Turma
6ª C
Até
o resultado final, tivemos um longo caminho a percorrer. Desde a conquista da
confiança dos alunos onde conseguimos nas nossas aulas inserir conteúdos de
música relacionados ao projeto (Vinícius de Moraes) desenvolvido pela escola. Usamos
o teatro para dialogar com a música visto que há uma integração entre as duas vertentes
das artes. Trabalhamos a música Pela luz dos olhos teus, onde um grupo cantou, outro
grupo participou fazendo a parte teatral e inserimos um grupo de surdos onde
todos puderam interagir de forma satisfatória proporcionando a integração de
todos. Com isso o resultado final foi excelente, pois vimos o empenho de todos,
visto que entenderam a proposta exposta em sala, vimos que são alunos que
incentivados podem desenvolver-se muito mais levando consigo lições de música
que podem servir na sua vida.
Turma
7ª A
Os
conteúdos trabalhados envolveram a vida e a obra de Vinícius de Moraes, sendo
trabalhadas em sala de várias maneiras (execução instrumental dos professores,
exibição de documentário, vídeos de suas composições inseridas em contextos
variados) para que realmente o aluno entendesse a relevância do trabalho do
compositor e a importância de trabalharmos com ele, sobretudo no ano de seu
centenário. Conscientes de que estaríamos trabalhando com um estilo musical
distante do cotidiano dos alunos, buscamos de imediato promover essa
aproximação, por meio de atividades de análise de letras de músicas de
diferentes gêneros, mas que abordassem um assunto em comum (no caso, a
valorização da mulher) e buscando estabelecer conexões entre o gosto musical
dos alunos e o repertório de Vinícius de Moraes. Um fator que contribuiu para
um bom desenvolvimento das atividades foi o interesse demonstrado na turma
pelas aulas de música, sendo uma turma agitada, mas quase que em sua totalidade
participativa e que se envolveu cada vez mais com os conteúdos expostos em
sala. Para a apresentação final, foi realizada uma atividade de canto coletivo
e encenação, onde foi pensado um repertório que envolvesse tanto a bossa nova
de Vinícius de Moraes (Garota de Ipanema), como a vivência musical dos alunos
(eles escolheram a música “Vagalumes”) e a forma que estabelecemos essa
conexão, ou seja, a valorização da mulher (“Ela é toda boa”). O repertório
escolhido contribuiu para um grande envolvimento dos alunos, participando
efetivamente dos ensaios, dando sugestões de coreografias e ajudando na
confecção do cenário, o que abrilhantou ainda mais a apresentação.
Turma
8ª A
Na
perspectiva de contemplar o tema proposto pela escola (Vinícius de Moraes) para
o ano letivo de 2013, foi realizado pelos bolsistas de iniciação a docência um
trabalho de educação musical com o propósito de inserir os estudantes no
universo da música a partir da obra de Vinícius. Neste aspecto foi desenvolvida
uma “cena musical” tendo como apoio o “soneto do amor total” e a música “eu sei
que vou te amar”, ambas composições do poeta, proporcionando uma
interdisciplinaridade ao promover a integração entre a poesia e a música. Para
o bom êxito deste trabalho a turma foi dividida em três grupos denominados: trilha
sonora / sonoplastia, dança / teatro e cenografia / figurino, os quais ficaram
respectivamente responsáveis por: executar a música e os sons da cena,
apresentar a cena e a coreografia da música, confeccionar o cenário e promover
a pesquisa dos figurinos da apresentação. A partir desta proposta foi
desenvolvido o ensino de música considerando atividades como: técnica vocal,
percussão corporal e vocal, prática de conjunto entre outras, além de conteúdos
extra musicais tais como noções de teatro, dança e pintura. A apresentação
contou ainda com a participação da comunidade escolar, promovendo a
socialização do trabalho realizado pelo PIBID no âmbito da escola, ao
incentivar a prática musical neste espaço educacional. É possível contemplar os
talentos revelados nas cenas a seguir.
Adailton Neres
Joedson Cezar
Lucas Barbosa
Bolsistas ID - PIBID
0 comentários:
Postar um comentário