Pages

Tecnologia do Blogger.

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Relatos da culminância 2013.1 – Joselito Amorim



Turma 6ª C

Até o resultado final, tivemos um longo caminho a percorrer. Desde a conquista da confiança dos alunos onde conseguimos nas nossas aulas inserir conteúdos de música relacionados ao projeto (Vinícius de Moraes) desenvolvido pela escola. Usamos o teatro para dialogar com a música visto que há uma integração entre as duas vertentes das artes. Trabalhamos a música Pela luz dos olhos teus, onde um grupo cantou, outro grupo participou fazendo a parte teatral e inserimos um grupo de surdos onde todos puderam interagir de forma satisfatória proporcionando a integração de todos. Com isso o resultado final foi excelente, pois vimos o empenho de todos, visto que entenderam a proposta exposta em sala, vimos que são alunos que incentivados podem desenvolver-se muito mais levando consigo lições de música que podem servir na sua vida.


Turma 7ª A

Os conteúdos trabalhados envolveram a vida e a obra de Vinícius de Moraes, sendo trabalhadas em sala de várias maneiras (execução instrumental dos professores, exibição de documentário, vídeos de suas composições inseridas em contextos variados) para que realmente o aluno entendesse a relevância do trabalho do compositor e a importância de trabalharmos com ele, sobretudo no ano de seu centenário. Conscientes de que estaríamos trabalhando com um estilo musical distante do cotidiano dos alunos, buscamos de imediato promover essa aproximação, por meio de atividades de análise de letras de músicas de diferentes gêneros, mas que abordassem um assunto em comum (no caso, a valorização da mulher) e buscando estabelecer conexões entre o gosto musical dos alunos e o repertório de Vinícius de Moraes. Um fator que contribuiu para um bom desenvolvimento das atividades foi o interesse demonstrado na turma pelas aulas de música, sendo uma turma agitada, mas quase que em sua totalidade participativa e que se envolveu cada vez mais com os conteúdos expostos em sala. Para a apresentação final, foi realizada uma atividade de canto coletivo e encenação, onde foi pensado um repertório que envolvesse tanto a bossa nova de Vinícius de Moraes (Garota de Ipanema), como a vivência musical dos alunos (eles escolheram a música “Vagalumes”) e a forma que estabelecemos essa conexão, ou seja, a valorização da mulher (“Ela é toda boa”). O repertório escolhido contribuiu para um grande envolvimento dos alunos, participando efetivamente dos ensaios, dando sugestões de coreografias e ajudando na confecção do cenário, o que abrilhantou ainda mais a apresentação.


Turma 8ª A

Na perspectiva de contemplar o tema proposto pela escola (Vinícius de Moraes) para o ano letivo de 2013, foi realizado pelos bolsistas de iniciação a docência um trabalho de educação musical com o propósito de inserir os estudantes no universo da música a partir da obra de Vinícius. Neste aspecto foi desenvolvida uma “cena musical” tendo como apoio o “soneto do amor total” e a música “eu sei que vou te amar”, ambas composições do poeta, proporcionando uma interdisciplinaridade ao promover a integração entre a poesia e a música. Para o bom êxito deste trabalho a turma foi dividida em três grupos denominados: trilha sonora / sonoplastia, dança / teatro e cenografia / figurino, os quais ficaram respectivamente responsáveis por: executar a música e os sons da cena, apresentar a cena e a coreografia da música, confeccionar o cenário e promover a pesquisa dos figurinos da apresentação. A partir desta proposta foi desenvolvido o ensino de música considerando atividades como: técnica vocal, percussão corporal e vocal, prática de conjunto entre outras, além de conteúdos extra musicais tais como noções de teatro, dança e pintura. A apresentação contou ainda com a participação da comunidade escolar, promovendo a socialização do trabalho realizado pelo PIBID no âmbito da escola, ao incentivar a prática musical neste espaço educacional. É possível contemplar os talentos revelados nas cenas a seguir.      

Adailton Neres 
Joedson Cezar
Lucas Barbosa
Bolsistas ID - PIBID


 

0 comentários:

Postar um comentário

 

DLA

UEFS

LICEMUS