Pages

Tecnologia do Blogger.

sábado, 10 de junho de 2017

Projeto "90 anos do Gastão Guimarães"


Os bolsistas do subprojeto Musicando a Escola, que atuam no Instituto Educacional Gastão Guimarães (IEGG) estão desenvolvendo um musical escalar que tem como objetivo criar um espetáculo musical em alusão aos 90 anos da referida instituição, remontando a história e sua trajetória.
Devido ao Gastão Guimarães ser considerado como uma das instituições educacionais mais importantes para o desenvolvimento da cidade, justifica-se a escolha da temática deste projeto, que visa conscientizar a comunidade escolar possibilitando aos educandos conhecerem a história da instituição a qual estuda, como forma de reforçar o sentimento de pertença, favorecendo assim a preservação da memória do instituto.
A criação de um musical tem como proposta contar a através de elementos artísticos - não apenas musicais, mas também de outras áreas como dança e teatro - a história da instituição a partir de um espetáculo, resgatando assim, alguns elementos de seu “passado musical”, como a: fanfarra, tida como uma das maiores da cidade, e o hino do colégio.
Como suporte teórico foram utilizados referenciais que tange a área de Educação Musical, tendo como recorte principal trabalhos voltados a temática do projeto, como a dissertação de Rosa (2006) que trata da construção do Musical como prática artística Interdisciplinar na Educação Musical; Nunes (2003) que discute a idéia do musical como um recurso musicopedagógico no âmbito da proposta CDG; e o de CAEF (2009) que aborda processos necessários para o desenvolvimento de um musical em ambiente escolar. Para a contextualização referente a história da instituição foi utilizado a dissertação de Barros (2015) sobre cultura escolar e ensino de história em tempos de ditadura militar no Instituto de Educação Gastão Guimarães.
Objetivando orientar as intervenções dos educadores, as atividades foram organizadas cronologicamente em algumas etapas, contemplando diversos gêneros musicais, apreciação musical, execução instrumental, aspectos composicionais, montagem de um repertório, como também momentos voltados à performance musical. Como um recurso metodológico fundamental foi elaborado uma ficha de espetáculo contendo um roteiro que compõe todo o espetáculo, abrangendo cenário, figurino, roupas, entre outros.
A partir da realização desse projeto, espera-se que as atividades desenvolvidas durante as intervenções tenham contribuído para o conscientizar a comunidade escolar atual acerca da relevância desta instituição, proporcionando que os educandos vivenciem um pouco da trajetória histórica da Instituição, que desenvolvam a criatividade através dos processos composicionais e de arranjos, a percepção auditiva, identifiquem os instrumentos utilizados e também desenvolvam a capacidade de trabalhar em grupo.

Bolsistas: Alex Araújo, Ângela Marcenio, Bob Bulhões, Carlos Daniel, Denise Ferreira, Felipe, Haryany e Jeanderson Bulhões.

Texto escrito pelo bolsista Bob Bulhões.

0 comentários:

Postar um comentário

 

DLA

UEFS

LICEMUS