Projeto Cultura Afro-Brasileira:
Da
Bossa Nova ao Pagode
Bolsistas: Robson Cardoso, Mêncio Pereira, Gilmar Souza, Roque Júnior, Thiago Carvalho, e Marcel Torres
Professora Supervisora: Eliade Ramos
Coordenadora de Área: Simone Braga
1. Apresentação
O Brasil é um
país que possui uma grande diversidade rítmica por ter sido construído a partir
da mistura de muitas culturas desde a sua descoberta em 1.500. Povos africanos,
holandeses, portugueses, entre outros, juntamente com os indígenas (nativos),
fizeram parte dessa grande amálgama musical que nós somos. Dentre as
influências da cultura musical brasileira há de se notar a forte presença da
cultura africana em vários gêneros musicais.
Diante
desse cenário, o projeto Cultura Afro-Brasileira: Da Bossa Nova ao Pagode surge
como uma proposta de educação musical para ampliação do acesso musical
discente, sobretudo, de gêneros influenciados pela cultura afro.
2.
Justificativa
Há três motivos para a execução
deste projeto: 1) influências afro na cultura brasileira; 2) execução da Lei
11.645/08; 3) gêneros familiares discentes.
Haja vista que o Brasil tem 53,27% da sua
população que auto declarada negra e que no Estado da Bahia esse número cresce
para 78,8%, faz-se necessário a valorização das influências culturais dos povos
afro-brasileiros na escola. Além dessa
constatação, a Lei 11.645/08 assegura a inclusão da história e da cultura
afro-brasileiras em todo o âmbito do currículo escolar. A referida lei ainda
enfatiza que esses conteúdos devem ser ministrados especialmente dentro dos
componentes Artes, História e Literatura. Além disso, os gêneros musicais
trabalhados no projeto são representativos do contexto musical vivenciado pelos
alunos e as abordagens sugeridas sanam a necessidade de conhecer as origens e
os desdobramentos de sua própria cultura.
3.
Objetivos
Das atividades e conteúdos
desenvolvidos pretende-se alcançar os seguintes objetivos:
3.1.
Utilizar a diversidade musical como principal ferramenta de abordagem para o
ensino de música;
3.2.
Explorar as várias vertentes e influências, passando pelos seus principais
ícones e suas contribuições para a cultura brasileira de gêneros musicais de
origem afro-brasileira;
3.3.
Desenvolver a percepção e consciência ecológica através da construção de
instrumentos musicais a partir de materiais recicláveis como: garrafas PET e
baldes plásticos;
3.4.
Desenvolver atividades musicais variadas, tendo como referência o Modelo
C.(L).A.(S).P, para envolver de forma homogênea os alunos;
3.5. Explorar conteúdos musicais dos gêneros
abordados a exemplo de células rítmicas, fórmulas de compassos e variações do
gênero;
3.6. Desenvolver a criticidade e a sensibilidade
musical com um entendimento epistemológico da origem, influências e
características do gênero trabalhado.
4.
Fundamentação
É condição fundamental para
o bom exercício de qualquer profissão que as práticas realizadas estejam
ancoradas em alguma concepção teórica e, no exercício da docência não seria
diferente. Em relação ao ensino de música, especificamente, Del-Ben (2011)
destaca três princípios que podem nortear a organização do ensino de música no
contexto da escola: 1) os conteúdos a serem trabalhados; 2) os objetivos finais
da aprendizagem; 3) os eixos a partir dos quais devem ser realizadas as
atividades de professores e alunos.
Citando Xavier (2000) a
autora defende que o planejamento deve ser feito a partir da vivência, das
experiências e dos interesses dos alunos buscando “abordagens que permitam aproximar
a escola e a vida” (DEL-BEN, 2011, p. 26). Para atingir esse objetivo Del-Ben
sugere a abordagem da Pedagogia de Projeto e traz Burnier (2001) para enfatizar
que a sua utilização necessita de um acompanhamento cuidadoso por parte do
professor para que a prática do ensino busque a aquisição de competências por
parte dos alunos sem deixar de lado os conteúdos e a fundamentação científica.
A argumentação da autora
mostra que esta abordagem pode ajudar a propiciar uma aprendizagem musical
significativa aos alunos, pois a mesma, além de buscar articular a prática com
a teoria, ajuda a realizar atividades que não pareçam desconectadas umas das
outras, além de propor que estejam ligadas a aspectos presentes na vida desses
alunos. Quanto a estes aspectos do cotidiano dos alunos, percebesse que a
iniciativa do projeto busca partir de um interesse em comum e um conhecimento
já existente na turma e que, a partir disso, é que se desenvolvem os conteúdos
musicais. Ou seja, a Pedagogia de Projetos pode ajudar a realização de um
ensino contextualizado com a vivência dos alunos e com concepções pedagógicas
musicais, a exemplo do projeto apresentado, intitulado Cultura Afro-Brasileira: Da Bossa Nova ao Pagode.
Em concordância com as
sugestões de Del-Ben (2011) nas formas de organização do ensino de música, o
presente projeto a ser desenvolvido no Centro Integrado de Educação Assis
Chateaubriand, com alunos das séries, adotou três eixos para a sua elaboração e
execução, a saber: 1) construção de instrumentos musicais com materiais
recicláveis; 2) exploração da diversidade da música afro-brasileira; 3)
atividades musicais variadas, a exemplo da apreciação e execução, contempladas
no Modelo C.(L).A.(S).P. de Swanwick.
Os eixos terão como temática
integradora gêneros musicais de origem afro-brasileiros. Por meio destes
gêneros buscam-se criar novas articulações
com a vivência dos alunos nas mais variadas formas, execuções,
timbres, melodias e ritmos, a exemplo do pagode, ao possibilitar uma ampliação
de acesso a novos gêneros como samba, bossa nova, reggae, samba reggae, entre
outros.
4.1.
Sobre os eixos
Em 1979, Swanwick criou o
modelo C.(L).A.(S).P. com a premissa de integrar elementos fundamentais para o
fazer musical a exemplo da composição, apreciação e execução, complementados
com elementos considerados auxiliares que são a “aquisição de habilidades”
(técnica) e os “estudos acadêmicos” (literatura) onde-s busca-se o equilíbrio
qualitativo entre todos esses elementos para articular com à efetividade no
aprendizado musical. Segundo esse autor,
a composição, a apreciação e a execução envolvem os processos psicológicos do
jogo imaginativo, da imitação e do domínio.
Em si tratando de apreciação
musical, podemos entendê-la não somente como um simples meio de outras
atividades musicais acontecerem ou como mera contemplação, mas como uma forma
de ampliação das possibilidades de ideias musicais discentes. Já a execução (a
qual é colocada em diversas situações muitas vezes como a técnica pura) dentro
do contexto da educação musical abrangente, é fundamental para dar o sentido
musical, pois ela engloba a técnica (complexa ou não) e também a expressão.
Quanto a construção de
instrumentos com materiais recicláveis, Lorezon (2013, p. 11) no seu texto
intitulado “ReciclaMusicando: Práticas musicais através de instrumentos
construídos de material reciclado”, colhe um importante depoimento de um
professor de música que trabalha com instrumentos alternativos, confirmando a
importância desse recurso e seu alcance:
Segundo Cândido, o
aluno, ao ver que o instrumento que ele mesmo fez está sendo executado
juntamente com instrumentos musicais convencionais, sente-se valorizado, pois
percebe que aquilo que ele produz através da reciclagem também é arte, também é
música.
4.2. Sobre as atividades
A construção de instrumentos
com material alternativo revela-se como uma atividade significativa nas aulas
de música, com quase que total acessibilidade por parte dos discentes, pelo
baixo custo agregado e pelo processo de conscientização ecológica atrelada à
iniciação musical. A partir dos instrumentos confeccionados amplia-se a
utilização das atividades de apreciação e execução musicais. Outra atividade em
questão é a exploração da diversidade da música afro-brasileira tendo como
pontos de partida gêneros familiares aos alunos.
É na escola que se manifesta de
forma acentuada toda e qualquer diversidade, inclusive a musical, com forma e
gêneros mais variados. Por isso o
docente precisa ser sensível para contextualizar não só a musica, mas
também fatores como, etnia, orientação sexual, religião, situação econômica
e “considerar diversidade como
elemento intrínseco ao homem, que tem impacto direto em suas relações com a
natureza e com a cultura” (QUEIROZ, 2011, pag. 17), constituindo a “escola um lugar plural e complexo, um lugar
de confrontos e disputas, mas também um lugar de diálogos e interações”
(QUEIROZ, 2011, pag. 18).
Quanto à
etnia, é pertinente vivenciar a música com fortes
influências da cultura afro-brasileira, com base na Lei 11.645/08, à qual se refere à
obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena nas
instituições escolares de ensino fundamental e médio, abordando sua história, suas diversas transformações
ocorridas durante o tempo e os reflexos presentes na diversidade da música
brasileira.
Desta diversidade musical, se percorrermos o nosso país de Norte a
Sul, de Leste a Oeste, ficaremos sensibilizados com a riqueza musical do povo
brasileiro. Gêneros como a Bossa Nova, o Reggae, Samba Reggae, com todas as suas
peculiaridades, riqueza de letras e interpretações nos dá um leque de opções
para serem explorados em sala de aula. Levando em conta a vivência, o cotidiano
dos alunos, já que mesmo que em menor grau, podemos afirmar que esses gêneros
musicais, por serem brasileiros, estão presentes no dia-a-dia de nossas
crianças e jovens, contudo, alguns precisam ser potencializados. Nesta direção,
o projeto buscou potencializar e ampliar o acesso a alguns gêneros
afro-brasileiros. Nesta
perspectiva, a ampliação foi almejada através da variedade de
atividades, a exemplo da construção de instrumentos e as extraídas do modelo
C.(L).A.(S).P.
5. Planejamento: aulas desenvolvidas
(cronograma, repertórios e atividades)
5.1.
Cronograma
17- 09-13: A história da Bossa Nova - Apreciação
musical – Vinícius de Moraes
24-09-13: Sarau – Vinícius de Moraes
-Sensibilização dos alunos, a partir da obra de Vinícius de Moraes;
01-10-13: Introdução à aula de construção de
instrumento- Demonstração através de vídeo, de como é possível a construção de
instrumento, a partir de material reciclável.
08-10-13: Oficina sobre construção de
instrumento com material reciclável.
19-10-13: Primeira apresentação dos alunos
com os instrumentos musicais alternativos – Participação no projeto de leitura
da escola “100 anos de Vinícius de Moraes”.
22-10-13: A História do Reggae – Teoria e
apreciação musical
05-11-13: A História do Samba-reggae – Teoria
e apreciação musical
12-11-13: A história do Axé – Teoria e
apreciação musical
19 -11-13: A história do Pagode – Teoria e
apreciação musical
26 -11- 13: Ensaio para a apresentação
musical – Culminância do Projeto “ Cultura Afro-brasileira: Da Bossa nova ao
Pagode”.
03-11-13: Culminância do projeto – “Cultura
Afro-brasileira: Da Bossa Nova ao Reggae”.
5.2.
Planos de aula
Aula
1 – Oficina de construção de instrumentos
1. Objetivo – Construir e vivenciar parâmetros musicais
por meio de instrumentos alternativos;
2. Conteúdos – instrumentos musicais/organologia e
parâmetros musicais;
3. Atividades – construção de instrumentos; vivências
musicais; discussão sobre organologia e instrumentos musicais;
4.
Metodologia -
- Construção de instrumentos
- Discussão dos instrumentos e classificação (organologia);
- Experimentação musical: explorar parâmetros musicais;
- Avaliação – verificar a participação dos estudantes
- Recursos – material dos instrumentos.
Aula
2 – Bossa Nova
5.
Objetivo – Apresentar a Bossa Nova: sua importância
história, precursores e características musicais;
6.
Conteúdos – gênero bossa nova, características
musicais do gênero, música Samba da Benção;
7.
Atividades – apreciação musical, discussão e
contextualização da música, leitura de texto e mapeamento das características
do gênero;
8.
Metodologia -
- Apresentação musical: Samba da benção (Vinicius de Moraes)
A partir dessa música explorar os aspectos da Bossa Nova
- Discussão acerca da Bossa
Nova
·
Levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos. O que conhecemos da Bossa Nova? Quais as
músicas e artistas que conhecemos que se enquadram nessa definição? Quais as
características desse gênero?
- Levantamento de características
musicais da Bossa Nova
- Experimentação musical
·
Após a todas as atividades propostas, deve-se voltar a
executar o Samba da Benção explicitando as caraterísticas da Bossa Nova.
9.
Avaliação – verificar a participação dos estudantes
10. Recursos - Textos impressos, violão, pandeiro, caixa
de som, cabos, data show.
Aula 3: Reggae
1. Objetivo – Desenvolver com os alunos o conhecimento
acerca do estilo musical Reggae
difundido por Bob Marley;
2.
Conteúdos – Breve contexto histórico,
principais representantes do gênero, Reggae
no Brasil: influências, célula rítmica do reggae;
3.
Atividades – apreciação musical, apresentação e
contextualização do gênero e execução de um Reggae;
4. Metodologia
–
- Exposição do tema
com apresentação de slides e vídeos;
- Execução de uma música com a célula rítmica
do Reggae com instrumentos
confeccionados a partir de materiais recicláveis.
5.
Avaliação – verificar a execução musical dos alunos
6.
Recursos – Vídeos e slides, violão, teclado, caixa de
som, cabos, data show e instrumentos musicais recicláveis;
7.
Referências -
FERNANDES,
Adriana. As transformações do reggae
jamaicano no brasil: o caso do xote nordestino. In: Revista Brasileira do
Caribe, vol. VII, núm. 14, pp. 471-482,Universidade Federal de Goiás,
Brasil, 2007.
Aula 4: Samba Reggae
1.
Objetivo – Apresentar o gênero: sua
importância história, precursores e características musicais;
2.
Conteúdos – Contexto histórico, influências
diversas para o surgimento do Samba-Reggae;
1.
Atividades – apreciação musical, apresentação
e contextualização do gênero e execução de um Samba Reggae;
2.
Metodologia –
- Abordar o processo de criação do Gênero,
articulando com o gênero apresentado anteriormente (reggae), contextualizando a história acerca da fusão dos gêneros
Samba e Reggae;
- Apreciação de vídeos e slides destacando
características musicais;
- Execução de uma música com instrumentos
confeccionados a partir de materiais recicláveis;
3. Avaliação
- verificar a participação e execução musical dos alunos
4. Recursos
– Vídeos e slides, violão, teclado, caixa de som, cabos, data show e
instrumentos musicais recicláveis;
5.
Referências -
GUERREIRO,
Goli: Samba Reggae, um ritmo atlântico: a
invenção do gênero no meio musical de Salvador, Bahia. UNIFACS, Salvador, Bahia.
6.
Culminância
O projeto
Cultura Afro-Brasileira: Da Bossa Nova ao Pagode, que buscará incentivar os
alunos a dar significado ao seu cotidiano musical e a valorizar, conhecer e
entender outros gêneros musicais respeitando as diferenças entre os mesmos finalizará com a apresentação dos
trabalhos das turmas para a escola, comunidade e os pais dos alunos, que, dessa
forma, serão estimulados a perceberem o desenvolvimento de seus filhos.
7. Resultados
esperados
Espera-se
que os alunos desenvolvam uma maior compreensão musical a partir da diversidade
de ritmos, utilizando dos gêneros existentes em nossa musica regional, com
isso, aproximando com a cultura musical brasileira. A partir das atividades do
projeto, espera-se também que as mesmas ajudem a
ampliar o horizonte musical dos alunos, diminuindo o preconceito em relação aos
vários gêneros musicais, além de desenvolver o respeito e a tolerância em
aspectos como gênero, etnia e orientação sexual.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL. Lei nº 11.645. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de
1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que
estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no
currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e
Cultura Afro-Brasileira e Indígena. In:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm. Acesso
em 15/11/13.
BURNIER, Suzana. Pedagogia das competências: conteúdos e
métodos. Boletim Técnico do SENAC, Rio de Janeiro, v. 27, n.3,
set./ dez., 2001. Disponível em: <http://www.senac.
br/BTS/273/boltec273e.htm> Acesso em: 20 set. 2010
DEL-BEN,
Luciana Marta. Música nas escolas.
Salto para o futuro: Série educação musical escolar, 2011.
Fundação SEADE. Maior população negra do país. In:
http://www.seade.gov.br/produtos/idr/download/populacao.pdf. Acesso em 15/11/13
LORENZON,
Rodrigo Rosado. ReciclaMusicando:
Práticas musicais através de instrumentos construídos de material reciclado. Porto
Alegre, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Trabalho de conclusão de
Curso de Especialização em Pedagogia da Arte, 2013.
Portal Brasil. Censo 2010 mostra as características da
população brasileira In:
http://www.brasil.gov.br/educacao/2012/07/censo-2010-mostra-as-diferencas-entre-caracteristicas-gerais-da-populacao-brasileira. Acesso em 15/11/13.
QUEIROZ, Luiz Ricardo Silva. Diversidade
musical e ensino de música. Salto para o
futuro: Série educação musical escolar, 2011.
SWANWICK, Keith. Ensinando
música musicalmente. Tradução de Alda Oliveira e Cristina Tourinho. São
Paulo: Moderna, 2003.
XAVIER, Maria Luisa M. Introduzindo a questão do
planejamento: globalização, interdisciplinaridade e integração curricular. In:
XAVIER, Maria Luisa M.; DALLA ZEN, Maria Isabel (org.). Planejamento em destaque:
análises menos convencionais. Porto Alegre: Mediação: 2000. p. 5-26.
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