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Pibid de Musica - UEFS (1 de 9)

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Projeto 2: Colégio Assis Chateaubriand (diversidade e valorização da cultura afro-brasileira)


Projeto Cultura Afro-Brasileira:

Da Bossa Nova ao Pagode


Bolsistas: Robson Cardoso, Mêncio Pereira, Gilmar Souza, Roque Júnior, Thiago Carvalho, e Marcel Torres
Professora Supervisora: Eliade Ramos
Coordenadora de Área: Simone Braga 

1. Apresentação

O Brasil é um país que possui uma grande diversidade rítmica por ter sido construído a partir da mistura de muitas culturas desde a sua descoberta em 1.500. Povos africanos, holandeses, portugueses, entre outros, juntamente com os indígenas (nativos), fizeram parte dessa grande amálgama musical que nós somos. Dentre as influências da cultura musical brasileira há de se notar a forte presença da cultura africana em vários gêneros musicais.
Diante desse cenário, o projeto Cultura Afro-Brasileira: Da Bossa Nova ao Pagode surge como uma proposta de educação musical para ampliação do acesso musical discente, sobretudo, de gêneros influenciados pela cultura afro.

2. Justificativa

Há três motivos para a execução deste projeto: 1) influências afro na cultura brasileira; 2) execução da Lei 11.645/08; 3) gêneros familiares discentes.
 Haja vista que o Brasil tem 53,27% da sua população que auto declarada negra e que no Estado da Bahia esse número cresce para 78,8%, faz-se necessário a valorização das influências culturais dos povos afro-brasileiros na escola.  Além dessa constatação, a Lei 11.645/08 assegura a inclusão da história e da cultura afro-brasileiras em todo o âmbito do currículo escolar. A referida lei ainda enfatiza que esses conteúdos devem ser ministrados especialmente dentro dos componentes Artes, História e Literatura. Além disso, os gêneros musicais trabalhados no projeto são representativos do contexto musical vivenciado pelos alunos e as abordagens sugeridas sanam a necessidade de conhecer as origens e os desdobramentos de sua própria cultura.

3. Objetivos

Das atividades e conteúdos desenvolvidos pretende-se alcançar os seguintes objetivos:
3.1. Utilizar a diversidade musical como principal ferramenta de abordagem para o ensino de música;
3.2. Explorar as várias vertentes e influências, passando pelos seus principais ícones e suas contribuições para a cultura brasileira de gêneros musicais de origem afro-brasileira;
3.3. Desenvolver a percepção e consciência ecológica através da construção de instrumentos musicais a partir de materiais recicláveis como: garrafas PET e baldes plásticos;
3.4. Desenvolver atividades musicais variadas, tendo como referência o Modelo C.(L).A.(S).P, para envolver de forma homogênea os alunos;
3.5. Explorar conteúdos musicais dos gêneros abordados a exemplo de células rítmicas, fórmulas de compassos e variações do gênero;
3.6. Desenvolver a criticidade e a sensibilidade musical com um entendimento epistemológico da origem, influências e características do gênero trabalhado.

4. Fundamentação

É condição fundamental para o bom exercício de qualquer profissão que as práticas realizadas estejam ancoradas em alguma concepção teórica e, no exercício da docência não seria diferente. Em relação ao ensino de música, especificamente, Del-Ben (2011) destaca três princípios que podem nortear a organização do ensino de música no contexto da escola: 1) os conteúdos a serem trabalhados; 2) os objetivos finais da aprendizagem; 3) os eixos a partir dos quais devem ser realizadas as atividades de professores e alunos.
Citando Xavier (2000) a autora defende que o planejamento deve ser feito a partir da vivência, das experiências e dos interesses dos alunos buscando “abordagens que permitam aproximar a escola e a vida” (DEL-BEN, 2011, p. 26). Para atingir esse objetivo Del-Ben sugere a abordagem da Pedagogia de Projeto e traz Burnier (2001) para enfatizar que a sua utilização necessita de um acompanhamento cuidadoso por parte do professor para que a prática do ensino busque a aquisição de competências por parte dos alunos sem deixar de lado os conteúdos e a fundamentação científica.
A argumentação da autora mostra que esta abordagem pode ajudar a propiciar uma aprendizagem musical significativa aos alunos, pois a mesma, além de buscar articular a prática com a teoria, ajuda a realizar atividades que não pareçam desconectadas umas das outras, além de propor que estejam ligadas a aspectos presentes na vida desses alunos. Quanto a estes aspectos do cotidiano dos alunos, percebesse que a iniciativa do projeto busca partir de um interesse em comum e um conhecimento já existente na turma e que, a partir disso, é que se desenvolvem os conteúdos musicais. Ou seja, a Pedagogia de Projetos pode ajudar a realização de um ensino contextualizado com a vivência dos alunos e com concepções pedagógicas musicais, a exemplo do projeto apresentado, intitulado Cultura Afro-Brasileira: Da Bossa Nova ao Pagode.
Em concordância com as sugestões de Del-Ben (2011) nas formas de organização do ensino de música, o presente projeto a ser desenvolvido no Centro Integrado de Educação Assis Chateaubriand, com alunos das séries, adotou três eixos para a sua elaboração e execução, a saber: 1) construção de instrumentos musicais com materiais recicláveis; 2) exploração da diversidade da música afro-brasileira; 3) atividades musicais variadas, a exemplo da apreciação e execução, contempladas no Modelo C.(L).A.(S).P. de Swanwick.
Os eixos terão como temática integradora gêneros musicais de origem afro-brasileiros. Por meio destes gêneros buscam-se criar novas articulações com a vivência dos alunos nas mais variadas formas, execuções, timbres, melodias e ritmos, a exemplo do pagode, ao possibilitar uma ampliação de acesso a novos gêneros como samba, bossa nova, reggae, samba reggae, entre outros.

4.1. Sobre os eixos

Em 1979, Swanwick criou o modelo C.(L).A.(S).P. com a premissa de integrar elementos fundamentais para o fazer musical a exemplo da composição, apreciação e execução, complementados com elementos considerados auxiliares que são a “aquisição de habilidades” (técnica) e os “estudos acadêmicos” (literatura) onde-s busca-se o equilíbrio qualitativo entre todos esses elementos para articular com à efetividade no aprendizado musical.  Segundo esse autor, a composição, a apreciação e a execução envolvem os processos psicológicos do jogo imaginativo, da imitação e do domínio.
Em si tratando de apreciação musical, podemos entendê-la não somente como um simples meio de outras atividades musicais acontecerem ou como mera contemplação, mas como uma forma de ampliação das possibilidades de ideias musicais discentes. Já a execução (a qual é colocada em diversas situações muitas vezes como a técnica pura) dentro do contexto da educação musical abrangente, é fundamental para dar o sentido musical, pois ela engloba a técnica (complexa ou não) e também a expressão.
Quanto a construção de instrumentos com materiais recicláveis, Lorezon (2013, p. 11) no seu texto intitulado “ReciclaMusicando: Práticas musicais através de instrumentos construídos de material reciclado”, colhe um importante depoimento de um professor de música que trabalha com instrumentos alternativos, confirmando a importância desse recurso e seu alcance:
Segundo Cândido, o aluno, ao ver que o instrumento que ele mesmo fez está sendo executado juntamente com instrumentos musicais convencionais, sente-se valorizado, pois percebe que aquilo que ele produz através da reciclagem também é arte, também é música.

4.2. Sobre as atividades

A construção de instrumentos com material alternativo revela-se como uma atividade significativa nas aulas de música, com quase que total acessibilidade por parte dos discentes, pelo baixo custo agregado e pelo processo de conscientização ecológica atrelada à iniciação musical. A partir dos instrumentos confeccionados amplia-se a utilização das atividades de apreciação e execução musicais. Outra atividade em questão é a exploração da diversidade da música afro-brasileira tendo como pontos de partida gêneros familiares aos alunos.
É na escola que se manifesta de forma acentuada toda e qualquer diversidade, inclusive a musical, com forma e gêneros mais variados. Por isso o docente precisa ser sensível para contextualizar não só a musica, mas também fatores como, etnia, orientação sexual, religião, situação econômica e “considerar diversidade como elemento intrínseco ao homem, que tem impacto direto em suas relações com a natureza e com a cultura” (QUEIROZ,  2011, pag. 17), constituindo a escola um lugar plural e complexo, um lugar de confrontos e disputas, mas também um lugar de diálogos e interações” (QUEIROZ, 2011, pag. 18).
Quanto à etnia, é pertinente vivenciar a música com fortes influências da cultura afro-brasileira, com base na Lei 11.645/08, à qual se refere à obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena nas instituições escolares de ensino fundamental e médio, abordando sua história, suas diversas transformações ocorridas durante o tempo e os reflexos presentes na diversidade da música brasileira. 
Desta diversidade musical, se percorrermos o nosso país de Norte a Sul, de Leste a Oeste, ficaremos sensibilizados com a riqueza musical do povo brasileiro. Gêneros como a Bossa Nova, o Reggae, Samba Reggae, com todas as suas peculiaridades, riqueza de letras e interpretações nos dá um leque de opções para serem explorados em sala de aula. Levando em conta a vivência, o cotidiano dos alunos, já que mesmo que em menor grau, podemos afirmar que esses gêneros musicais, por serem brasileiros, estão presentes no dia-a-dia de nossas crianças e jovens, contudo, alguns precisam ser potencializados. Nesta direção, o projeto buscou potencializar e ampliar o acesso a alguns gêneros afro-brasileiros. Nesta perspectiva, a ampliação foi almejada através da variedade de atividades, a exemplo da construção de instrumentos e as extraídas do modelo C.(L).A.(S).P.

5. Planejamento: aulas desenvolvidas (cronograma, repertórios e atividades)

5.1. Cronograma
17- 09-13: A história da Bossa Nova - Apreciação musical – Vinícius de Moraes
24-09-13: Sarau – Vinícius de Moraes -Sensibilização dos alunos, a partir da obra de Vinícius de Moraes;
01-10-13: Introdução à aula de construção de instrumento- Demonstração através de vídeo, de como é possível a construção de instrumento, a partir de material reciclável.
08-10-13: Oficina sobre construção de instrumento com material reciclável.
19-10-13: Primeira apresentação dos alunos com os instrumentos musicais alternativos – Participação no projeto de leitura da escola “100 anos de Vinícius de Moraes”.
22-10-13: A História do Reggae – Teoria e apreciação musical
05-11-13: A História do Samba-reggae – Teoria e apreciação musical
12-11-13: A história do Axé – Teoria e apreciação musical
19 -11-13: A história do Pagode – Teoria e apreciação musical
26 -11- 13: Ensaio para a apresentação musical – Culminância do Projeto “ Cultura Afro-brasileira: Da Bossa nova ao Pagode”.
03-11-13: Culminância do projeto – “Cultura Afro-brasileira: Da Bossa Nova ao Reggae”.

5.2. Planos de aula

Aula 1 – Oficina de construção de instrumentos
1. Objetivo – Construir e vivenciar parâmetros musicais por meio de instrumentos alternativos;
2.  Conteúdos – instrumentos musicais/organologia e parâmetros musicais;
3. Atividades – construção de instrumentos; vivências musicais; discussão sobre organologia e instrumentos musicais;
4.     Metodologia -
- Construção de instrumentos
- Discussão dos instrumentos e classificação (organologia);
- Experimentação musical: explorar parâmetros musicais;
- Avaliação – verificar a participação dos estudantes
- Recursos – material dos instrumentos.

Aula 2 – Bossa Nova
5.     Objetivo – Apresentar a Bossa Nova: sua importância história, precursores e características musicais;
6.     Conteúdos – gênero bossa nova, características musicais do gênero, música Samba da Benção;
7.     Atividades – apreciação musical, discussão e contextualização da música, leitura de texto e mapeamento das características do gênero;
8.     Metodologia -
- Apresentação musical: Samba da benção (Vinicius de Moraes)
A partir dessa música explorar os aspectos da Bossa Nova
      - Discussão acerca da Bossa Nova
·        Levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos. O que conhecemos da Bossa Nova? Quais as músicas e artistas que conhecemos que se enquadram nessa definição? Quais as características desse gênero?
      - Levantamento de características musicais da Bossa Nova
      - Experimentação musical
·        Após a todas as atividades propostas, deve-se voltar a executar o Samba da Benção explicitando as caraterísticas da Bossa Nova.
9.     Avaliação – verificar a participação dos estudantes
10.   Recursos - Textos impressos, violão, pandeiro, caixa de som, cabos, data show.

Aula 3: Reggae
1. Objetivo – Desenvolver com os alunos o conhecimento acerca do estilo musical Reggae difundido por Bob Marley;
2.     Conteúdos – Breve contexto histórico, principais representantes do gênero, Reggae no Brasil: influências, célula rítmica do reggae;
3.     Atividades – apreciação musical, apresentação e contextualização do gênero e execução de um Reggae;
4.    Metodologia –
- Exposição do tema com apresentação de slides e vídeos;
- Execução de uma música com a célula rítmica do Reggae com instrumentos confeccionados a partir de materiais recicláveis.
5.     Avaliação – verificar a execução musical dos alunos
6.     Recursos – Vídeos e slides, violão, teclado, caixa de som, cabos, data show e instrumentos musicais recicláveis;
7.    Referências -

FERNANDES, Adriana. As transformações do reggae jamaicano no brasil: o caso do xote nordestino. In: Revista Brasileira do Caribe, vol. VII, núm. 14, pp. 471-482,Universidade Federal de Goiás, Brasil, 2007.

Aula 4: Samba Reggae
1.    Objetivo – Apresentar o gênero: sua importância história, precursores e características musicais;
2.    Conteúdos – Contexto histórico, influências diversas para o surgimento do Samba-Reggae;
1.    Atividades – apreciação musical, apresentação e contextualização do gênero e execução de um Samba Reggae;
2.    Metodologia –
- Abordar o processo de criação do Gênero, articulando com o gênero apresentado anteriormente (reggae), contextualizando a história acerca da fusão dos gêneros Samba e Reggae;
- Apreciação de vídeos e slides destacando características musicais;
- Execução de uma música com instrumentos confeccionados a partir de materiais recicláveis;
3.    Avaliação - verificar a participação e execução musical dos alunos
4.    Recursos – Vídeos e slides, violão, teclado, caixa de som, cabos, data show e instrumentos musicais recicláveis;
5.    Referências -
GUERREIRO, Goli: Samba Reggae, um ritmo atlântico: a invenção do gênero no meio musical de Salvador, Bahia. UNIFACS, Salvador, Bahia.

6. Culminância

O projeto Cultura Afro-Brasileira: Da Bossa Nova ao Pagode, que buscará incentivar os alunos a dar significado ao seu cotidiano musical e a valorizar, conhecer e entender outros gêneros musicais respeitando as diferenças entre os mesmos finalizará com a apresentação dos trabalhos das turmas para a escola, comunidade e os pais dos alunos, que, dessa forma, serão estimulados a perceberem o desenvolvimento de seus filhos.

7. Resultados esperados

Espera-se que os alunos desenvolvam uma maior compreensão musical a partir da diversidade de ritmos, utilizando dos gêneros existentes em nossa musica regional, com isso, aproximando com a cultura musical brasileira. A partir das atividades do projeto, espera-se também que as mesmas ajudem a ampliar o horizonte musical dos alunos, diminuindo o preconceito em relação aos vários gêneros musicais, além de desenvolver o respeito e a tolerância em aspectos como gênero, etnia e orientação sexual.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BRASIL. Lei nº 11.645. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. In: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm. Acesso em 15/11/13.

BURNIER, Suzana. Pedagogia das competências: conteúdos e métodos. Boletim Técnico do SENAC, Rio de Janeiro, v. 27, n.3, set./ dez., 2001. Disponível em: <http://www.senac. br/BTS/273/boltec273e.htm> Acesso em: 20 set. 2010

DEL-BEN, Luciana Marta. Música nas escolas. Salto para o futuro: Série educação musical escolar, 2011.

Fundação SEADE. Maior população negra do país. In: http://www.seade.gov.br/produtos/idr/download/populacao.pdf. Acesso em 15/11/13
LORENZON, Rodrigo Rosado. ReciclaMusicando: Práticas musicais através de instrumentos construídos de material reciclado. Porto Alegre, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Trabalho de conclusão de Curso de Especialização em Pedagogia da Arte, 2013.

Portal Brasil. Censo 2010 mostra as características da população brasileira In: http://www.brasil.gov.br/educacao/2012/07/censo-2010-mostra-as-diferencas-entre-caracteristicas-gerais-da-populacao-brasileira.  Acesso em 15/11/13.
QUEIROZ, Luiz Ricardo Silva. Diversidade musical e ensino de música. Salto para o futuro: Série educação musical escolar, 2011.

SWANWICK, Keith. Ensinando música musicalmente. Tradução de Alda Oliveira e Cristina Tourinho. São Paulo: Moderna, 2003.

XAVIER, Maria Luisa M. Introduzindo a questão do planejamento: globalização, interdisciplinaridade e integração curricular. In: XAVIER, Maria Luisa M.; DALLA ZEN, Maria Isabel (org.). Planejamento em destaque: análises menos convencionais. Porto Alegre: Mediação: 2000. p. 5-26.



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