No dia 10/10/12
tivemos nosso segundo AC, porém dessa vez apenas com a professora Gorette, sem
as outras professoras de área.Para abrir nossa tarde e descontrair o
pessoal, ela fez uma dinâmica muito bacana que consistia em colocar
dez introduções de musicas conhecidas no aparelho de som para
identificarmos qual canção era. Escrevemos em um papel e depois
escutamos todas as músicas por inteiro. Em seguida foi um momento de risada com
as surpresas de que músicas realmente eram.
Após
a dinâmica fizemos o planejamento do nosso primeiro dia de aula com
opniões de todos os bolsistas e da professora Gorette. Tudo ocorreu
tranquilamente até nos depararmos com o nosso primeiro problema na rede publica.
Queríamos começar a arrumação da sala de música - onde
ficam os instrumentos da Fanfarra - mas infelizmente
nenhum funcionário sabia qual chave abria a
sala, então ainda não começamos a recuperação dos
instrumentos. Professora Gorette explicou que lá é sempre difícil a
abertura de determinadas salas como a Biblioteca e o Laboratório de
Informática, pois o governo não disponibiliza
pessoas responsáveis por esses locais da escola.
No dia seguinte
(11/10/12) estávamos todos ansiosos para nossa primeira aula com os alunos de 6ª,
7ª e 8ª series. Para melhorar o nervosismo nossa Coordenadora Simone
Braga aparece para nos assistir. Muitos dos
adolescentes são participativos e outros tímidos demais, porém
tudo ocorreu melhor do que imaginávamos. A princípio todos os bolsistas
estiveram em todas as turmas fazendo uma dinâmica para conhecer o
nome dos adolescentes, porém a partir da próxima semana, já com
uma base de como é cada turma, ficarão apenas duplas em
cada horário.
Após conhecer todos, ensinamos
sobre uma das qualidade do som, a altura (grave, médio e agudo)
tomando como suporte a família da flauta doce que levamos, comparando
cada instrumento com a voz humana e depois pedindo que, de olhos fechados, os
alunos identificassem o sons.
Nossa terceira
atividade da tarde não pôde ser feita em todas as turmas pela quantidade
de alunos nas salas, porém será feita na próxima aula. Consistia em
conhecer as notas musicais e suas respectivas alturas na escala de dó maior e
fazendo uma dinâmica com movimentos corporais para cada nota, vindo
da direção do chão (grave) ate
a direção do céu (agudo).
Essa primeira aula norteou nossos
futuros projetos na instituição, além de saber que estamos atingindo não apenas
os alunos, mas a nós mesmos que estamos aprendendo uns com os outros, além
de ver que a professora de Artes está aprendendo musica ao longo das
aulas e reuniões.
Bolsistas
Caroline Lopes e Anderson Silva
0 comentários:
Postar um comentário