Pages

Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Primeiro dia de aula - Colégio Gastão Guimarães


          No dia 10/10/12 tivemos nosso segundo AC, porém dessa vez apenas com a professora Gorette, sem as outras professoras de área.Para abrir nossa tarde e descontrair o pessoal, ela fez uma dinâmica muito bacana que consistia em colocar dez introduções de musicas conhecidas no aparelho de som para  identificarmos qual canção era. Escrevemos em um papel e depois escutamos todas as músicas por inteiro. Em seguida foi um momento de risada com as surpresas de que músicas realmente eram.
               Após a dinâmica fizemos o planejamento do nosso primeiro dia de aula com opniões de todos os bolsistas e da professora Gorette. Tudo ocorreu tranquilamente até nos depararmos com o nosso primeiro problema na rede publica. Queríamos começar a arrumação da sala de música - onde ficam os instrumentos da Fanfarra - mas infelizmente nenhum funcionário sabia qual chave abria a sala, então ainda não começamos a recuperação dos instrumentos. Professora Gorette explicou que lá é sempre difícil a abertura de determinadas salas como a Biblioteca e o Laboratório de Informática, pois o governo não disponibiliza pessoas responsáveis por esses locais da escola.
                No dia seguinte (11/10/12) estávamos todos ansiosos para nossa primeira aula com os alunos de 6ª, 7ª e 8ª series. Para melhorar o nervosismo nossa  Coordenadora Simone Braga aparece para nos assistir. Muitos dos adolescentes são participativos e outros tímidos demais, porém tudo ocorreu melhor do que imaginávamos. A princípio todos os bolsistas estiveram em todas as turmas fazendo uma dinâmica para conhecer o nome dos adolescentes, porém a partir da próxima semana, já com uma base de como é cada turma, ficarão apenas duplas em cada horário. 
                Após conhecer todos, ensinamos sobre uma das qualidade do som, a altura (grave, médio e agudo) tomando como suporte a família da flauta doce que levamos, comparando cada instrumento com a voz humana e depois pedindo que, de olhos fechados, os alunos identificassem o sons.
         Nossa terceira atividade da tarde não pôde ser feita em todas as turmas pela quantidade de alunos nas salas, porém será feita na próxima aula. Consistia em conhecer as notas musicais e suas respectivas alturas na escala de dó maior e fazendo uma dinâmica com movimentos corporais para cada nota, vindo da direção do chão (grave) ate a direção do céu (agudo).
                Essa primeira aula norteou nossos futuros projetos na instituição, além de saber que estamos atingindo não apenas os alunos, mas a nós mesmos que estamos aprendendo uns com os outros, além de ver que a professora de Artes está aprendendo musica ao longo das aulas e reuniões. 

Bolsistas Caroline Lopes e Anderson Silva

0 comentários:

Postar um comentário

 

DLA

UEFS

LICEMUS