Durante os dias 26 a 28 de agosto de 2013 ocorreu o terceiro seminário PIBID baiano promovido em parceria com Instituto Anísio Teixeira. Neste evento foi promovida uma articulação entre as várias instituições de ensino superior que abrigam subprojetos do PIBID, promovendo a socialização de suas ações nos diversos ambitos do estado da Bahia. O encontro teve o caráter articulador na formação docente dos bolsistas de iniciação a docência, ao proporcionar novas experiências aos estudantes permitindo que apresentassem suas práticas de ensino bem como a forma como a universidade tem dialogado com a escola básica, socializando experiências e discutindo os impactos do PIBID na Bahia, com vistas a formular propostas que norteiem a elaboração de políticas públicas para a educação no estado. No encontro foram discutidas novas formas de aplicação de trabalhos em educação, bem como foram expostas ideias que articulam a mediação do conhecimento.
Nossa
participação começou deste o primeiro dia, onde apresentamos na cerimônia de
abertura do evento a encenação do espetáculo “A saga de Bentinho”,
abrilhantando a noite com nosso “fazer musical” elaborado nos processos
educacionais do subprojeto Musicando a escola. Nos dias 27 e 28 de agosto, os
integrantes do seminário participam de grupos de trabalho e de debates sobre as
questões da institucionalização do PIBID no sistema do ensino superior e na
educação básica. No dia 27/08 participei do painel de debates com o tema
“Inovações metodológicas na educação básica”, onde foi tratado do uso das
tecnologias da informação e da comunicação no âmbito escolar e ainda tratou da
influência da cibercultura nos processos de ensino-aprendizagem. Dando
continuidade as atividades, participei do grupo de trabalho como o tema
“Práticas pedagógicas e inovações desenvolvidas nos projetos do PIBID”, no qual
na condição de bolsita com trabalho aprovado para publicação nos anais do
evento, apresentei o artigo “Música no cinema: processos de ensino aprendizagem
inovadores em educação musical” elaborado por mim e Raisa Cruz a partir de
práticas pedagógicas desenvolvidas no Colégio Joselito Amorim.
No dia
28/08 participei como ouvinte do grupo de trabalho com o tema “Materiais
didáticos inovadores: contribuições para o processo de ensino-aprendizagem na
educação básica”, onde foram apresentados por bolsistas de diversas
universidades e cursos de licenciatura do estado da Bahia ferramentas didáticas
e metodológicas de ensino. A partir das conclusões realizadas nos grupos de
trabalho, foi sugerida a elaboração de uma carta encaminhada a Secretaria de
educação do estado. Por fim contamos com a presença do Prof. Dr. Helder Eterno da Silveira (CAPES), onde
pudemos esclarecer várias dúvidas quanto ao funcionamento dos subprojetos e as
expectativas do PIBID no cenário nacional. Enfim após uma densa reflexão sobre
os rumos do PIBID no estado da Bahia, retornamos com um pouco mais de certeza
de que práticas educativas conscientes da responsabilidade de agente
transformador do professor podem modificar a situação educacional no nosso
estado, ao fomentar a prática docente com ardor.
Lucas Barbosa
Bolsista ID - PIBID
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