora e supervisora do PIBID Thiara Cruz e os bolsistas Eder Rios e
Adailton Neres, socializando algumas experiências com estudantes surdos e com
algum tipo de necessidade especial, vivenciadas com as turmas do Centro de
Educação Municipal Joselito Falcão de Amorim.
Inicialmente foram apresentados slides
com algumas informações bastante relevantes sobre os alunos surdos, entre os
assuntos abordados algo importante de se destacar é que eles não são mudos eles
têm uma língua que é a língua brasileira de sinais (Libras), que possibilita
essa interação e comunicação com o mundo. Foram compartilhados alguns caminhos
que devem ser seguidos no que diz respeito aos surdos e estudantes com algum
tipo de necessidade especial.
Tivemos algumas atividades práticas que foram
utilizadas com esses estudantes, onde nos foi oportunizado a participação nessa
prática percebendo assim as dificuldades e de que forma trabalhá-las com esse
público. Foi uma experiência ímpar que irá contribuir de forma significativa no
que diz respeito à prática docente, entendendo que não existe uma receita
pronta, mas, a partir da observação diante de cada realidade, traçar
estratégias e maneiras de atingir esse público que é bastante competente,
habilidoso e inteligente.
ROSINALVA FERNANDES - BOLSISTA ID
0 comentários:
Postar um comentário