O LADO
A E O LADO B:
A FUNÇÃO SOCIAL DA MÚSICA
Bolsistas: Caroline Lopes,
Nilson Oliveira, Anderson Silva, Simone Gonçalves, William Albert, Janille
Teixeira
Professora Supervisora: Maria Gorette Guimarães
Coordenadora de Área: Simone Braga.
1. Apresentação
Dos diversos usos e funções da música,
podemos destacar a função pedagógica do seu ensino no contexto escolar, tendo
como um dos propósitos trazer novas perspectivas musicais, motivar um novo
olhar e ouvir dos estudantes, ao possibilitar a ampliação de vivências e repertório.
Com o objetivo de contribuir com esta ampliação e fomentar a reflexão e a
discussão da comunidade discente dos seus variados usos e funções, o projeto
pedagógico, intitulado O
lado A e o lado B: a função social da música, com a participação de 06
bolsistas, estudantes da Licenciatura em Música, será
desenvolvido com estudantes do 8º e 9º anos, no Instituto de Educação Gastão Guimarães, localizado em
Feira de Santana, Bahia.
2. Usos e funções musicais
A música é, sem dúvida, uma das mais
valiosas formas de expressão da humanidade, presente em todas as culturas, nas
mais diversas situações, a exemplo dos meios de comunicação, lojas,
consultórios, escolas, cultos religiosos, entre outros. Para cada uma destas
situações, pode-se dizer que ela possui um “uso” e uma “função”, como despertar
a sensibilidade, a afetividade, a valorização de aspectos estéticos, além de
promover o desenvolvimento cognitivo em qualquer fase da vida. Neste sentido, Merriam (1964, p. 209) foi um
dos primeiros autores a defender esta concepção e definir as diferenças entre
usos e funções: “O “uso”, então, se refere à situação na qual a música é
aplicada em ações humanas; a “função” diz respeito às razões para o seu emprego
e, particularmente, os propósitos maiores de sua utilização”.
Sobre esta utilização, Freire (1992)
pesquisou sobre a articulação entre a música e a sociedade e percebeu que no
meio escolar ela deve assumir um papel de transformação, com seriedade e
definições claras. A escola é uma parte importante
da sociedade, onde os jovens têm a oportunidade de focalizar o mundo em que
vivem, de estabelecer relações entre vários conhecimentos, inclusive os
conhecimentos musicais. Queiroz (2004) sugere que estes conhecimentos
devam ser o ponto de partida, para depois apresentar novos mundos, para que o
aprendizado seja ampliado. Nesta perspectiva, Campbell (1998, p. 175) diz que
Para as crianças, o significado da
música é profundamente relacionado à função. A “musica boa”, dizemos, deveria
ser a base da experiência infantil; “boa para quê?”, questionam elas. As
crianças usam a música de todas as formas e funções, e descobrem que, ao pensar
e fazer música, são animados por ela, confortadas nela, reflexivas através
dela, exuberantes com o resultado dela. O seu uso da música varia do lúcido ao
sério, e do solitário ao social. Estes usos e funções moldam-se às categorias
levantadas por Merriam (1964); ... Mais importante, a música contribui
positivamente para a vida das crianças, e muitas reconhecem- mesmo em sua
juventude e imaturidade- que não poderiam viver sem ela.
Devemos considerar que a “educação musical escolar
objetiva, entre outras coisas, auxiliar crianças, adolescentes e jovens no
processo de apropriação, transmissão e criação de práticas músicoculturais como
parte da construção da cidadania, ampliando o universo musical do aluno”
(HENTSCHKE; DEL BEN, 2003, p. 181). No ensino musical escolar, esta cidadania
deve perpassar pela diversidade musical, principalmente quando se trata da
escolha do repertório que o educador irá utilizar na aula. Nesta perspectiva,
requer sapiência na elaboração de conteúdos ao promover discussões e atividades
que possam possibilitar a compreensão da sua diversidade de usos e funções.
3. Justificativa
No campo da educação musical,
não basta ter profundo entendimento sobre diversidade musical, mas se faz
necessário conscientizar quanto as inplicações das funções sociais da música
neste aspecto. Diante disso, questões como fatores econômicos, étnicos,
religiosos, sexuais, artísticos entre outros, devem ser abordados ao fazer
parte do conteúdo programático, com intuito de que se faça entender como estes
fatores influenciam na vida sociocultural e musical de seus alunos. Deve-se
considerar também as vivencias, crenças e valores de cada ser humano, pois são
costumes que transformam a musica na mais diversificada expressão humana.
A escola é um espaço de
excelência para a manifestação destas diversas expressões culturais, expressões
que são adquiridas pelo individuo em seu cotidiano, com a família, amigos ou
grupos sociais. Em meio a essa
diversidade de saberes, podemos refletir sobre práticas musicais vinculadas ao
contexto musical do estudante, uma vez que essa prática deve servir para tornar
a educação musical significativa e estimula-los ao descobrir a diversidade da
música em diferentes contextos. Assim, sabemos que a música é uma expressão
cultural, uma forma de comunicação que desempenham diversas funções na
sociedade e que um dos seus elementos, o ritmo, é responsável por diversas
sensações do homem. Dessa forma, a utilização de atividades práticas
percussivas, utilizando instrumentos musicais ou o próprio corpo, serão
significativas para desenvolver a musicalidade, além de abordar as diversas
funções sociais da música.
4.
O lado A e o lado B: a função social da música
Com
a aprovação da lei 11.764/2008, que estabelece a obrigatoriedade do conteúdo
musica na escola, foram geradas várias discussões sobre a formação dos
docentes, os conteúdos e as metodologias a serem utilizadas na escola. O que
sabemos é que o ensino de musica na Educação Básica não possui uma tradição,
como matemática, português, história, geografia e ciências. Segundo Couto e
Santos (2009), essa inexistência pode gerar ideais diferentes a respeito dos
assuntos, objetivos e funções do seu ensino, em várias sociedades. O PIBID
(Programa de Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência) vem contribuir com
estes questionamentos, como fomento a iniciação à docência, com os objetivos de
contribuir para a formação inicial do professor de musica ao articular
conhecimentos musicais pedagógicos, teóricos e práticos; vivenciar e discutir
formatos de aulas e metodologias para o ensino musical no contexto escolar, a
exemplo das atividades desenvolvidas do projeto.
As
suas atividades, iniciadas com uma apresentação musical, realizada pelos
bolsistas que atuam na escola, serão desenvolvidas em caráter variado, através
da leitura de textos, de imagens, por meio da apresentação de vídeos,
apresentação e vivência de diversos estilos musicais, com a utilização,
sobretudo, de práticas percussivas, seja através do corpo ou os instrumentos de
uma fanfarra desativada pertencente. Mas por que as práticas percussivas?
A
música brasileira é fruto de fusões culturais que ocorreram em diferentes
épocas em nossa sociedade. Quando falamos em ritmo brasileiro não podemos
deixar de falar da contribuição da cultura musical negra para os gêneros
musicais brasileiros, pois a sua influência reflete na diversidade de ritmos
que conhecemos. Esses ritmos podem ser utilizados em sala de aula por nós
educadores musicais, através de atividades práticas percussivas, estimulando os
estudantes no desenvolvimento da percepção musical e na ampliação do repertório
musical de forma contextualizada com a realidade da sala de aula.
Nesse
sentido Schafer, (1991) comenta que, “como músico prático considero que uma
pessoa só consiga aprender a respeito de som produzindo som; a respeito de
música fazendo música”. Assim, a prática musical percussiva é na verdade um
caminho para estimular os estudantes no desenvolvimento de habilidades
musicais. Através dela os estudantes podem reconhecer diferentes gêneros
musicais exercitando células rítmicas, perceber timbres diversos, desenvolver a
criatividade exercitando a composição, a função da música na sociedade, entre
outros. Além das habilidades musicais, é preciso que haja consciência por parte
do educador musical para a abordagem de aspectos relacionados ao
desenvolvimento crítico sobre a música que eles ouvem, da influência dos meios
de comunicação de massa na escolha dos gostos musicais dos educandos,
contribuindo para o desenvolvimento de ouvintes críticos e conscientes de que a
música brasileira está além do que é imposto pala mídia.
5. Metodologia
A metodologia adotada partirá da apresentação de diferentes
estilos musicais, por meio da apresentação dos bolsistas.
Naturalmente em uma escola pode-se observar uma diversidade de estilos
musicais, por isso o projeto começa com uma apresentação musical que aborde
esta diversidade. Boa parte deste repertório é do cotidiano dos estudantes, a
fim de instigar a curiosidade e mostrar
algo de significativo para eles.
Já no
trabalho a ser realizado na sala de aula, serão trabalhados os gêneros Rap (movimento Hip Hop), Samba (e suas vertentes, a exemplo do choro e bossa
nova), Pop (movimento pop) e o Reggae. Por meio destes gêneros, os estudantes serão indagados
sobre o contexto social e a finalidade das músicas, ao traçar e analisar as
características voltadas ao entretenimento, à comunicação e às questões sociais.
Os gêneros serão vivenciados através de
atividades práticas ao abordar os parâmetros musicais: intensidade, altura,
duração, timbre. Assim como, será desenvolvido o incentivo e a motivação da
criatividade dos estudantes através da participação no evento Intervalo
Musical, por meio da música ou em diálogo com outra manifestação artística.
Sobre
o evento, este será realizado com a participação não só dos estudantes, mas de
toda a comunidade escolar (funcionário, professores, familiares, entre outros),
de indivíduos que possuem prática musical, como tocar algum instrumento,
cantar, compor, enfim, que já têm algum conhecimento musical. Para verificar
quem já possui a esta prática, será realizada em todas as turmas do período
vespertino, período da atuação dos bolsistas, um levantamento que originará as
inscrições dos interessados.
Os
inscritos, conforme sua habilidade serão agrupados em oficinas, programadas em
consonância com o cronograma do Intervalo Musical, onde serão desenvolvidos
conhecimentos que ampliarão a vivência musical prévia, assim como, fornecerão
novos saberes. As temáticas abordadas serão de acordo com as habilidades dos
bolsistas e com o interesse dos participantes, a exemplo de oficina de
percussão, de noções de técnica e prática vocal e de instrumentos de cordas.
Por meio das oficinas, os envolvidos serão orientados quanto à participação na
programação do Intervalo Musical e ao final de cada apresentação, serão
levantadas reflexões sobre o que será apresentado em confronto com o que for
desenvolvido nas oficinas.
6. Objetivos
6.1. Geral:
ח Fomentar a reflexão e a discussão sobre os variados usos e
funções da música
6.2. Específicos:
ח Desenvolver a percepção rítmica e a memória musical;
ח Possibilitar que os alunos aprendam a utilizar e cuidar da
voz como meio de expressão e comunicação musical;
ח Estimular a pesquisa, exploração, composição e
interpretação de sons de diversas naturezas e procedências;
ח Conhecer, apreciar e adotar atitudes de respeito diante da
variedade de manifestações musicais do Brasil;
ח Analisar e se posicionar criticamente diante da música
popular do século XXI;
ח Identificar quem é que define "bom gosto" de
"mau gosto";
ח Distinguir preconceito de gosto pessoal;
ח Criar vínculos entre a Música produzida na Escola às
veiculadas pela mídia e as que são produzidas localmente em nosso município e
região;
ח Possibilitar a escuta de diversos estilos de músicas para que percebam as características
expressivas e de intencionalidade dos compositores e intérpretes dessas
músicas; .
ח Estimular o raciocínio e a atenção em relação ao texto
musical;
ח Analisar criticamente
letras de músicas diversas;
ח Redescobrir o gosto
por diferentes estilos musicais;
ח Desenvolver formação
de platéia escolar;
ח Desenvolver
atividades musicais extracurriculares explorando diversos espaços na escola.
7.
Cronograma
O projeto será dividido em três blocos, executados no período
de maio a novembro de 2013. O primeiro bloco foi direcionado para uma
identificação de elementos musicais que podem ser encontrados em qualquer
estilo ou gênero musical. Já os dois outros blocos, foram trabalhados questões
próprias do projeto “Função Social da Música”, identificando os diferentes estilos
musicais e a função que cada um exerce na sociedade.
1º bloco: (07 aulas)
|
2º bloco (02 aulas)
|
3º bloco (14 aulas)
|
ט Diagnóstico
sobre as preferências musicais;
ט A
música – a arte do som e do silêncio;
ט Elementos
principais da música;
ט A
voz humana e os seus diferentes tipos;
ט Os
três tipos de instrumentos musicais (sopro, corda, percussão e tecla);
ט Gêneros
e estilos musicais;
|
ט Funções da música: entretenimento, comunicação e
questões sociais;
ט Apresentar
as músicas selecionadas;
ט Analisar
e criar jingles – características e
finalidade;
ט A
música influenciando comportamentos;
ט A
música como instrumento de ascensão
social;
|
ט Músicas
de entretenimento: cantores de destaque do momento, análise e interpretação
de letras, elementos musicais intrínsecos, desenvolver o canto e práticas
percussivas com esse estilo musical;
Musicas que
falam de questões sociais: cantores, análise e interpretação de letras;
ט Organização
das apresentações para culminância do Projeto;
|
8. Culminância do Projeto:
O
encerramento do projeto acontecerá no dia 27/11 com a apresentação do vídeo
produzido pelos alunos da 8ª Série A sob a responsabilidade de Caroline Lopes,
apresentação musical da 8ª Série B, sob a orientação de Simone Gonçalves, 7ª
Série A, exposição de mudanças rítmicas, sob o comando de Nilson Oliveira e
Jailton Marques e 7ª Série B e 7ª Série C com os orientadores Anderson Silva e
Willian Silva, respectivamente, com apresentação de musicais. Serão integradas
também a este momento trabalhos artístico-culturais, desenvolvidos por
professores de outras áreas de estudo, além de dança, teatro, capoeira e
declamação de poemas, em uma perspectiva interdisciplinar, ao integrar o
trabalho desenvolvimento por outros componentes curriculares com as atividades
desenvolvidas pelo Subprojeto Musicando a Escola.
9. Planos de aula
Os planos de aula apresentados abaixo foram executados no segundo e
terceiro bloco do cronograma, tendo cada um como tema um estilo musical.
Plano
de Aula 01
Tema: As Funções
da Música e a sua Influência na Sociedade
Séries: 8º e 9º Anos do Ensino Fundamental
Duração das atividades: 02 aulas de 50 minutos
Objetivos:
♪ Analisar a
influência que a música exerce sobre a sociedade, principalmente na vida dos
adolescentes;
♪ Refletir
sobre os efeitos emocionais que a música desencadeia nos indivíduos;
♪ Perceber a
importância da música nos diversos contextos sociais.
Conteúdos:
װ Função Social da Música e sua Influência na Sociedade
Desenvolvimento das atividades
1ª Aula
Atividade
1:
1.
Falar sobre o tema principal da aula “As Funções
Sociais da Musica e suas Influencias”.
“A música é fundamental para o funcionamento de uma sociedade. Desde os tempos antigos que sempre que uma nova
sociedade nasce, com ela aparece um novo estilo
de música. É do conhecimento geral que a música tem um grande poder sobre as
emoções e a psique humana. Dessa maneira, ela pode ser utilizada para
manipular as pessoas, seja essa manipulação bondosa ou maldosa.”
2. Perguntar sobre quais estilos (gêneros) musicais
que eles gostam e suas músicas favoritas.
Atividade 2:
1º passo: “Apresentar o vídeo “Músicas da Minha
Vida”, onde a cantora Sandy canta a música que marcou seu namoro com Lucas”,
com duração de 4 minutos e 36 segundos.
2º passo: Promover uma discussão sobre o vídeo, de
forma que os alunos deem suas impressões sobre o que assistiram. Fazer com
que eles descubram qual o tema do vídeo apresentado.
Roteiro de perguntas após a discussão:
Atividade
3:
1º Passo:
Organizar os alunos em grupos de até 4 componentes (a depender do tamanho da
turma).
2º Passo:
Entregar a cada grupo a letra de uma música e pedir para que os alunos leiam
e discutam a linguagem utilizada na música em questão, e se esta reflete a
realidade vivida por eles.
Sugestões
das músicas:
Tá Vendo
Aquela Lua (ExaltaSamba) / Firme e Forte (Psirico)
Sou Favela
(Parangolé) / Sou o Cara pra Você (Thiaguinho) / Jogo Sedução (Pablo).
3º
Passo: Explicar que cada grupo deverá trazer para discussão na próxima aula,
as questões analisadas sobre a letra
da música
Questões:
(Anotar na lousa para que todos copiem)
1.
Sobre o que a música fala?
2.
A forma de linguagem da música é a mesma que vocês usam no dia-a-dia? Por
quê?
3.
Algum trecho da música relembra ou está relacionado com algum momento da sua
vida? Qual? Por quê?
4.
As letras das músicas refletem a realidade da vida de vocês? Por quê?
5.
Se tivessem de mudar algum trecho da música, qual seria e por quê?
Recursos: lápis, caneta, caderno, pendrive,
TV pendrive, letras das músicas xerocopiadas, som.
Avaliação: Processual atentando para
a participação dos alunos durante as atividades.
2ª Aula:
1º Passo: Revisar os assuntos organizando os grupos
com os mesmos componentes da aula anterior e orientar que revejam a atividade
sobre a letra da música.
2º Passo: Colocar um trecho do áudio de cada música
discutida pelos grupos.
3º Passo: Após o trecho da música o grupo deve
socializar as suas respostas com os colegas.
Observação: o professor deve estar atento
para fazer as intervenções sempre que necessário buscando enriquecer as
análises e reflexões apresentadas pelos alunos.
Avaliação: Processual atentando para
a participação dos alunos durante as atividades.
Referência:
DOESCHER, Andréa Marques Leão. A música e sua
influência na vida das pessoas. Disponível em <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=26839>
acessado em 16/08/13.
WIKIPEDIA, A
enciclopédia Livre. A música na sociedade. Disponível em < http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%BAsica_na_sociedade>
acessado em 16/08/13.
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Plano de Aula 02 – hip hop
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Plano de Aula 03 - Rap
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Plano
de Aula 04
Tema: Samba
Séries: 8º e 9º Anos do Ensino Fundamental
Duração das atividades: 04 aulas de 50 minutos
Objetivos:
♪ Conhecer o contexto histórico
e social do samba, relacionando com a cultura brasileira.
♪ Compreender sua repercussão e
influência na sociedade e cultura brasileira;
♪ Identificar os músicos,
compositores, intérpretes e sua contribuição para a formação da música
brasileira;
♪ Aprender a fazer o
acompanhamento rítmico do samba por meio da prática instrumental.
♪ Ampliar o repertório musical;
♪ Praticar música em grupo.
Conteúdos:
װ A história do Samba: origem, ritmos, instrumentos musicais
relacionados ao samba, influência africana.
װ Apreciação Musical.
װ Prática musical individual e em grupo.
װ Desenvolver a percepção auditiva
Recursos:
Data show /
Notebook / Aparelho de som /
Copos descartáveis, copos de iogurte, outros.
Arroz, milho, feijão /
Cola de silicone líquida.
Avaliação:
ו Será processual mediante a participação individual e também
em grupo de cada aluno no decorrer do processo das atividades;
ו Execução de prática instrumental com repetição rítmica das
batidas do samba
Desenvolvimento das atividades:
1ª aula:
Atividade 1
Iniciar a aula fazendo um breve
questionamento para a turma:
·
Quem de vocês gosta de samba?
·
Alguém sabe o significado da palavra samba?
·
Vocês costuma escutar samba?
·
Vocês poderiam citar nome de cantores ou grupos de
samba?
·
Alguém sabe cantar samba?
Atividade 2: Leitura
sobre o samba, contexto histórico e principais representantes e instrumentos característicos do gênero.
Após a leitura o professor fará perguntas sobre o que os alunos acharam do
texto, abrindo espaço para discussões.
Atividade 3: Audição de
sambas – ritmos variados – mostrar para os alunos através de áudio ou vídeo
alguns grupos de samba e musicas que marcaram época, sambas atuais e sua
evolução.
Recursos: som, TV pendrive, CDs, texto xerocopiado.
Avaliação: Processual atentando para a participação dos alunos
durante as atividades.
2ª Aula
Atividade 1: Breve
retrospecto da aula anterior com perguntas sobre o texto lido e discutido em
sala para saber se os alunos conseguiram fixar.
Atividade 2: Apresentar
imagens e som de instrumentos musicais relacionados ao samba;
Atividade 3: Teste de
percepção auditiva associando o som ao instrumento
1º Passo: Dividir a turma em
quatro grupos e distribuir uma folha de papel com imagens numeradas dos
instrumentos estudados anteriormente.
2º Passo: Tocará em sequência
desordenada o áudio de cada instrumento e pedir que o aluno identifique-os, e
numere-os de acordo a sequência
apresentada.
De acordo com o quadro acima
reorganize os instrumentos na sequência escutada.
( ) ( ) ( ) ( ) ( )
( ) ( ) ( ) ( )
Instrumentos
Surdo, Tamborim, Ganzá,
Pandeiro, Agogô, Caixa, Reco-reco, Cuíca, Repique.
3º Passo: Conferir as respostas
por grupo e repetir os som do instrumento caso tenham tido dúvida para
identificar.
4º Passo: Apresentar um samba e
pedir que apontem os instrumentos que estão sendo tocados.
Recursos: som, TV pendrive, CDs, atividade
Avaliação: Processual atentando para a participação dos alunos
durante as atividades.
3ª Aula
Atividade 1: breve
retrospectiva da aula anterior.
Atividade 2: Construção
de instrumento denominado caxixi
1º Passo: Explicar sobre a
construção de instrumentos percussivos e melódicos a partir de matérias
recicláveis.
2º Passo: Explicar sobre o
instrumento que será confeccionado
3º Passo: Distribuir o material
(copos, grãos)
4º Passo: Fechar com cola os
copos e pedir que aguardem um pouco até a cola secar para que os grãos não
grudem nas laterais dos copos
Atividade 3: Atividade
prática – trabalhar células do samba utilizando o instrumento caxixi
Recursos:
![]()
Copos descartáveis / cola de
silicone / grãos / canetas coloridas
Avaliação: Processual atentando para a participação dos alunos
durante as atividades.
Observação: Pedir que tragam o
caxixi para a próxima aula
4ª Aula
Atividade 1: Explicar
sobre a atividade prática que será realizada sobre a célula do samba através
de palmas ou marcação com o pé e o uso do caxixi.
1º Passo: Dividir a sala em
quatro grupos; cada grupo trabalhará atentando para as orientações do
professor:
pulsação, palmas, marcação com
o pé, estalos com os dedos, caxixi, outros.
Obs: O sucesso dessa atividade
prática depende muito da criatividade do professor; a atenção do professor na
atividade é essencial para percepção e compreensão dos alunos.
É importante que todos os
grupos passem por todos os momentos (pulsação, palmas, marcação com o pé,
estalos com os dedos, caxixi, outros).
Recursos: não serão utilizados recursos extras
Avaliação: Participação dos alunos na atividade
Referências:
NADAL,
Paula. Lugar de samba é dentro da escola. <http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-2/lugar-samba-dentro-escola-736085.shtml#ad-image-
>Acessado em 01 de agosto de 2013.
MARTINI, Cristiane
Oliveira Pisani, FREITAS, Amanda Fonseca Soares. Criança também samba! <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=8253>
Acessado em 01 de agosto de 2013.
STRECKER,
Heidi. Samba – Historia: Ritmo é o mais famoso do Brasil. <http://educacao.uol.com.br/disciplinas/cultura-brasileira/samba---historia-ritmo-e-o-mais-famoso-do-brasil.htm>
Acessado em 01 de agosto de 2013.
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Plano
de Aula 05
Tema: Música POP
Séries: 8º e 9º Anos do Ensino
Fundamental
Duração das atividades: 02 aulas de
50 minutos
Objetivos :
+ Conhecer a origem do movimento
Pop/Rock
+
Identificar as características marcantes da cultura pop
+ Demonstrar
os movimentos ligados à música pop e sua popularização através do rádio,
discos e TV.
+ Vivenciar o Pop por meio do canto
coletivo
+ Observar
de que maneira a música é um meio de padronizar comportamentos e direcionar o
consumo de bens culturais e musicais pela sociedade.
Conteúdos:
+
História do pop: Definição, Origem, Influências, Declínio, Função social do
movimento, Características da musica pop, vivência prática do pop.
Metodologia
· Apresentação
do tema para a turma
· Exposição de
um vídeo sobre a história do pop e leitura de um texto sobre o
movimento Pop.
· Discussão com
a turma sobre o vídeo ou texto, fazendo uma ficção maior sobre o Pop.
·
Audição de uma musica pop
(Tempo perdido, legião urbana)
·
Cantar a canção com os
alunos, um dos bolsistas executa a canção com o violão.
·
Execução da atividade
escuta ativa
·
Ao final da aula fazer uma
síntese do que foi visto.
Desenvolvimento das atividades:
1ª Aula
1º Passo: Rápido comentário sobre o
tema Música Pop;
2º Passo: Apreciação de vídeo (Uma Breve Historia do Rock - A
short story of Rock)
3º Passo: Leitura compartilhada do
texto sobre a origem do pop
4º Passo: Ouvir e cantar a musica
“Tempo perdido” da banda Legião Urbana
· Escuta ativa: enquanto
escutam a musica, os alunos respondem um questionário relacionado que contêm
perguntas sobre as características da musica, qual o tema da letra.
Recursos:
Texto xerocopiado (letra da música,
texto sobre o pop) / Notebook
/ Pendrive /
Cabo P10/P2 / Monitor Lcd ou
Datashow / Caixa amplificada / Violão
2ª aula
1º Passo: Retomar a leitura do
texto sobre o movimento Pop para ampliar as discussões sobre as
características do Pop e o alcance que esse estilo musical tem sobre a
sociedade em os jovens, ditando modas, comportamentos, gostos, etc.
2º Passo: organiza a turma em
círculo e desenvolver a prática musical com os alunos, utilizando instrumentos
musicais tocados pelos professores para acompanhar e percussão corporal,
desenvolvida pelos alunos com a música
“Billie Jean” de Michael Jackson.
Recursos: Texto, instrumentos musicais – violão, meia lua.
Avaliação: Observação do
professor quanto à participação da turma nas atividades
Referências:
QUEST, Jota.
O Sol. <http://letras.mus.br/jota-quest/305576/>
Acessado em 06 de setembro de 2013.
Pop Music.
<http://en.wikipedia.org/wiki/Pop_music>
Acessado em 06 de setembro de 2013.
ESCOLA,
Brasil. Pop. <http://www.brasilescola.com/artes/pop.htm>
Acessado em 06 de setembro de 2013.
BOURDOT, Alessandra. Uma Breve Historia do Rock - A short story of
Rock. <http://www.youtube.com/watch?v=IP-bxL5Pv6Q> Acessado em 06 de setembro de 2013.
ESCOLA, Nova. O pop e suas influências culturais.
<http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/pop-suas-influencias-culturais-681674.shtml> Acessado em 06 de setembro de 2013.
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Plano
de Aula 06
Tema: Pop Art
Séries: 8º e 9º Anos do Ensino Fundamental
Duração das atividades: 02 aulas de 50 minutos
Objetivos:
♫ Identificar características da arte pop;
♫ Refletir a finalidade do movimento;
♫ Analisar a associação da música pop às
outras manifestações de arte ligadas ao movimento;
♫ Apreciar obras do movimento arte pop;
♫ Trabalhar conceitos de cultura pop;
♫ Conhecer artistas de destaque.
Conteúdos:
ח
Origem e objetivos da arte pop;
ח
Conceitos da cultura pop;
ח Artistas ligados ao pop
art;
ח Obras de artistas do pop
art.
Desenvolvimento
das atividades
- Leitura e interpretação dos
textos Pop art: Cultura popular e crítica (Valéria Peixoto de Alencar) e
História do Pop-Rock.
-Leitura de imagens
apresentadas pelo professor.
- Pesquisa dos alunos sobre
a arte pop (artistas
e obras).
- Observação: é importante
discutir os temas das obras e a linguagem utilizada pelo artista a partir da
leitura dos alunos. Isso acabará trazendo à tona os conceitos de cultura de
massa e cultura popular.
- Produção de uma obra a
partir da estética pop e de objetos cotidianos.
1ª Aula
1º Passo: Apresentação de obras de artistas da arte pop para apreciação
do grupo;
2º Passo: Leitura e análise dos
textos (Pop art: Cultura popular e
crítica (Valéria Peixoto de Alencar) e História do Pop-Rock), para ampliação
do conhecimento sobre o pop art para aprofundar a discussão na crítica do
movimento de arte pop à sociedade de consumo tanto na estética como nas
técnicas utilizadas.
3º Passo: Organizar a sala em
grupo de 4 componentes para desenvolverem um cartaz com características da
pop ate;
4ª Passo: Explicar que essa
atividade de colagem deve ser a interpretação da música “Eduardo e Mônica” do
grupo musical Legião Urbana;
5º Passo: Colocar o áudio da
música para apreciação da turma;
6º Passo: Disponibilizar
para o grupo: revistas, cola, tesoura e papel cartão com cores fortes para
iniciarem a atividade.
2ª Aula
- Colocar novamente o áudio da música.
- Conclusão da atividade.
- Exposição dos cartazes na
sala de aula.
Recursos: O texto xerocopiado sobre pop art /
papel cartão / cola
/ tesoura /
som / cd / pendrive.
Referências:
SANTANA, Ana Lúcia. Pop-Art. Disponível em <http://www.infoescola.com/artes/pop-art/>
acessado em 06 de outubro de 2013.
SOUSA, Rainer. Pop-Art. Disponível em <http://www.brasilescola.com/artes/pop-art.htm> acessado
em 06 de outubro de 2013.
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Plano de Aula 07
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Recursos
didáticos
♫ Exibição
de vídeos;
♫ Escolha
das músicas a serem trabalhadas
♫ Pesquisas
♫ Depoimentos dos alunos sobre as etapas do
trabalho;
♫ Socialização das etapas dos trabalhos realizados
com os outros membros da escola;
♫ Uso da Internet para pesquisa;
♫ Uso de software, multimídia, Powerpoint.
♫
Cola, régua, lápis coloridos e outros;
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♫ Aparelho de som, cds
♫ Câmera fotográfica;
♫ Instrumentos musicais diversos;
♫ Aparelho de Data Show e computador
portátil;
♫ Equipamento de som, com caixas e
microfone e instrumentos musicais;
♫ Pen drive e televisor
♫ Computadores com internet
♫ Livros, revistas, blogs, redes sociais
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10. Resultados esperados
A diversidade musical adentra
as escolas naturalmente, através dos alunos que em suas vivencias trazem, sejam
elas ouvindo radio, assistindo televisão, na internet, com os amigos, etc. Como
professores devemos saber lidar com essa diversidade musical, principalmente no
Brasil onde em cada região é possível observar diferentes manifestações
musicais.
A utilização de práticas percussivas através de diferentes ritmos
musicais possibilitará diversas habilidades musicais e extramusicais, ao
permitir um novo olhar para a diversidade da música brasileira, suas
influências e contribuições culturais para a sociedade. Espera-se que a partir
desta diversidade, os alunos possam estabelecer diálogos entre diferentes
universos musicais, para que se estabeleçam ensinos e aprendizagens coerentes,
que sejam abrangentes e diversificados ao contemplar a realidade social que
cada um traz para a escola.
11. Referências bibliográficas
AMARAL,M.L.F. Percepção rítmica a partir do ritmo do funk:
um olhar no contexto social, histórico, musical e multicultural em uma
experiência do estágiosupervisionado. In.Congresso Nacional da Associação
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política educacional anti-racista. Brasília: Secretaria de
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Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), 2007.
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QUEIROZ, Luis Ricardo Silva. Educação musical e cultura: singularidade e
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