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Pibid de Musica - UEFS (1 de 9)

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Projeto 1: Colégio Modelo (diversidade, acesso e ampliação musical discente)


Do vinil ao MP4: 
ouvindo, cantando e tocando a história do Brasil através da música


Bolsistas: Amós Oliveira, Djones Miranda, Luana Reis, José Anailton Carneiro, Leones Nascimento, Edleide Farias da Silva.
Supervisora: Sandra Sandes
Coordenadora de Área: Simone Braga
Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães
Feira de Santana, Bahia


Apresentação

Um dos desafios de tornar-se professor é vivenciar experiências e práticas docentes que contribuirão para a sua profissionalização no ensino. O que poderíamos considerar como ponto primordial na experiência de quem pretende ensinar? Certamente seria o contato com o ambiente escolar e com os educandos. Neste sentido, atividades pertencentes ao curso de Licenciatura em Música da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), a exemplo do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), relatadas neste projeto, vem sendo utilizadas como forma de promover experiências e possibilitar o contato dos estudantes de licenciatura com as escolas públicas locais, através da elaboração e execução de projetos pedagógicos para o ensino da música na escola. Mas o que deve ser contemplado nestes projetos?
Ao futuro professor, cabe um olhar cuidado não apenas com as especificidades da área de conhecimento (música), mas estar atento a paradigmas atuais que dizem respeito à diversidade, ao contribuir com a valorização e potencialização de uma sociedade diversificada, ao trabalhar o respeito pelo diferente e pela diversidade. Desta forma, a base para a elaboração deste projeto é a valorização da música enquanto área de conhecimento, a diversidade presente na escola e os sujeitos envolvidos, sobretudo, no que se refere a aspectos sócio-culturais que cada indivíduo traz consigo, determinando usos e funções tornando única em épocas e lugares, a exemplo da música brasileira das décadas de 1960 a 1980.
Com o objetivo de apresentar e explorar a música popular brasileira produzida entre as décadas de 1960 aos anos 1980, mais especificamente os gêneros jovem guarda, tropicália e rock dos anos 80, este projeto tem por objetivo central aproximar os estudantes a esta diversidade de ritmos brasileiros a partir da apreciação musical. O projeto será desenvolvido com turmas da série 1ª Ano, com a faixa etária entre 14 a 18 anos, no Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães, de Agosto a Dezembro de 2013.

Justificativa

Um dos objetivos da elaboração de projetos pedagógicos é o de ressignificar os conteúdos a serem desenvolvidos articulando com a realidade escolar e o contexto ao qual os alunos estão imersos. É importante ao aluno entender que este contexto é um reflexo da história cultural a que faz parte, logo, é interessante que este conheça a sua história para que compreenda e valorize a diversidade existente na sua realidade social. Neste sentido, estudar gêneros e períodos brasileiros característicos da música popular, a exemplo da produção musical popular brasileira das décadas de 1960 a 1980, é uma forma de conhecer a histórica cultural brasileira, para compreensão da diversidade inerente a mesma, além de ampliar o universo musical e a capacidade do desenvolvimento de um ouvir crítico.

Fundamentação: apreciando a diversidade de ritmos brasileiros

As diferenças existentes na sala de aula em vários aspectos: “[...] independente do componente curricular trabalhado, abarca fatores econômicos, étnicos, religiosos, sexuais, artísticos, entre tantos outros” (QUEIROZ, 2011, p. 101), devem ser abordadas e utilizadas como fio condutor dos conteúdos a serem desenvolvidos.  Quanto à diversidade musical (FINNEGAN, 1989, p. 31) afirma que “[...] os mundos musicais são distintos não apenas por seus estilos diferentes, mas também por outras convenções sociais: as pessoas que tomam parte deles, seus valores, suas compreensões e práticas compartilhadas, modos de produção e distribuição, e a organização social de suas atividades musicais”. Nesta perspectiva, um dos caminhos que o professor deve seguir é explorar a diversidade de músicas, não apenas as que estão relacionadas ao universo musical trazido pelos alunos, mas inserir músicas que estão fora do cotidiano discente, para ampliação ou transformação do universo musical dos mesmos. Para tanto, é necessário aproximar os alunos a este universo musical. Uma das formas de aproximação é por meio da audição.
A música é um fenômeno sonoro e a audição é o principal meio de abordá-la. Sendo este o meio pelo qual respondemos e reagimos à música, seja um leigo ou músico profissional, a audição musical encontra-se presente resultando em uma experiência musical ativa que nos proporciona a maravilhosa experiência estética. Todavia, a audição de músicas é uma atividade complexa. A forma como se sente a música é sempre muito particular. Muitos acompanham a pulsação da música, outros as ouvem de acordo com seu estado de humor, outros observam a sequência de notas da melodia e outros ainda ouvem pelo simples prazer. Todas estas formas de ouvir e se comportar diante do estímulo musical são formas de apreciar música e sons. Mas, afinal, o que é apreciação musical?
Para o educador inglês Swanwick (2003, p. 15) a apreciação musical trata-se de uma atividade extremamente necessária para a formação musical do indivíduo. Nesse sentido, o autor coloca a música como discurso que “significativamente promove e enriquece nossa compreensão sobre nós mesmos e sobre o mundo” e estabelece a relação entre música e a apreciação por meio do “significado”. Já Bastião, citando o Dicionário de Música de Harvard conceitua apreciação musical como “um tipo de treinamento musical planejado para desenvolver a habilidade para ouvir música inteligentemente”. Desta forma, entendemos que apreciar música exige uma atividade de escuta ativa, que funcionaria para destrinchá-la e entendê-la como um todo, tanto na esfera de elementos estruturantes da música, a elementos afetivos e revisão histórica.
Neste enfoque, a atividade de escuta pode ser feita junto com a abordagem de elementos estruturantes básicos da música (ritmo, altura, timbre, harmonia, forma etc) por meio da identificação destes elementos dentro da audição musical. Em seguida, as qualidades expressivas e as observações particulares de cada ouvinte devem ser enfatizadas. E por fim, através da revisão histórica, os estudantes devem ser instigados a compreender o contexto histórico em que a música está inserida, passando a relacionar a obra artística com o período em que foi criada, articulando com a política e temas da sociedade na época.
Assim, ao abordar os gêneros bossa nova, jovem guarda, tropicália e rock dos anos 80, por meio da apreciação, deve dotar o estudante de parâmetros para que ele possa ter uma visão mais holística do que ouve e fazê-lo “degustar” a música de forma mais estética e profundar. A tarefa do professor pode ser procurar novas maneiras de desenvolver atividades de escuta mais amplas, com repertórios que sejam interessantes aos alunos, que abarquem uma maior quantidade de gêneros musicais e torne o aprendizado musical prazeroso e significativo. Todavia, apreciar música não é sempre “ouvir quieto”. Para que muitos conceitos que são trabalhados nesta atividade façam sentido a eles, é preciso fazer com que estes tenham referência com a vida e o cotidiano. Bastião (2003, p. 42) nos diz que:
Não podemos ensinar o conceito ritmo, por exemplo, sem vivenciá-lo de uma forma expressiva com movimentos corporais, sem entoar uma canção ou explorar um instrumento, sem ouvir uma melodia marcando a pulsação e padrões rítmicos, sem estabelecer relações entre diferentes durações, sem nos envolver com a música e expressar nossas emoções […]

É preciso provocar panoramas imaginários como forma de materializar e dar significação ao abstrato da música. Devemos então pensar na apreciação musical inserindo atividades que envolvam os estudantes de forma física ou imaginária, por meio da execução e criação, a exemplo das atividades apresentadas neste projeto.

Objetivos

São objetivos a serem alcançados por meio deste projeto:
1)      Objetivo geral: apresentar e explorar a música popular brasileira produzida entre as décadas de 1960 aos anos 1980, mais especificamente os gêneros jovem guarda, tropicália e rock dos anos 80.
2)      Objetivos específicos:
1.      Ampliar o universo musical dos alunos;
2.      Apresentar um recorte da história cultural brasileira através da música;
3.      Desenvolver uma escuta discente crítica;
4.      Desenvolver atividades de apreciação;
5.      Complementar a apreciação musical com atividades de execução e criação musical.

Metodologia

Para trabalhar a diversidade musical em sala de aula deve-se planejar, elaborar e fazer atividades que possam instigar o interesse dos alunos. Neste sentido, serão considerados o aproveitamento da vivência musical dos alunos, a utilização de ritmos brasileiros, através da jovem guarda, tropicália e rock dos anos 80 e práticas de atividades corporais e vocais. O ponto de partida será a apreciação, visto que o ouvir é a base da construção de qualquer conhecimento musical. Contudo, esta será ampliada e complementada por atividades de interpretação/execução e criação musical, abordando instrumentos, células ritmicas, linhas melódicas, voz, entre outros assuntos. Com isso podem ser explorados vários aspectos musicais como sonoridades e timbres dos instrumentos, formas de cantar, padrões rítmicos, entre outros.
Além da vivência musical, nas aulas os estudantes aprenderão sobre os principais compositores/intérpretes, contextualização histórica, elementos estéticos, formação instrumental dos gêneros apresentados, entre outros. Porém, este projeto não se limita somente à sala de aula. Os estudantes se dividirão em grupo, escolhendo um gênero a qual devem realizar uma pesquisa, para confeccionar documentários sobre seu respectivo gênero. Além da pesquisa, o grupo deverá vivenciar o gênero pesquisado ao produzir uma performance com músicas do respectivo gênero. Para as performances os alunos serão motivados a vivenciar diferentes práticas musicais, por meio da execução, criação e improvisação. As performances serão montadas e produzidas em oficinas, conduzidas pelos bolsistas, em horário extraclasse, no contraturno ou após a aula.
Os documentários que conseguirem abordar todos os aspectos solicitados do gênero em questão (ver roteiro abaixo) serão socializados na culminância do projeto, juntamente com todas as performances produzidas, num evento que nomeamos Festival das Canções. Este movimentará todo o turno vespertino da escola, horário de funcionamento do subprojeto Musicando a Escola, visto que os demais estudantes, serão convidados a assistir as apresentações artísticas e documentários e, assim, será ampliada a vivência musical da comunidade escolar e a ampliação das ações do subprojeto.
Os documentários e as performances, apresentados no auditório do colégio, serão instrumentos avaliativos do desenvolvimento musical dos alunos. Para tanto, os mesmos receberam as seguintes orientações para a sua realização:
1) Roteiro para a confecção do documentário - orientações realizadas e acompanhamento da atividade pela professora supervisora: 1) aspectos a serem abordados: principais músicos e composições; locais onde o gênero foi desenvolvido; instrumentos utilizados; características musicais; contexto sócio-cultural da época; vestuário e costumes da época – o grupo terá a liberdade de escolher a forma de abordar tais aspectos como utilizar imagens acompanhadas de narração, uso apenas de imagens com legendas, encenação realizada pelos participantes, entre outros; 2) duração do documentário: máximo de 30 minutos; 3) os documentários devem ser entregues para a supervisão com uma semana de antecedência a data do Festival.
2) Roteiro para a execução da performance - orientações realizadas e acompanhamento da atividade pelos bolsistas: 1) fica a critério do grupo definir quem irá realizar a performance (pode ser todos ou apenas alguns); 2) o grupo deverá definir a tarefa de cada integrante e socializar com bolsista (performance musical, cenário, figurino, pesquisa de repertório, etc); 3) a performance deve envolver execução vocal, instrumental, percussiva e pode fazer uso de outras linguagens artísticas como dança, teatro, artes visuais, etc; 4) será avaliado figurino, concepção cênica, escolha do repertório, duração, prática musical e organização do grupo; 5) as performances não devem ultrapassar 15 minutos.
Enquanto as aulas acontecem, os bolsistas do subgrupo estarão realizando leituras sobre apreciação musical, diversidade musical e temas relacionados, com o objetivo de aperfeiçoar a prática das atividades em sala de aula e a sistematização das mesmas, por meio da elaboração deste projeto, além de orientar quanto a construção das performances.

Planejamento (conteúdos, repertórios e atividades)

Planos de aula
Aula 01: Breve panorama da música popular brasileira entre as décadas de 1960 a 1980
Conteúdos: Apreciação musical de alguns gêneros que marcaram a história da música brasileira entre os anos de 1960 e 1980, abordando os seguintes itens:
ü    Compositores;
ü    Principais cantores e intérpretes;
ü    Instrumentos utilizados;
ü    Características do período;
ü    Estilos musicais diversificados.
Objetivos:
ü  Perceber o conhecimento dos alunos no que se refere a estilos musicais a partir de uma atividade diagnóstica;
ü  Explorar e identificar elementos musicais como gêneros e parâmetros musicais;
ü  Apresentar breve panorama da música brasileira entre os anos de 1960 a 1980.
Duração: 50 minutos
Metodologia:
·         Selecionar várias músicas com estilos variados e promover um momento de apreciação.
·         Com o auxilio de uma atividade escrita (ver abaixo), os alunos irão ouvir as músicas e identificar os gêneros. Em seguida, promover discussão sobre elementos musicais trabalhados nas aulas anteriores (parâmetros e instrumentos musicais) articulando com os gêneros a serem trabalhados.

   
APRECIAÇÃO DA DIVERSIDADE MUSICAL BRASILEIRA

Gêneros Musicais

1 -  Bossa Nova   5 – Reggae         9 – Sertanejo de raíz        13 - Samba
2 - Chorinho        6 - Funck        10  - Sertanejo universitário  14 – Samba de roda
3 -  Frevo           7 - Forró pé de serra   11 -  Hip Hop             15  - Erudita 
4 - Baião            8 – Forró elétrico         12 -  Jovem Guarda   16 - Bolero


Identifique o gênero a que pertence cada uma das músicas que você ouviu, consultando o quadro de gêneros musicais. 
( 11   ) _HIP HOP.______________________________

( 08   )_FORRÓ ELÉTRICO______________________

(  02  ) __CHORINHO___________________________

( 09   )__SERTANEJO DE RAIZ___________________

( 05   ) __REGGAE______________________________

( 03   )_FREVO_________________________________

( 01   ) _BOSSA NOVA___________________________

( 13   )_SAMBA_________________________________

( 16   ) __BOLERO______________________________

(  12  )__JOVEM GUARDA________________________

( 07   ) __FORRÓ PÉ DE SERRA___________________

( 10   )___SERTANEJO UNIVERSITÁRIO____________

( 14   ) _SAMBA DE RODA________________________

( 06   )__FUNCK_________________________________

( 04   ) _BAIÃO__________________________________

(  15  )___MÚSICA ERUDITA_______________________

ESTIMATIVA DE ACERTOS
Alunos presentes na aula___________________
( 11   ) _HIP HOP.______________________________
( 08   )_FORRÓ ELÉTRICO_______________________
(  02  ) __CHORINHO____________________________
( 09   )__SERTANEJO DE RAIZ___________________
( 05   ) __REGGAE_______________________________
( 03   )_FREVO___________________________________
( 01   ) _BOSSA NOVA_____________________________
( 13   )_SAMBA___________________________________
( 16   ) __BOLERO_________________________________
(  12  )__JOVEM GUARDA___________________________
( 07   ) __FORRÓ PÉ DE SERRA______________________
( 10   )___SERTANEJO UNIVERSITÁRIO________________
( 14   ) _SAMBA DE RODA____________________________
( 06   )__FUNCK_____________________________________
( 04   ) _BAIÃO_______________________________________
(  15  )___MÚSICA ERUDITA___________________________

Recursos:
ü    Caixa de som;
ü    Computador;
ü    Data show;
ü    Atividade fotocopiada;
Atividades extracurricular:
ü  Definir os grupos para a performance dos gêneros que serão trabalhos, horários, datas dos ensaios e respectivos bolsistas responsáveis para a condução dos ensaios da preparação musical;
ü  Após definição das equipes, realizar sorteio dos gêneros musicais.

Aula 02: Jovem Guarda.
Conteúdo: Apreciação musical a partir do gênero Jovem Guarda, abordando os seguintes itens:
ü    Compositores;
ü    Principais cantores e intérpretes;
ü    Instrumentos utilizados;
ü    Características do período.
Objetivos:
ü  Identificar as mensagens contidas nas músicas da Jovem Guarda;
ü  Abordar características musicais do gênero;
ü  Contextualizar a música ao momento histórico da época.
Duração: 50 minutos
Metodologia:
·         Apresentação de um vídeo sobre alguns festivais da época.
·          Sondagem do conhecimento dos alunos e levá-los a refletir sobre a mensagem transmitida pela música.
·         Exploração do conteúdo das músicas (forma musical, versão, paródia, composição).
·         Orientação para que os alunos, a partir da apreciação das músicas, realizem anotações das próprias observações, levando em consideração o que foi discutido na sala.
Atividades extracurricular:
ü  Iniciar os ensaios dos grupos com a presença dos bolsistas responsáveis (leitura das orientações gerais);
ü  Orientações para escolha do repertório e realização da performance musical (verificar quem toca, canta ou compõe).

Atividade para casa:
Solicitar aos alunos que pesquisem a letra de uma música sugerida previamente e tragam na próxima aula para acompanhar o grupo de professores.
Recursos:
ü    Caixa de som;
ü    Computador;
ü    Data show;
ü    Letra das musicas fotocopiada;

 


Atividade de Apreciação Musical-    Jovem Guarda

Biquini de Bolinha Amarelinha

Ana Maria entrou na cabine

E foi vestir um biquíni legal


Mas era tão pequenino o biquíni

Que Ana Maria até sentiu-se mal

Ai, ai, ai, mas ficou sensacional

Era um biquíni de bolinha amarelinha tão pequenininho

Mal cabia na Ana Maria

Biquíni de bolinha amarelinha tão pequenininho
Que na palma da mão se escondia

Ana Maria toda envergonhada

Não quis sair da cabine assim

Ficou com medo que a rapaziada
Olhasse tudo tim-tim por tim-tim
Ai, ai, ai, a garota tá pra mim

Era um biquíni de bolinha amarelinha tão pequenininho

Mal cabia na Ana Maria

Biquíni de bolinha amarelinha tão pequenininho
Que na palma da mão se escondia

Ana Maria olhou-se no espelho

E viu-se quase despida afinal

Ficou com rosto todinho vermelho
E escondeu o maiô no dedal

Era um biquíni de bolinha amarelinha tão pequenininho

Mal cabia na Ana Maria

Que na palma da mão se escondia
Era um biquíni de bolinha amarelinha tão

pequenininho

Que na palma da mão se escondia
Era um biquíni de bolinha amarelinha
tão pequenininho
Mal cabia na Ana Maria
Biquíni de bolinha amarelinha
Tão pequenininho
Que na palma da mão se escondia
Era um biquíni de bolinha amarelinha
tão pequenininho
Mal cabia na Ana Maria
Biquíni de bolinha amarelinha tão
Pequenininho
Que na palma da mão se escondia
Acabou toda folia
Da mocinha da cabine
Mas quem é que não queria
ver a moça do biquíni

O Calhambeque

-"Essa é umas das muitas histórias

Que acontecem comigo

Primeiro foi Suzy
Quando eu tinha lambreta
Depois comprei um carro
Parei na contra-mão
Tudo isso sem contar
O tremendo tapa que eu levei
Com a história
Do SplishSplash
Mas essa história
Também é interessante"

Mandei meu Cadillac

Pr'o mecânico outro dia

Pois há muito tempo
Um conserto ele pedia
E como vou viver
Sem um carango prá correr
Meu Cadillac, bi-bi
Quero consertar meu Cadillac
Bi Bidhu! BidhubidhuBidubi!...

Com muita paciência

O rapaz me ofereceu

Um carro todo velho
Que por lá apareceu
Enquanto o Cadillac
Consertava eu usava
O Calhambeque, bi-bi
Quero buzinar o Calhambeque
Bi Bidhu! BidhubidhuBidubi!...

Saí da oficina

Um pouquinho desolado

Confesso que estava
Até um pouco envergonhado
Olhando para o lado
Com a cara de malvado
O Calhambeque, bi-bi

Buzinei assim o Calhambeque

Bi Bidhu! BidhubidhuBidubi!...

E logo uma garota

Fez sinal para eu parar

E no meu Calhambeque
Fez questão de passear
Não sei o que pensei
Mas eu não acreditei
Que o Calhambeque, bi-bi
O broto quis andar
No Calhambeque
Bi Bidhu! BidhubidhuBidubi!...

E muitos outros brotos

Que encontrei pelo caminho

Falavam: "Que estouro

Que beleza de carrinho"

E fui me acostumando

E do carango fui gostando
E o Calhambeque, bi-bi
Quero conservar o Calhambeque
Bi Bidhu! BidhubidhuBidubi!...

Mas o Cadillac

Finalmente ficou pronto

Lavado, consertado
Bem pintado, um encanto
Mas o meu coração
Na hora exata de trocar
Aha! Aha! Aha! Aha! Aha!
O Calhambeque, bi-bi
Meu coração ficou com
O Calhambeque
Bi Bidhu! BidhubidhuBidubi!...

-"Bem! Vocês me desculpem

Mas agora eu vou-me embora

Existem mil garotas
Querendo passear comigo
Mas é por causa
Desse Calhambeque
Sabe!
Bye! Eh! Bye! Bye!"
Arrãããããããããmmmm!



Observações:________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Aula 03: Bossa Nova
Conteúdo: Bossa Nova, abordando os seguintes itens:
ü    Compositores;
ü    Principais cantores e intérpretes;
ü    Instrumentos utilizados;
ü    Características musicais do período;
ü    Execução Musical do gênero;
ü    Célula rítmica de bossa nova;
ü    Pulso.
Objetivos:
ü  Explorar e identificar elementos musicais (pulso e célula rítmica da bossa nova);
ü  Apresentar elementos históricos e musicais do gênero bossa;
ü  Realizar atividades musicais do gênero com os alunos.
Duração: 50 minutos
Metodologia:
 Assistir um vídeo, um pequeno recorte de um documentário sobre a Bossa Nova e falar com os alunos sobre esse período e explicar o que significa o termo “Bossa”. Falar sobre a mudança de comportamento e o perfil do grupo que idealizou o movimento.
Ao ouvir a interpretação de João Gilberto da música “Chega de Saudade”, os alunos irão bater os pés (essa batida será o que chamamos de pulso da música). Depois os alunos serão orientados a executar é uma série de batidas bem rápidas feitas por instrumentos como o chocalho (ou ganzá): célula rítmica de bossa, e logo em seguida, outro grupo irá executar a variação desta célula através das palmas.
Misturando estes três ritmos, podemos fazer a bossa nova em sala de aula. Dividindo os alunos em três grupos. O primeiro deve bater o pulso (ritmo regular) com os pés; o segundo deve fazer rápidos estalos de dedos; e o terceiro deve bater palmas fazendo o ritmo 3.
Depois vamos sugerir uma variação: permanecendo com o pulso marcado por batidas dos pés, o ritmo 2 deve ser feito com canetas esfregando o espiral de cadernos e apostilas; e o ritmo 3 deve ser produzido batucando com as mãos no tampo das carteiras ou cadeiras.
E por fim, os professores irão tocar a música, enquanto alunos executam a percussão vivenciada.
Recursos:
ü    Caixa de som;
ü    Computador;
ü    Data show;
ü    Instrumentos (violão, ganzá, chocalhos);
Atividades extracurricular:
ü  Orientações e acompanhamento dos ensaios para performance musical.

Aula 04: Tropicália
Conteúdo: Tropicalismo
ü    Compositores;
ü    Principais cantores e intérpretes;
ü    Instrumentos utilizados;
ü  Características do período;
ü  Estilos musicais do tropicalismo;
ü  Execução vocal do gênero.
Objetivos:
ü  Explorar e identificar elementos musicais já trabalhados (parâmetros, forma, pulso);
ü  Apresentar elementos históricos e musicais do gênero tropicália;
ü  Reconhecer principais composições e críticas feitas na época;
ü  Desenvolver vivência musical do gênero.
Duração: 50 minutos
Metodologia:
·         Iniciar a aula com uma breve contextualização do tema.
·          Exibir um vídeo com depoimentos sobre esse movimento.
·         Apresentar algumas imagens da capa de "Tropicália ou Panis et Circensis". E apresentar fotografias dos cantores e compositores tropicalistas: Tom Zé, Gal Costa, Gil, Caetano, dentre outros.
·         Distribuir a letra da canção Parque industrial que será executada no vídeo. Após a execução da canção, orientar na identificação de alguns elementos musicais e pedir que os alunos identifiquem as críticas existentes na música.
Recursos:
ü    Caixa de som;
ü    Computador;
ü    Data show;
ü    Letra da musica fotocopiada;
Atividades extracurricular:
ü  Orientações e acompanhamento dos ensaios para performance musical.

Aula 05: Rock no Brasil
Conteúdo: Rock anos 80
ü    Compositores
ü    Principais cantores e intérpretes;
ü    Instrumentos utilizados;
ü  Características do período;
ü  Estilos musicais do rock anos 80.
Objetivos:
ü  Explorar e identificar elementos musicais, gênero, etc.;
ü  Apresentar elementos históricos e musicais do gênero rock anos 80.
ü  Analisar a obra de dois dos maiores letristas do rock brasileiro, Renato Russo e Cazuza; 
ü  Executar o refrão de Pais e Filhos dividindo a sala entre as vozes femininas e masculinas.
Duração: 50 minutos
Metodologia:
·         Iniciaremos a aula com uma breve contextualização do tema em seguida será exibido um vídeo onde assistiremos depoimentos sobre esse movimento.
·          Lembrar a turma que, embora consolidado no mundo e com grandes bandas entre os mais populares do planeta desde os anos 60, o rock and roll no Brasil, claudicava até meados dos anos 80. Não por coincidência, o fim da ditadura militar, em 1985, coincidiu com uma "explosão" do "rock brazuca". Grupos como Paralamas do Sucesso, Titãs, Barão Vermelho e Legião Urbana, surgiram com força no cenário cultural do país com muito ritmo, atitude e composições de letras vigorosas. Os líderes de duas dessas bandas rapidamente despertaram grande atenção do público pelo lirismo muitas vezes amargo de suas composições: Cazuza, do Barão Vermelho, e Renato,do Legião Urbana.
·         Perguntar a turma sobre o que escreviam o autodenominado "letrista" e o poeta? Contar que, ao contrário das gerações dos anos 60 e 70, que se preocupavam em revolucionar a cultura e os costumes e tomar o poder, os jovens brasileiros dos anos 80, recém saídos de um regime militar, queriam experimentar a liberdade de dizer e de expressar, ao passo que descobriam um país encoberto por anos de censura.
·         Depois dessa reflexão sobre o movimento musical, vamos distribuir as letras “Brasil”, de Cazuza e “Que país é esse?”, de Renato Russo para que os alunos possam fazer a apreciação musical acompanhando a leitura da música. Eles devem fazer a comparação entre as ideias dos dois, respondendo a questões como: instrumentos utilizados, forma musical, timbres dos vocalistas, andamento, variação de altura e intensidade. Sobre a letra, qual o tom dos textos: Otimista? Amargo? Esperançoso? É possível identificar o tipo de vida que os autores levavam só pelo tipo de temática? Existe a defesa de algum comportamento? Qual? As músicas de Cazuza e Renato Russo, se lançadas hoje, ainda teriam o mesmo impacto? Por quê?
·         Finalizar a discussão e a análise das músicas.
·         Atividade prática: execução do refrão de Pais e Filhos, separando a sala no naipe das vozes femininas e vozes masculinas.
Recursos:
ü    Caixa de som;
ü    Computador;
ü    Data show;
ü    Letra das musicas fotocopiada;
Atividades extracurricular:
ü  Orientações e acompanhamento dos ensaios para performance musical;
ü  Orientações sobre a construção do documentário: sorteio de movimentos musicais e equipes.

Atividade de Música

BRASIL
Cazuza


Não me convidaram

Pra esta festa pobre

Que os homens armaram
Pra me convencer
A pagar sem ver
Toda essa droga
Que já vem malhada
Antes de eu nascer...

Não me ofereceram

Nem um cigarro

Fiquei na porta
Estacionando os carros
Não me elegeram
Chefe de nada
O meu cartão de crédito
É uma navalha...

Brasil!

Mostra tua cara

Quero ver quem paga
Pra gente ficar assim
Brasil!
Qual é o teu negócio?
O nome do teu sócio?
Confia em mim...

Não me convidaram

Pra essa festa pobre

Que os homens armaram
Pra me convencer
A pagar sem ver
Toda essa droga
Que já vem malhada
Antes de eu nascer...

Não me sortearam

A garota do Fantástico

Não me subornaram
Será que é o meu fim?

Ver TV a cores
Na taba de um índio

Programada

Prá só dizer "sim, sim"

Brasil!

Mostra a tua cara

Quero ver quem paga
Pra gente ficar assim
Brasil!
Qual é o teu negócio?
O nome do teu sócio?
Confia em mim...

Grande pátria

Desimportante

Em nenhum instante
Eu vou te trair
Não, não vou te trair...

Brasil!

Mostra a tua cara

Quero ver quem paga
Pra gente ficar assim
Brasil!
Qual é o teu negócio?
O nome do teu sócio?
Confia em mim...(2x)

Confia em mim

Brasil!!



QUE PAÍS É ESSE?
Legião Urbana


Nas favelas, no Senado

Sujeira pra todo lado

Ninguém respeita a Constituição
Mas todos acreditam no futuro da nação
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?

No Amazonas, no Araguaia iá, iá,

Na baixada fluminense

Mato grosso, Minas Gerais e no
Nordeste tudo em paz
Na morte o meu descanso
Mas o sangue anda solto
Manchando os papéis e documentos fiéis
Ao descanso do patrão
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?

Terceiro mundo, se foi

Piada no exterior

Mas o Brasil vai ficar rico
Vamos faturar um milhão
Quando vendermos todas as almas
Dos nossos indios num leilão
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?

Ensaio Geral:
Data: 29/11/13
Conteúdo: apresentações musicais
Objetivo: orientar os alunos quanto a utilização do espaço do auditório e dos recursos a serem utilizados
Metodologia: acontecerá um ensaio geral com as turmas envolvidas e os alunos do PIBID, no auditório da escola, para os ajustes finais da apresentação; os documentários deverão ser entregues para a supervisora no término do ensaio.

Aula 06: Finalização do Projeto com a apresentação do Festival das canções.
Data programada: 06/12/13
Conteúdo: Os gêneros musicais trabalhados
ü    Principais compositores
ü    Características musicais já trabalhadas
ü    Estilos musicais dos gêneros e períodos explorados em sala de aula
Objetivos:
Conduzir a apresentação preparada pelos alunos durante o projeto.
Avaliar o desempenho dos alunos a partir das apresentações:
ü  Explorar e identificar elementos musicais, gênero, etc.;
ü  Apresentar elementos históricos e musicais do gênero Tropicália;
ü  Reconhecer os principais compositores e críticas feitas na época;
Duração: 3 aulas de 50 mim cada uma.
Metodologia:
·         Os alunos, divididos em equipes, e que foram orientadas durante o processo, vão apresentar músicas articuladas a coreografias e encenações sobre os quatro movimentos musicais, cada gênero trabalhado. As apresentações serão a culminância do projeto.
·         As equipes foram orientadas e supervisionadas pelos bolsistas em horários extraclasses, com ensaios e ajustes finais para a apresentação;
·         As apresentações acontecerão no auditório da escola e terão como plateia mais duas turmas convidadas.
Recursos:
ü    Caixa de som;
ü    Data show;
ü    Instrumentos e equipamentos para cenário.

Resultados esperados

Estamos bastante contentes com o projeto que estamos desenvolvendo. E para melhorar, os alunos estão bastante empolgados com a ideia e as atividades a serem desenvolvidas. No final do projeto, esperamos que os alunos ampliem seus horizontes musicais aprendendo a pensar, ouvir e executar  música de forma mais crítica sobre os gênero trabalhados e, automaticamente, conhecer um pouco mais sobre a história cultural do Brasil, por intermédio de determinados períodos e gêneros musicais populares, além de desenvolver habilidades como concentração, disciplina, além de ampliar seu repertório e até mesmo, ser incentivado a fazer algo relacionado com a música fora da escola como, por exemplo, tocar ou cantar em outros contextos sociais.
Sobre a diversidade dos gêneros trabalhados, esperamos que os alunos reconheçam as diferenças existentes e aprendam a respeitar a diversidade musical, sabendo que todos tem o seu valor. Com relação a comunidade escolar esperamos que possa passar por uma vivência musical significativa e diferenciada, seja como ouvintes, apreciadores ou executantes.

Referências Bibliográficas

BASTIÃO, Zuraida Abud. Apreciação Musical: repensando práticas pedagógicas. In: Encontro Anual da ABEM, 12, Florianópolis/SC, 21 a 24 de outubro de 2003. Anais... Florianópolis: ABEM, 2003, p.883-896.

CAMILLO, Antônio Arnaldo da Silva. Apreciação Musical e o papel do professor: oficinas e recital didático. Disponível em: <http://bdm.bce.unb.br/bitstream/10483/4819/1/2012_AntonioArnaldodaSilvaCamillo.pdf >. Acesso em 25 de outubro de 2013.

FINNEGAN, Ruth. The hidden musicians: music-making in an English town, Cambridge, Cambridge University Press, 1989.

QUEIROZ, Luis Ricardo Silva. Educação musical e cultura: singularidade e pluralidade cultural no ensino e aprendizagem da música. Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 10, 99-107, mar. 2004.

SWANWICK, Keith. Ensinando música musicalmente. Tradução de Alda Oliveira e Cristina Tourinho. São Paulo: Moderna, 2003.



1 comentários:

  1. Gostei muito! Parabéns! Ano passado também trabalhamos esse tema na Escola em que trabalho!!

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