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Pibid de Musica - UEFS (1 de 9)

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Projeto 3: Colégio Gastão Guimarães (diversidade cultural)

O LADO A E O LADO B:
A FUNÇÃO SOCIAL DA MÚSICA 

Bolsistas: Caroline Lopes, Nilson Oliveira, Anderson Silva, Simone Gonçalves, William Albert, Janille Teixeira 
Professora Supervisora: Maria Gorette Guimarães
Coordenadora de Área: Simone Braga.


1. Apresentação

Dos diversos usos e funções da música, podemos destacar a função pedagógica do seu ensino no contexto escolar, tendo como um dos propósitos trazer novas perspectivas musicais, motivar um novo olhar e ouvir dos estudantes, ao possibilitar a ampliação de vivências e repertório. Com o objetivo de contribuir com esta ampliação e fomentar a reflexão e a discussão da comunidade discente dos seus variados usos e funções, o projeto pedagógico, intitulado O lado A e o lado B: a função social da música, com a participação de 06 bolsistas, estudantes da Licenciatura em Música, será desenvolvido com estudantes do 8º e 9º anos, no Instituto de Educação Gastão Guimarães, localizado em Feira de Santana, Bahia.

2. Usos e funções musicais

A música é, sem dúvida, uma das mais valiosas formas de expressão da humanidade, presente em todas as culturas, nas mais diversas situações, a exemplo dos meios de comunicação, lojas, consultórios, escolas, cultos religiosos, entre outros. Para cada uma destas situações, pode-se dizer que ela possui um “uso” e uma “função”, como despertar a sensibilidade, a afetividade, a valorização de aspectos estéticos, além de promover o desenvolvimento cognitivo em qualquer fase da vida.  Neste sentido, Merriam (1964, p. 209) foi um dos primeiros autores a defender esta concepção e definir as diferenças entre usos e funções: “O “uso”, então, se refere à situação na qual a música é aplicada em ações humanas; a “função” diz respeito às razões para o seu emprego e, particularmente, os propósitos maiores de sua utilização”.
Sobre esta utilização, Freire (1992) pesquisou sobre a articulação entre a música e a sociedade e percebeu que no meio escolar ela deve assumir um papel de transformação, com seriedade e definições claras. A escola é uma parte importante da sociedade, onde os jovens têm a oportunidade de focalizar o mundo em que vivem, de estabelecer relações entre vários conhecimentos, inclusive os conhecimentos musicais. Queiroz (2004) sugere que estes conhecimentos devam ser o ponto de partida, para depois apresentar novos mundos, para que o aprendizado seja ampliado. Nesta perspectiva, Campbell (1998, p. 175) diz que
Para as crianças, o significado da música é profundamente relacionado à função. A “musica boa”, dizemos, deveria ser a base da experiência infantil; “boa para quê?”, questionam elas. As crianças usam a música de todas as formas e funções, e descobrem que, ao pensar e fazer música, são animados por ela, confortadas nela, reflexivas através dela, exuberantes com o resultado dela. O seu uso da música varia do lúcido ao sério, e do solitário ao social. Estes usos e funções moldam-se às categorias levantadas por Merriam (1964); ... Mais importante, a música contribui positivamente para a vida das crianças, e muitas reconhecem- mesmo em sua juventude e imaturidade- que não poderiam viver sem ela.

Devemos considerar que a “educação musical escolar objetiva, entre outras coisas, auxiliar crianças, adolescentes e jovens no processo de apropriação, transmissão e criação de práticas músicoculturais como parte da construção da cidadania, ampliando o universo musical do aluno” (HENTSCHKE; DEL BEN, 2003, p. 181). No ensino musical escolar, esta cidadania deve perpassar pela diversidade musical, principalmente quando se trata da escolha do repertório que o educador irá utilizar na aula. Nesta perspectiva, requer sapiência na elaboração de conteúdos ao promover discussões e atividades que possam possibilitar a compreensão da sua diversidade de usos e funções.

3. Justificativa

No campo da educação musical, não basta ter profundo entendimento sobre diversidade musical, mas se faz necessário conscientizar quanto as inplicações das funções sociais da música neste aspecto. Diante disso, questões como fatores econômicos, étnicos, religiosos, sexuais, artísticos entre outros, devem ser abordados ao fazer parte do conteúdo programático, com intuito de que se faça entender como estes fatores influenciam na vida sociocultural e musical de seus alunos. Deve-se considerar também as vivencias, crenças e valores de cada ser humano, pois são costumes que transformam a musica na mais diversificada expressão humana.
A escola é um espaço de excelência para a manifestação destas diversas expressões culturais, expressões que são adquiridas pelo individuo em seu cotidiano, com a família, amigos ou grupos sociais.  Em meio a essa diversidade de saberes, podemos refletir sobre práticas musicais vinculadas ao contexto musical do estudante, uma vez que essa prática deve servir para tornar a educação musical significativa e estimula-los ao descobrir a diversidade da música em diferentes contextos. Assim, sabemos que a música é uma expressão cultural, uma forma de comunicação que desempenham diversas funções na sociedade e que um dos seus elementos, o ritmo, é responsável por diversas sensações do homem. Dessa forma, a utilização de atividades práticas percussivas, utilizando instrumentos musicais ou o próprio corpo, serão significativas para desenvolver a musicalidade, além de abordar as diversas funções sociais da música.

4. O lado A e o lado B: a função social da música

Com a aprovação da lei 11.764/2008, que estabelece a obrigatoriedade do conteúdo musica na escola, foram geradas várias discussões sobre a formação dos docentes, os conteúdos e as metodologias a serem utilizadas na escola. O que sabemos é que o ensino de musica na Educação Básica não possui uma tradição, como matemática, português, história, geografia e ciências. Segundo Couto e Santos (2009), essa inexistência pode gerar ideais diferentes a respeito dos assuntos, objetivos e funções do seu ensino, em várias sociedades. O PIBID (Programa de Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência) vem contribuir com estes questionamentos, como fomento a iniciação à docência, com os objetivos de contribuir para a formação inicial do professor de musica ao articular conhecimentos musicais pedagógicos, teóricos e práticos; vivenciar e discutir formatos de aulas e metodologias para o ensino musical no contexto escolar, a exemplo das atividades desenvolvidas do projeto.
As suas atividades, iniciadas com uma apresentação musical, realizada pelos bolsistas que atuam na escola, serão desenvolvidas em caráter variado, através da leitura de textos, de imagens, por meio da apresentação de vídeos, apresentação e vivência de diversos estilos musicais, com a utilização, sobretudo, de práticas percussivas, seja através do corpo ou os instrumentos de uma fanfarra desativada pertencente. Mas por que as práticas percussivas?
A música brasileira é fruto de fusões culturais que ocorreram em diferentes épocas em nossa sociedade. Quando falamos em ritmo brasileiro não podemos deixar de falar da contribuição da cultura musical negra para os gêneros musicais brasileiros, pois a sua influência reflete na diversidade de ritmos que conhecemos. Esses ritmos podem ser utilizados em sala de aula por nós educadores musicais, através de atividades práticas percussivas, estimulando os estudantes no desenvolvimento da percepção musical e na ampliação do repertório musical de forma contextualizada com a realidade da sala de aula.
Nesse sentido Schafer, (1991) comenta que, “como músico prático considero que uma pessoa só consiga aprender a respeito de som produzindo som; a respeito de música fazendo música”. Assim, a prática musical percussiva é na verdade um caminho para estimular os estudantes no desenvolvimento de habilidades musicais. Através dela os estudantes podem reconhecer diferentes gêneros musicais exercitando células rítmicas, perceber timbres diversos, desenvolver a criatividade exercitando a composição, a função da música na sociedade, entre outros. Além das habilidades musicais, é preciso que haja consciência por parte do educador musical para a abordagem de aspectos relacionados ao desenvolvimento crítico sobre a música que eles ouvem, da influência dos meios de comunicação de massa na escolha dos gostos musicais dos educandos, contribuindo para o desenvolvimento de ouvintes críticos e conscientes de que a música brasileira está além do que é imposto pala mídia.

5. Metodologia

A metodologia adotada partirá da apresentação de diferentes estilos musicais, por meio da apresentação dos bolsistas. Naturalmente em uma escola pode-se observar uma diversidade de estilos musicais, por isso o projeto começa com uma apresentação musical que aborde esta diversidade. Boa parte deste repertório é do cotidiano dos estudantes, a fim de instigar a curiosidade e mostrar algo de significativo para eles.
Já no trabalho a ser realizado na sala de aula, serão trabalhados os gêneros Rap (movimento Hip Hop), Samba (e suas vertentes, a exemplo do choro e bossa nova), Pop (movimento pop) e o Reggae. Por meio destes gêneros, os estudantes serão indagados sobre o contexto social e a finalidade das músicas, ao traçar e analisar as características voltadas ao entretenimento, à comunicação e às questões sociais. Os gêneros  serão vivenciados através de atividades práticas ao abordar os parâmetros musicais: intensidade, altura, duração, timbre. Assim como, será desenvolvido o incentivo e a motivação da criatividade dos estudantes através da participação no evento Intervalo Musical, por meio da música ou em diálogo com outra manifestação artística.
Sobre o evento, este será realizado com a participação não só dos estudantes, mas de toda a comunidade escolar (funcionário, professores, familiares, entre outros), de indivíduos que possuem prática musical, como tocar algum instrumento, cantar, compor, enfim, que já têm algum conhecimento musical. Para verificar quem já possui a esta prática, será realizada em todas as turmas do período vespertino, período da atuação dos bolsistas, um levantamento que originará as inscrições dos interessados.
Os inscritos, conforme sua habilidade serão agrupados em oficinas, programadas em consonância com o cronograma do Intervalo Musical, onde serão desenvolvidos conhecimentos que ampliarão a vivência musical prévia, assim como, fornecerão novos saberes. As temáticas abordadas serão de acordo com as habilidades dos bolsistas e com o interesse dos participantes, a exemplo de oficina de percussão, de noções de técnica e prática vocal e de instrumentos de cordas. Por meio das oficinas, os envolvidos serão orientados quanto à participação na programação do Intervalo Musical e ao final de cada apresentação, serão levantadas reflexões sobre o que será apresentado em confronto com o que for desenvolvido nas oficinas.

 

6. Objetivos

6.1. Geral: 
ח Fomentar a reflexão e a discussão sobre os variados usos e funções da música

6.2. Específicos:
ח Desenvolver a percepção rítmica e a memória musical;
ח Possibilitar que os alunos aprendam a utilizar e cuidar da voz como meio de expressão e comunicação musical;
ח Estimular a pesquisa, exploração, composição e interpretação de sons de diversas naturezas e procedências;
ח Conhecer, apreciar e adotar atitudes de respeito diante da variedade de manifestações musicais do Brasil;
ח Analisar e se posicionar criticamente diante da música popular do século XXI;
ח Identificar quem é que define "bom gosto" de "mau gosto";
ח Distinguir preconceito de gosto pessoal;
ח Criar vínculos entre a Música produzida na Escola às veiculadas pela mídia e as que são produzidas localmente em nosso município e região;
ח Possibilitar a escuta de diversos estilos de  músicas para que percebam as características expressivas e de intencionalidade dos compositores e intérpretes dessas músicas; .
ח Estimular o raciocínio e a atenção em relação ao texto musical;
ח Analisar criticamente letras de músicas diversas;
ח Redescobrir o gosto por diferentes estilos musicais;
ח Desenvolver formação de platéia escolar;
ח Desenvolver atividades musicais extracurriculares explorando diversos espaços na escola.

7. Cronograma

O projeto será dividido em três blocos, executados no período de maio a novembro de 2013. O primeiro bloco foi direcionado para uma identificação de elementos musicais que podem ser encontrados em qualquer estilo ou gênero musical. Já os dois outros blocos, foram trabalhados questões próprias do projeto “Função Social da Música”, identificando os diferentes estilos musicais e a função que cada um exerce na sociedade. 

1º  bloco:  (07 aulas)
2º bloco   (02 aulas)
3º bloco   (14 aulas)
ט Diagnóstico sobre as preferências musicais;
ט A música – a arte do som e do silêncio;
ט Elementos principais da música;
ט A voz humana e os seus diferentes tipos;
ט Os três tipos de instrumentos musicais (sopro, corda, percussão e tecla);
ט Gêneros e estilos musicais;
ט Funções da música: entretenimento, comunicação e questões sociais;
ט Apresentar as músicas selecionadas;
ט Analisar e  criar jingles – características e finalidade;
ט A música influenciando comportamentos;
ט A música como instrumento de ascensão  social;

ט Músicas de entretenimento: cantores de destaque do momento, análise e interpretação de letras, elementos musicais intrínsecos, desenvolver o canto e práticas percussivas com esse estilo musical;
Musicas que falam de questões sociais: cantores, análise e interpretação de letras;
ט Organização das apresentações para culminância do Projeto;


8. Culminância do Projeto:

O encerramento do projeto acontecerá no dia 27/11 com a apresentação do vídeo produzido pelos alunos da 8ª Série A sob a responsabilidade de Caroline Lopes, apresentação musical da 8ª Série B, sob a orientação de Simone Gonçalves, 7ª Série A, exposição de mudanças rítmicas, sob o comando de Nilson Oliveira e Jailton Marques e 7ª Série B e 7ª Série C com os orientadores Anderson Silva e Willian Silva, respectivamente, com apresentação de musicais. Serão integradas também a este momento trabalhos artístico-culturais, desenvolvidos por professores de outras áreas de estudo, além de dança, teatro, capoeira e declamação de poemas, em uma perspectiva interdisciplinar, ao integrar o trabalho desenvolvimento por outros componentes curriculares com as atividades desenvolvidas pelo Subprojeto Musicando a Escola.

9. Planos de aula

Os planos de aula apresentados abaixo foram executados no segundo e terceiro bloco do cronograma, tendo cada um como tema um estilo musical.

Plano de Aula 01

Tema: As Funções da Música e a sua Influência na Sociedade
Séries: 8º e 9º Anos do Ensino Fundamental
Duração das atividades: 02 aulas de 50 minutos

Objetivos:

♪ Analisar a influência que a música exerce sobre a sociedade, principalmente na vida dos adolescentes;
♪ Refletir sobre os efeitos emocionais que a música desencadeia nos indivíduos;
♪ Perceber a importância da música nos diversos contextos sociais.

Conteúdos:
װ Função Social da Música e sua Influência na Sociedade

Desenvolvimento das atividades

1ª Aula
Atividade 1:

1.    Falar sobre o tema principal da aula “As Funções Sociais da Musica e suas Influencias”.
“A música é fundamental para o funcionamento de uma sociedade. Desde os tempos antigos que sempre que uma nova sociedade nasce, com ela aparece um novo estilo de música. É do conhecimento geral que a música tem um grande poder sobre as emoções e a psique humana. Dessa maneira, ela pode ser utilizada para manipular as pessoas, seja essa manipulação bondosa ou maldosa.”

2. Perguntar sobre quais estilos (gêneros) musicais que eles gostam e suas músicas favoritas.

Atividade 2:

1º passo: “Apresentar o vídeo “Músicas da Minha Vida”, onde a cantora Sandy canta a música que marcou seu namoro com Lucas”, com duração de 4 minutos e 36 segundos.

2º passo: Promover uma discussão sobre o vídeo, de forma que os alunos deem suas impressões sobre o que assistiram. Fazer com que eles descubram qual o tema do vídeo apresentado.

Roteiro de perguntas após a discussão:
  1. De que forma a música influencia a vida de vocês?
  2. Qual música marcou algum momento da sua vida?
  3. Tem algum musico ou banda favorita? Gostariam de ser como eles? Por quê?

Atividade 3:

1º Passo: Organizar os alunos em grupos de até 4 componentes (a depender do tamanho da turma).

2º Passo: Entregar a cada grupo a letra de uma música e pedir para que os alunos leiam e discutam a linguagem utilizada na música em questão, e se esta reflete a realidade vivida por eles.
Sugestões das músicas:
Tá Vendo Aquela Lua (ExaltaSamba) / Firme e Forte (Psirico)
Sou Favela (Parangolé) / Sou o Cara pra Você (Thiaguinho) / Jogo Sedução (Pablo).

3º Passo: Explicar que cada grupo deverá trazer para discussão na próxima aula, as questões analisadas  sobre a letra da música
Questões: (Anotar na lousa para que todos copiem)
1. Sobre o que a música fala?
2. A forma de linguagem da música é a mesma que vocês usam no dia-a-dia? Por quê?
3. Algum trecho da música relembra ou está relacionado com algum momento da sua vida? Qual? Por quê?
4. As letras das músicas refletem a realidade da vida de vocês? Por quê?
5. Se tivessem de mudar algum trecho da música, qual seria e por quê?

Recursos: lápis, caneta, caderno, pendrive, TV pendrive, letras das músicas xerocopiadas, som.

Avaliação: Processual atentando para a participação dos alunos durante as atividades.

2ª Aula:
1º Passo: Revisar os assuntos organizando os grupos com os mesmos componentes da aula anterior e orientar que revejam a atividade sobre a letra da música.
2º Passo: Colocar um trecho do áudio de cada música discutida pelos grupos.
3º Passo: Após o trecho da música o grupo deve socializar as suas respostas com os colegas.

Observação: o professor deve estar atento para fazer as intervenções sempre que necessário buscando enriquecer as análises e reflexões apresentadas pelos alunos.

Recursos: Som, CDs, pendrive, letras das músicas.

Avaliação: Processual atentando para a participação dos alunos durante as atividades.


Referência:

DOESCHER, Andréa Marques Leão. A música e sua influência na vida das pessoas. Disponível em <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=26839> acessado em 16/08/13.
 WIKIPEDIA, A enciclopédia Livre. A música na sociedade. Disponível em < http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%BAsica_na_sociedade> acessado em 16/08/13.


Plano de Aula 02 – hip hop


Plano de Aula 03 - Rap



Plano de Aula 04

Tema: Samba
Séries: 8º e 9º Anos do Ensino Fundamental
Duração das atividades: 04 aulas de 50 minutos

Objetivos:
♪ Conhecer o contexto histórico e social do samba, relacionando com a cultura brasileira.
♪ Compreender sua repercussão e influência na sociedade e cultura brasileira;
♪ Identificar os músicos, compositores, intérpretes e sua contribuição para a formação da música brasileira;
♪ Aprender a fazer o acompanhamento rítmico do samba por meio da prática instrumental.
♪ Ampliar o repertório musical;
 ♪ Praticar música em grupo.

Conteúdos:
װ A história do Samba: origem, ritmos, instrumentos musicais relacionados ao samba, influência africana.
װ Apreciação Musical.
װ Prática musical individual e em grupo.
װ Desenvolver a percepção auditiva

Recursos:
Data show      /     Notebook     /      Aparelho de som      /     Copos descartáveis, copos de iogurte, outros.
Arroz, milho, feijão     /         Cola de silicone líquida.

Avaliação:
ו Será processual mediante a participação individual e também em grupo de cada aluno no decorrer do processo das atividades;
ו Execução de prática instrumental com repetição rítmica das batidas do samba

Desenvolvimento das atividades:
1ª aula:
Atividade 1
Iniciar a aula fazendo um breve questionamento para a turma:
·         Quem de vocês gosta de samba?
·         Alguém sabe o significado da palavra samba?
·         Vocês costuma escutar samba?
·         Vocês poderiam citar nome de cantores ou grupos de samba?
·         Alguém sabe cantar samba?

Atividade 2: Leitura sobre o samba, contexto histórico e principais representantes  e instrumentos característicos do gênero. Após a leitura o professor fará perguntas sobre o que os alunos acharam do texto, abrindo espaço para discussões.
Atividade 3: Audição de sambas – ritmos variados – mostrar para os alunos através de áudio ou vídeo alguns grupos de samba e musicas que marcaram época, sambas atuais e sua evolução.

Recursos: som, TV pendrive, CDs, texto xerocopiado.

Avaliação: Processual atentando para a participação dos alunos durante as atividades.

2ª Aula
Atividade 1: Breve retrospecto da aula anterior com perguntas sobre o texto lido e discutido em sala para saber se os alunos conseguiram fixar.
Atividade 2: Apresentar imagens e som de instrumentos musicais relacionados ao samba;


Atividade 3: Teste de percepção auditiva associando o som ao instrumento

1º Passo: Dividir a turma em quatro grupos e distribuir uma folha de papel com imagens numeradas dos instrumentos estudados anteriormente.
2º Passo: Tocará em sequência desordenada o áudio de cada instrumento e pedir que o aluno identifique-os, e numere-os de acordo a sequência  apresentada.
De acordo com o quadro acima reorganize os instrumentos na sequência escutada.
(    )                          (    )                        (    )                  (    )                     (    )     
(    )                          (    )                        (    )                  (    )

Instrumentos
Surdo, Tamborim, Ganzá, Pandeiro, Agogô, Caixa, Reco-reco, Cuíca, Repique.

3º Passo: Conferir as respostas por grupo e repetir os som do instrumento caso tenham tido dúvida para identificar.
4º Passo: Apresentar um samba e pedir que apontem os instrumentos que estão sendo tocados.

Recursos: som, TV pendrive, CDs, atividade

Avaliação: Processual atentando para a participação dos alunos durante as atividades.
3ª Aula
Atividade 1: breve retrospectiva da aula anterior.
Atividade 2: Construção de instrumento denominado caxixi

1º Passo: Explicar sobre a construção de instrumentos percussivos e melódicos a partir de matérias recicláveis.
2º Passo: Explicar sobre o instrumento que será confeccionado
3º Passo: Distribuir o material (copos, grãos)
4º Passo: Fechar com cola os copos e pedir que aguardem um pouco até a cola secar para que os grãos não grudem nas laterais dos copos

Atividade 3: Atividade prática – trabalhar células do samba utilizando o instrumento caxixi

Recursos:

P171013_22.34.jpg
Copos descartáveis / cola de silicone /  grãos / canetas coloridas

Avaliação: Processual atentando para a participação dos alunos durante as atividades.

Observação: Pedir que tragam o caxixi para a próxima aula

4ª Aula
Atividade 1: Explicar sobre a atividade prática que será realizada sobre a célula do samba através de palmas ou marcação com o pé e o uso do caxixi.

1º Passo: Dividir a sala em quatro grupos; cada grupo trabalhará atentando para as orientações do professor:
pulsação, palmas, marcação com o pé, estalos com os dedos, caxixi, outros.

Obs: O sucesso dessa atividade prática depende muito da criatividade do professor; a atenção do professor na atividade é essencial para percepção e compreensão dos alunos.
É importante que todos os grupos passem por todos os momentos (pulsação, palmas, marcação com o pé, estalos com os dedos, caxixi, outros).

Recursos: não serão utilizados recursos extras

Avaliação: Participação dos alunos na atividade

Referências:

NADAL, Paula. Lugar de samba é dentro da escola. <http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-2/lugar-samba-dentro-escola-736085.shtml#ad-image- >Acessado em 01 de agosto de 2013.

MARTINI, Cristiane Oliveira Pisani, FREITAS, Amanda Fonseca Soares. Criança também samba! <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=8253> Acessado em 01 de agosto de 2013.

STRECKER, Heidi. Samba – Historia: Ritmo é o mais famoso do Brasil. <http://educacao.uol.com.br/disciplinas/cultura-brasileira/samba---historia-ritmo-e-o-mais-famoso-do-brasil.htm> Acessado em 01 de agosto de 2013.

Plano de Aula 05

Tema: Música POP
Séries: 8º e 9º Anos do Ensino Fundamental
Duração das atividades: 02 aulas de 50 minutos

Objetivos :
+ Conhecer a origem do movimento Pop/Rock
+ Identificar as características marcantes da cultura pop
+ Demonstrar os movimentos ligados à música pop e sua popularização através do rádio, discos e TV.
+ Vivenciar o Pop por meio do canto coletivo
+ Observar de que maneira a música é um meio de padronizar comportamentos e direcionar o consumo de bens culturais e musicais pela sociedade.

Conteúdos:
+ História do pop: Definição, Origem, Influências, Declínio, Função social do movimento, Características da musica pop, vivência prática do pop.

Metodologia
·       Apresentação do tema para a turma
·       Exposição de um vídeo sobre a história do pop  e leitura de um texto sobre o movimento Pop.
·       Discussão com a turma sobre o vídeo ou texto, fazendo uma ficção maior sobre o Pop.
·       Audição de uma musica pop (Tempo perdido, legião urbana)
·       Cantar a canção com os alunos, um dos bolsistas executa a canção com o violão.
·       Execução da atividade escuta ativa
·       Ao final da aula fazer uma síntese do que foi visto.

Desenvolvimento das atividades:
1ª Aula
1º Passo: Rápido comentário sobre o tema Música Pop;
2º Passo: Apreciação de vídeo (Uma Breve Historia do Rock - A short story of Rock)
3º Passo: Leitura compartilhada do texto sobre a origem do pop    
4º Passo: Ouvir e cantar a musica “Tempo perdido” da banda Legião Urbana        
·      Escuta ativa: enquanto escutam a musica, os alunos respondem um questionário relacionado que contêm perguntas sobre as características da musica, qual o tema da letra.

Recursos:

Texto xerocopiado (letra da música, texto sobre o pop)   /    Notebook   /   Pendrive   /   Cabo P10/P2   /                         Monitor Lcd ou Datashow    /    Caixa amplificada / Violão

2ª aula

 

1º Passo: Retomar a leitura do texto sobre o movimento Pop para ampliar as discussões sobre as características do Pop e o alcance que esse estilo musical tem sobre a sociedade em os jovens, ditando modas, comportamentos, gostos, etc.

 

2º Passo: organiza a turma em círculo e desenvolver a prática musical com os alunos, utilizando instrumentos musicais tocados pelos professores para acompanhar e percussão corporal, desenvolvida  pelos alunos com a música “Billie Jean” de Michael Jackson.

 

Recursos: Texto, instrumentos musicais – violão, meia lua.

 

Avaliação: Observação do professor quanto à participação da turma nas atividades

Referências:
QUEST, Jota. O Sol. <http://letras.mus.br/jota-quest/305576/> Acessado em 06 de setembro de 2013.
Pop Music. <http://en.wikipedia.org/wiki/Pop_music> Acessado em 06 de setembro de 2013.
ESCOLA, Brasil. Pop. <http://www.brasilescola.com/artes/pop.htm> Acessado em 06 de setembro de 2013.
BOURDOT, Alessandra. Uma Breve Historia do Rock - A short story of Rock. <http://www.youtube.com/watch?v=IP-bxL5Pv6Q>  Acessado em 06 de setembro de 2013.
ESCOLA, Nova. O pop e suas influências culturais. <http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/pop-suas-influencias-culturais-681674.shtml> Acessado em 06 de setembro de 2013.

Plano de Aula 06

Tema: Pop Art
Séries: 8º e 9º Anos do Ensino Fundamental
Duração das atividades: 02 aulas de 50 minutos

 

Objetivos:

♫ Identificar características da arte pop;
♫ Refletir a finalidade do movimento;
♫ Analisar a associação da música pop às outras manifestações de arte ligadas ao movimento;
♫ Apreciar obras do movimento arte pop;
♫ Trabalhar conceitos de cultura pop;
♫ Conhecer artistas de destaque.

Conteúdos:
ח Origem e objetivos da arte pop;
ח Conceitos da cultura pop;
ח Artistas ligados ao pop art;
ח Obras de artistas do pop art.

Desenvolvimento das atividades

- Leitura e interpretação dos textos Pop art: Cultura popular e crítica (Valéria Peixoto de Alencar) e História do Pop-Rock.
-Leitura de imagens apresentadas pelo professor.
- Pesquisa dos alunos sobre a arte pop (artistas e obras).

- Observação: é importante discutir os temas das obras e a linguagem utilizada pelo artista a partir da leitura dos alunos. Isso acabará trazendo à tona os conceitos de cultura de massa e cultura popular.

- Produção de uma obra a partir da estética pop e de objetos cotidianos.

1ª Aula

1º Passo: Apresentação de obras de artistas da arte pop para apreciação do grupo;

2º Passo: Leitura e análise dos textos (Pop art: Cultura popular e crítica (Valéria Peixoto de Alencar) e História do Pop-Rock), para ampliação do conhecimento sobre o pop art para aprofundar a discussão na crítica do movimento de arte pop à sociedade de consumo tanto na estética como nas técnicas utilizadas.
3º Passo: Organizar a sala em grupo de 4 componentes para desenvolverem um cartaz com características da pop ate;
4ª Passo: Explicar que essa atividade de colagem deve ser a interpretação da música “Eduardo e Mônica” do grupo musical Legião Urbana;

5º Passo: Colocar o áudio da música para apreciação da turma;

6º Passo: Disponibilizar para o grupo: revistas, cola, tesoura e papel cartão com cores fortes para iniciarem a atividade.

2ª Aula
- Colocar novamente o áudio da música.
- Conclusão da atividade.
- Exposição dos cartazes na sala de aula.

Recursos: O texto xerocopiado sobre pop art  /  papel cartão  /  cola  /   tesoura   /    som / cd   /   pendrive.

Referências:
SANTANA,  Ana Lúcia. Pop-Art. Disponível em <http://www.infoescola.com/artes/pop-art/> acessado em 06 de outubro de 2013.

SOUSA,  Rainer. Pop-Art. Disponível em <http://www.brasilescola.com/artes/pop-art.htm> acessado em 06 de outubro de 2013.

Plano de Aula 07

Recursos didáticos

Exibição de vídeos;
Escolha das músicas a serem trabalhadas
Pesquisas
Depoimentos dos alunos sobre as etapas do trabalho;
Socialização das etapas dos trabalhos realizados com os outros membros da escola;
Uso da Internet para pesquisa;
Uso de software, multimídia, Powerpoint.
♫ Cola, régua, lápis coloridos e outros;

      ♫ Aparelho de som, cds
      ♫ Câmera fotográfica;
      ♫ Instrumentos musicais diversos;
       ♫ Aparelho de Data Show e computador portátil;
  ♫ Equipamento de som, com caixas e microfone e instrumentos musicais;
      Pen drive e televisor
      ♫ Computadores com internet
 ♫ Livros, revistas, blogs, redes sociais
10. Resultados esperados

A diversidade musical adentra as escolas naturalmente, através dos alunos que em suas vivencias trazem, sejam elas ouvindo radio, assistindo televisão, na internet, com os amigos, etc. Como professores devemos saber lidar com essa diversidade musical, principalmente no Brasil onde em cada região é possível observar diferentes manifestações musicais.
A utilização de práticas percussivas através de diferentes ritmos musicais possibilitará diversas habilidades musicais e extramusicais, ao permitir um novo olhar para a diversidade da música brasileira, suas influências e contribuições culturais para a sociedade. Espera-se que a partir desta diversidade, os alunos possam estabelecer diálogos entre diferentes universos musicais, para que se estabeleçam ensinos e aprendizagens coerentes, que sejam abrangentes e diversificados ao contemplar a realidade social que cada um traz para a escola.

11. Referências bibliográficas

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