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terça-feira, 8 de outubro de 2013

Relato III seminário PIBID baiano - IAT

            
        Durante os dias 26 a 28 de agosto de 2013 ocorreu o terceiro seminário PIBID baiano promovido em parceria com Instituto Anísio Teixeira. Neste evento foi promovida uma articulação entre as várias instituições de ensino superior que abrigam subprojetos do PIBID, promovendo a socialização de suas ações nos diversos ambitos do estado da Bahia. O encontro teve o caráter articulador na formação docente dos bolsistas de iniciação a docência, ao proporcionar novas experiências aos estudantes permitindo que apresentassem suas práticas de ensino bem como a forma como a universidade tem dialogado com a escola básica, socializando experiências e discutindo os impactos do PIBID na Bahia, com vistas a formular propostas que norteiem a elaboração de políticas públicas para a educação no estado. No encontro foram discutidas novas formas de aplicação de trabalhos em educação, bem como foram expostas ideias que articulam a mediação do conhecimento.
     Nossa participação começou deste o primeiro dia, onde apresentamos na cerimônia de abertura do evento a encenação do espetáculo “A saga de Bentinho”, abrilhantando a noite com nosso “fazer musical” elaborado nos processos educacionais do subprojeto Musicando a escola. Nos dias 27 e 28 de agosto, os integrantes do seminário participam de grupos de trabalho e de debates sobre as questões da institucionalização do PIBID no sistema do ensino superior e na educação básica. No dia 27/08 participei do painel de debates com o tema “Inovações metodológicas na educação básica”, onde foi tratado do uso das tecnologias da informação e da comunicação no âmbito escolar e ainda tratou da influência da cibercultura nos processos de ensino-aprendizagem. Dando continuidade as atividades, participei do grupo de trabalho como o tema “Práticas pedagógicas e inovações desenvolvidas nos projetos do PIBID”, no qual na condição de bolsita com trabalho aprovado para publicação nos anais do evento, apresentei o artigo “Música no cinema: processos de ensino aprendizagem inovadores em educação musical” elaborado por mim e Raisa Cruz a partir de práticas pedagógicas desenvolvidas no Colégio Joselito Amorim.
     No dia 28/08 participei como ouvinte do grupo de trabalho com o tema “Materiais didáticos inovadores: contribuições para o processo de ensino-aprendizagem na educação básica”, onde foram apresentados por bolsistas de diversas universidades e cursos de licenciatura do estado da Bahia ferramentas didáticas e metodológicas de ensino. A partir das conclusões realizadas nos grupos de trabalho, foi sugerida a elaboração de uma carta encaminhada a Secretaria de educação do estado. Por fim contamos com a presença do Prof. Dr. Helder Eterno da Silveira (CAPES), onde pudemos esclarecer várias dúvidas quanto ao funcionamento dos subprojetos e as expectativas do PIBID no cenário nacional. Enfim após uma densa reflexão sobre os rumos do PIBID no estado da Bahia, retornamos com um pouco mais de certeza de que práticas educativas conscientes da responsabilidade de agente transformador do professor podem modificar a situação educacional no nosso estado, ao fomentar a prática docente com ardor.   

Lucas Barbosa
Bolsista ID - PIBID







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