Do vinil ao MP4:
ouvindo, cantando e tocando a história do Brasil através da música
ouvindo, cantando e tocando a história do Brasil através da música
Bolsistas: Amós Oliveira, Djones Miranda, Luana Reis, José Anailton
Carneiro, Leones Nascimento, Edleide Farias da Silva.
Supervisora: Sandra Sandes
Coordenadora de Área: Simone
Braga
Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães
Feira de Santana, Bahia
Apresentação
Um dos desafios de tornar-se professor é
vivenciar experiências e práticas docentes que contribuirão para a sua profissionalização
no ensino. O que poderíamos considerar como ponto primordial na experiência de
quem pretende ensinar? Certamente seria o contato com o ambiente escolar e com os
educandos. Neste sentido, atividades pertencentes ao curso de Licenciatura em
Música da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), a exemplo do
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), relatadas
neste projeto, vem sendo utilizadas como forma de promover experiências e possibilitar
o contato dos estudantes de licenciatura com as escolas públicas locais,
através da elaboração e execução de projetos pedagógicos para o ensino da
música na escola. Mas o que deve ser contemplado nestes projetos?
Ao futuro professor, cabe um olhar
cuidado não apenas com as especificidades da área de conhecimento (música), mas
estar atento a paradigmas atuais que dizem respeito à diversidade, ao
contribuir com a valorização e potencialização de uma sociedade diversificada,
ao trabalhar o respeito pelo diferente e pela diversidade. Desta forma, a base
para a elaboração deste projeto é a valorização da música enquanto área de
conhecimento, a diversidade presente na escola e os sujeitos envolvidos,
sobretudo, no que se refere a aspectos sócio-culturais que cada indivíduo traz
consigo, determinando usos e funções tornando única em épocas e lugares, a
exemplo da música brasileira das décadas de 1960 a 1980.
Com o objetivo de apresentar e explorar a
música popular brasileira produzida entre as décadas de 1960 aos anos 1980,
mais especificamente os gêneros jovem guarda, tropicália e rock dos anos 80,
este projeto tem por objetivo central aproximar os estudantes a esta
diversidade de ritmos brasileiros a partir da apreciação musical. O projeto
será desenvolvido com turmas da série 1ª Ano, com a faixa etária entre 14 a 18
anos, no Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães, de Agosto a Dezembro de 2013.
Justificativa
Um dos objetivos da elaboração de
projetos pedagógicos é o de ressignificar os conteúdos a serem desenvolvidos
articulando com a realidade escolar e o contexto ao qual os alunos estão
imersos. É importante ao aluno entender que este contexto é um reflexo da
história cultural a que faz parte, logo, é interessante que este conheça a sua
história para que compreenda e valorize a diversidade existente na sua
realidade social. Neste sentido, estudar gêneros e períodos brasileiros característicos
da música popular, a exemplo da produção musical popular brasileira das décadas
de 1960 a 1980, é uma forma de conhecer a histórica cultural brasileira, para
compreensão da diversidade inerente a mesma, além de ampliar o universo musical
e a capacidade do desenvolvimento de um ouvir crítico.
Fundamentação:
apreciando a diversidade de ritmos brasileiros
As diferenças existentes na sala de aula
em vários aspectos: “[...] independente do componente curricular trabalhado,
abarca fatores econômicos, étnicos, religiosos, sexuais, artísticos, entre
tantos outros” (QUEIROZ, 2011, p. 101), devem ser abordadas e utilizadas como
fio condutor dos conteúdos a serem desenvolvidos. Quanto à diversidade musical (FINNEGAN, 1989,
p. 31) afirma que “[...] os mundos musicais são distintos não apenas por seus
estilos diferentes, mas também por outras convenções sociais: as pessoas que
tomam parte deles, seus valores, suas compreensões e práticas compartilhadas,
modos de produção e distribuição, e a organização social de suas atividades
musicais”. Nesta perspectiva, um dos caminhos que o professor deve seguir é
explorar a diversidade de músicas, não apenas as que estão relacionadas ao
universo musical trazido pelos alunos, mas inserir músicas que estão fora do
cotidiano discente, para ampliação ou transformação do universo musical dos
mesmos. Para tanto, é necessário aproximar os alunos a este universo musical.
Uma das formas de aproximação é por meio da audição.
A
música é um fenômeno sonoro e a audição é o principal meio de abordá-la. Sendo
este o meio pelo qual respondemos e reagimos à música, seja um leigo ou músico
profissional, a audição musical encontra-se presente resultando
em uma experiência musical ativa que nos proporciona a maravilhosa experiência
estética. Todavia, a audição de músicas é uma atividade complexa. A forma como
se sente a música é sempre muito particular. Muitos acompanham a pulsação da
música, outros as ouvem de acordo com seu estado de humor, outros observam a
sequência de notas da melodia e outros ainda ouvem pelo simples prazer. Todas
estas formas de ouvir e se comportar diante do estímulo musical são formas de
apreciar música e sons. Mas, afinal, o que é apreciação musical?
Para o educador inglês Swanwick (2003, p.
15) a apreciação musical trata-se de uma atividade extremamente necessária para
a formação musical do indivíduo. Nesse sentido, o autor coloca a música como
discurso que “significativamente promove e enriquece nossa compreensão sobre
nós mesmos e sobre o mundo” e estabelece a relação entre música e a apreciação
por meio do “significado”. Já Bastião, citando o Dicionário de Música de
Harvard conceitua apreciação musical como “um tipo de treinamento musical
planejado para desenvolver a habilidade
para ouvir música inteligentemente”. Desta forma, entendemos que
apreciar música exige uma atividade de escuta ativa, que funcionaria para
destrinchá-la e entendê-la como um todo, tanto na esfera de elementos
estruturantes da música, a elementos afetivos e revisão histórica.
Neste enfoque, a atividade de escuta pode
ser feita junto com a abordagem de elementos estruturantes básicos da música
(ritmo, altura, timbre, harmonia, forma etc) por meio da identificação destes
elementos dentro da audição musical. Em seguida, as qualidades expressivas e as
observações particulares de cada ouvinte devem ser enfatizadas. E por fim,
através da revisão histórica, os estudantes devem ser instigados a compreender
o contexto histórico em que a música está inserida, passando a relacionar a obra
artística com o período em que foi criada, articulando com a política e temas
da sociedade na época.
Assim, ao abordar os gêneros bossa nova,
jovem guarda, tropicália e rock dos anos 80, por meio da apreciação, deve dotar
o estudante de parâmetros para que ele possa ter uma visão mais holística do
que ouve e fazê-lo “degustar” a música de forma mais estética e profundar. A
tarefa do professor pode ser procurar novas maneiras de desenvolver atividades
de escuta mais amplas, com repertórios que sejam interessantes aos alunos, que
abarquem uma maior quantidade de gêneros musicais e torne o aprendizado musical
prazeroso e significativo. Todavia, apreciar música não é sempre “ouvir
quieto”. Para que muitos conceitos que são trabalhados nesta atividade façam sentido
a eles, é preciso fazer com que estes tenham referência com a vida e o
cotidiano. Bastião (2003, p. 42) nos diz que:
Não podemos ensinar o conceito ritmo, por exemplo, sem
vivenciá-lo de uma forma expressiva com movimentos corporais, sem entoar uma
canção ou explorar um instrumento, sem ouvir uma melodia marcando a pulsação e
padrões rítmicos, sem estabelecer relações entre diferentes durações, sem nos
envolver com a música e expressar nossas emoções […]
É preciso provocar panoramas imaginários
como forma de materializar e dar significação ao abstrato da música. Devemos
então pensar na apreciação musical inserindo atividades que envolvam os
estudantes de forma física ou imaginária, por meio da execução e criação, a
exemplo das atividades apresentadas neste projeto.
Objetivos
São objetivos a serem alcançados por meio
deste projeto:
1)
Objetivo geral: apresentar e explorar a música popular
brasileira produzida entre as décadas de 1960 aos anos 1980, mais
especificamente os gêneros jovem guarda, tropicália e rock dos anos 80.
2)
Objetivos específicos:
1.
Ampliar o universo musical dos alunos;
2.
Apresentar um recorte da história cultural brasileira
através da música;
3.
Desenvolver uma escuta discente crítica;
4.
Desenvolver atividades de apreciação;
5.
Complementar a apreciação musical com atividades de
execução e criação musical.
Metodologia
Para trabalhar a
diversidade musical em sala de aula deve-se planejar, elaborar e fazer
atividades que possam instigar o interesse dos alunos. Neste sentido, serão
considerados o aproveitamento da vivência musical dos alunos, a utilização de
ritmos brasileiros, através da jovem guarda, tropicália e rock dos anos 80 e práticas
de atividades corporais e vocais. O ponto de partida será a apreciação, visto
que o ouvir é a base da construção de qualquer conhecimento musical. Contudo,
esta
será
ampliada e complementada por atividades de interpretação/execução e criação
musical, abordando instrumentos, células ritmicas, linhas melódicas, voz, entre
outros assuntos. Com isso podem ser explorados vários aspectos musicais como
sonoridades e timbres dos instrumentos, formas de cantar, padrões rítmicos,
entre outros.
Além da vivência
musical, nas aulas os estudantes aprenderão sobre os principais
compositores/intérpretes, contextualização histórica, elementos estéticos,
formação instrumental dos gêneros apresentados, entre outros. Porém, este
projeto não se limita somente à sala de aula. Os estudantes se dividirão em
grupo, escolhendo um gênero a qual devem realizar uma pesquisa, para
confeccionar documentários sobre seu respectivo gênero. Além da pesquisa, o
grupo deverá vivenciar o gênero pesquisado ao produzir uma performance
com músicas do respectivo gênero. Para as performances os alunos serão
motivados a vivenciar diferentes práticas musicais, por meio da execução,
criação e improvisação. As performances
serão montadas e produzidas em oficinas, conduzidas pelos bolsistas, em horário
extraclasse, no contraturno ou após a aula.
Os documentários que
conseguirem abordar todos os aspectos solicitados do gênero em questão (ver
roteiro abaixo) serão socializados na culminância do projeto, juntamente com
todas as performances produzidas, num evento que nomeamos Festival das Canções. Este movimentará
todo o turno vespertino da escola, horário de funcionamento do subprojeto
Musicando a Escola, visto que os demais estudantes, serão convidados a assistir
as apresentações artísticas e documentários e, assim, será ampliada a vivência
musical da comunidade escolar e a ampliação das ações do subprojeto.
Os documentários e as performances,
apresentados no auditório do colégio, serão instrumentos avaliativos do
desenvolvimento musical dos alunos. Para tanto, os mesmos receberam as
seguintes orientações para a sua realização:
1) Roteiro para a confecção do
documentário - orientações realizadas e acompanhamento da atividade pela
professora supervisora: 1) aspectos a serem abordados: principais músicos e
composições; locais onde o gênero foi desenvolvido; instrumentos utilizados;
características musicais; contexto sócio-cultural da época; vestuário e
costumes da época – o grupo terá a liberdade de escolher a forma de abordar
tais aspectos como utilizar imagens acompanhadas de narração, uso apenas de
imagens com legendas, encenação realizada pelos participantes, entre outros; 2)
duração do documentário: máximo de 30 minutos; 3) os documentários devem ser
entregues para a supervisão com uma semana de antecedência a data do Festival.
2) Roteiro para a execução da performance
- orientações realizadas e
acompanhamento da atividade pelos bolsistas: 1) fica a critério do grupo
definir quem irá realizar a performance (pode ser todos ou apenas
alguns); 2) o grupo deverá definir a tarefa de cada integrante e socializar com
bolsista (performance musical, cenário, figurino, pesquisa de repertório,
etc); 3) a performance deve envolver execução vocal, instrumental,
percussiva e pode fazer uso de outras linguagens artísticas como dança, teatro,
artes visuais, etc; 4) será avaliado figurino, concepção cênica, escolha do
repertório, duração, prática musical e organização do grupo; 5) as
performances não devem ultrapassar 15 minutos.
Enquanto as aulas
acontecem, os bolsistas do subgrupo estarão realizando leituras sobre
apreciação musical, diversidade musical e temas relacionados, com o objetivo de
aperfeiçoar a prática das atividades em sala de aula e a sistematização das
mesmas, por meio da elaboração deste projeto, além de orientar quanto a
construção das performances.
Planejamento (conteúdos, repertórios e
atividades)
Planos de aula
Aula
01: Breve panorama da música popular brasileira entre as décadas de 1960 a 1980
Conteúdos: Apreciação musical de
alguns gêneros que marcaram a história da música brasileira entre os anos de
1960 e 1980, abordando os seguintes itens:
ü Compositores;
ü Principais
cantores e intérpretes;
ü Instrumentos
utilizados;
ü Características
do período;
ü Estilos
musicais diversificados.
Objetivos:
ü Perceber
o conhecimento dos alunos no que se refere a estilos musicais a partir de uma
atividade diagnóstica;
ü Explorar
e identificar elementos musicais como gêneros e parâmetros musicais;
ü Apresentar
breve panorama da música brasileira entre os anos de 1960 a 1980.
Duração:
50 minutos
Metodologia:
·
Selecionar várias músicas com estilos
variados e promover um momento de apreciação.
·
Com o auxilio de uma atividade escrita
(ver abaixo), os alunos irão ouvir as músicas e identificar os gêneros. Em
seguida, promover discussão sobre elementos musicais trabalhados nas aulas
anteriores (parâmetros e instrumentos musicais) articulando com os gêneros a
serem trabalhados.
APRECIAÇÃO DA DIVERSIDADE
MUSICAL BRASILEIRA
Gêneros Musicais
1 - Bossa
Nova 5 – Reggae 9 – Sertanejo de raíz 13 - Samba
2 - Chorinho
6 - Funck 10 - Sertanejo universitário 14 – Samba de roda
3 - Frevo 7 - Forró pé de serra 11 -
Hip Hop 15 - Erudita
4 - Baião
8 – Forró elétrico 12 -
Jovem Guarda 16 -
Bolero
Identifique o gênero a que pertence
cada uma das músicas que você ouviu, consultando o quadro de gêneros
musicais.
(
11 ) _HIP
HOP.______________________________
(
08 )_FORRÓ ELÉTRICO______________________
( 02 )
__CHORINHO___________________________
(
09 )__SERTANEJO DE
RAIZ___________________
(
05 )
__REGGAE______________________________
(
03
)_FREVO_________________________________
(
01 ) _BOSSA NOVA___________________________
(
13
)_SAMBA_________________________________
(
16 )
__BOLERO______________________________
( 12
)__JOVEM GUARDA________________________
(
07 ) __FORRÓ PÉ DE
SERRA___________________
(
10 )___SERTANEJO
UNIVERSITÁRIO____________
(
14 ) _SAMBA DE
RODA________________________
(
06
)__FUNCK_________________________________
(
04 )
_BAIÃO__________________________________
( 15
)___MÚSICA ERUDITA_______________________
ESTIMATIVA DE
ACERTOS
Alunos presentes na aula___________________
( 11 ) _HIP HOP.______________________________
( 08 )_FORRÓ ELÉTRICO_______________________
(
02 )
__CHORINHO____________________________
( 09 )__SERTANEJO DE RAIZ___________________
( 05 ) __REGGAE_______________________________
( 03 )_FREVO___________________________________
( 01 ) _BOSSA NOVA_____________________________
( 13 )_SAMBA___________________________________
( 16 )
__BOLERO_________________________________
(
12 )__JOVEM
GUARDA___________________________
( 07
) __FORRÓ PÉ DE
SERRA______________________
( 10 )___SERTANEJO
UNIVERSITÁRIO________________
( 14 ) _SAMBA DE
RODA____________________________
( 06
)__FUNCK_____________________________________
( 04 )
_BAIÃO_______________________________________
(
15 )___MÚSICA
ERUDITA___________________________
|
Recursos:
ü Caixa
de som;
ü Computador;
ü Data
show;
ü Atividade
fotocopiada;
Atividades
extracurricular:
ü Definir
os grupos para a performance dos
gêneros que serão trabalhos, horários, datas dos ensaios e respectivos
bolsistas responsáveis para a condução dos ensaios da preparação musical;
ü Após
definição das equipes, realizar sorteio dos gêneros musicais.
Aula
02:
Jovem Guarda.
Conteúdo: Apreciação musical a partir do
gênero Jovem Guarda, abordando os seguintes itens:
ü Compositores;
ü Principais
cantores e intérpretes;
ü Instrumentos
utilizados;
ü Características
do período.
Objetivos:
ü Identificar
as mensagens contidas nas músicas da Jovem Guarda;
ü Abordar
características musicais do gênero;
ü Contextualizar
a música ao momento histórico da época.
Duração:
50 minutos
Metodologia:
·
Apresentação de um vídeo sobre alguns
festivais da época.
·
Sondagem do conhecimento dos alunos e levá-los
a refletir sobre a mensagem transmitida pela música.
·
Exploração do conteúdo das músicas
(forma musical, versão, paródia, composição).
·
Orientação para que os alunos, a partir
da apreciação das músicas, realizem anotações das próprias observações, levando
em consideração o que foi discutido na sala.
Atividades
extracurricular:
ü Iniciar
os ensaios dos grupos com a presença dos bolsistas responsáveis (leitura das
orientações gerais);
ü Orientações
para escolha do repertório e realização da performance
musical (verificar quem toca, canta ou compõe).
Atividade
para casa:
Solicitar aos alunos que pesquisem a
letra de uma música sugerida previamente e tragam na próxima aula para
acompanhar o grupo de professores.
Recursos:
ü Caixa
de som;
ü Computador;
ü Data
show;
ü Letra
das musicas fotocopiada;
|
Atividade de Apreciação Musical- Jovem Guarda
Biquini de Bolinha Amarelinha
Ana
Maria entrou na cabine
E
foi vestir um biquíni legal
Mas
era tão pequenino o biquíni
Que
Ana Maria até sentiu-se mal
Ai, ai, ai, mas ficou sensacional
Era
um biquíni de bolinha amarelinha tão pequenininho
Mal cabia na Ana Maria
Biquíni de bolinha amarelinha tão pequenininho
Que na palma da mão se escondia
Ana
Maria toda envergonhada
Não quis sair da cabine assim
Ficou com medo que a rapaziada
Olhasse tudo tim-tim por tim-tim
Ai, ai, ai, a garota tá pra mim
Era
um biquíni de bolinha amarelinha tão pequenininho
Mal cabia na Ana Maria
Biquíni de bolinha amarelinha tão pequenininho
Que na palma da mão se escondia
Ana
Maria olhou-se no espelho
E viu-se quase despida afinal
Ficou com rosto todinho vermelho
E escondeu o maiô no dedal
Era
um biquíni de bolinha amarelinha tão pequenininho
Mal cabia na Ana Maria
Que na palma da mão se escondia
Era
um biquíni de bolinha amarelinha tão
pequenininho
Que na palma da mão se escondia
Era um biquíni de bolinha amarelinha
tão pequenininho
Mal cabia na Ana Maria
Biquíni de bolinha amarelinha
Tão pequenininho
Que na palma da mão se escondia
Era um biquíni de bolinha amarelinha
tão pequenininho
Mal cabia na Ana Maria
Biquíni de bolinha amarelinha tão
Pequenininho
Que na palma da mão se escondia
Acabou toda folia
Da mocinha da cabine
Mas quem é que não queria
ver a moça do biquíni
O Calhambeque
-"Essa é umas das muitas histórias
Que acontecem comigo
Primeiro foi Suzy
Quando eu tinha lambreta
Depois comprei um carro
Parei na contra-mão
Tudo isso sem contar
O tremendo tapa que eu levei
Com a história
Do SplishSplash
Mas essa história
Também é interessante"
Mandei meu Cadillac
Pr'o mecânico outro dia
Pois há muito tempo
Um conserto ele pedia
E como vou viver
Sem um carango prá correr
Meu Cadillac, bi-bi
Quero consertar meu Cadillac
Bi Bidhu! BidhubidhuBidubi!...
Com muita paciência
O rapaz me ofereceu
Um carro todo velho
Que por lá apareceu
Enquanto o Cadillac
Consertava eu usava
O Calhambeque, bi-bi
Quero buzinar o Calhambeque
Bi Bidhu! BidhubidhuBidubi!...
Saí da oficina
Um pouquinho desolado
Confesso que estava
Até um pouco envergonhado
Olhando para o lado
Com a cara de malvado
O Calhambeque, bi-bi
Buzinei assim o Calhambeque
Bi Bidhu! BidhubidhuBidubi!...
E logo uma garota
Fez sinal para eu parar
E no meu Calhambeque
Fez questão de passear
Não sei o que pensei
Mas eu não acreditei
Que o Calhambeque, bi-bi
O broto quis andar
No Calhambeque
Bi Bidhu! BidhubidhuBidubi!...
E muitos outros brotos
Que encontrei pelo caminho
Falavam: "Que estouro
Que beleza de carrinho"
E fui me acostumando
E do carango fui gostando
E o Calhambeque, bi-bi
Quero conservar o Calhambeque
Bi Bidhu! BidhubidhuBidubi!...
Mas o Cadillac
Finalmente ficou pronto
Lavado, consertado
Bem pintado, um encanto
Mas o meu coração
Na hora exata de trocar
Aha! Aha! Aha! Aha! Aha!
O Calhambeque, bi-bi
Meu coração ficou com
O Calhambeque
Bi Bidhu! BidhubidhuBidubi!...
-"Bem! Vocês me desculpem
Mas agora eu vou-me embora
Existem mil garotas
Querendo passear comigo
Mas é por causa
Desse Calhambeque
Sabe!
Bye! Eh! Bye! Bye!"
Arrãããããããããmmmm!
Observações:________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Aula
03: Bossa
Nova
Conteúdo: Bossa Nova, abordando os seguintes
itens:
ü Compositores;
ü Principais
cantores e intérpretes;
ü Instrumentos
utilizados;
ü Características
musicais do período;
ü Execução
Musical do gênero;
ü Célula
rítmica de bossa nova;
ü Pulso.
Objetivos:
ü Explorar
e identificar elementos musicais (pulso e célula rítmica da bossa nova);
ü Apresentar elementos históricos e musicais do gênero bossa;
ü Realizar atividades musicais do gênero com os alunos.
Duração:
50 minutos
Metodologia:
Assistir um vídeo, um pequeno recorte de um
documentário sobre a Bossa Nova e falar com os alunos sobre esse período e
explicar o que significa o termo “Bossa”. Falar sobre a mudança de
comportamento e o perfil do grupo que idealizou o movimento.
Ao ouvir a interpretação de João Gilberto da música “Chega de
Saudade”, os alunos irão bater os pés (essa batida será o que chamamos de pulso
da música). Depois os alunos serão orientados a executar é uma
série de batidas bem rápidas feitas por instrumentos como o chocalho (ou
ganzá): célula rítmica de bossa, e logo em seguida, outro grupo irá executar a
variação desta célula através das palmas.
Misturando
estes três ritmos, podemos fazer a bossa nova em sala de aula. Dividindo os
alunos em três grupos. O primeiro deve bater o pulso (ritmo regular) com os
pés; o segundo deve fazer rápidos estalos de dedos; e o terceiro deve bater
palmas fazendo o ritmo 3.
Depois
vamos sugerir uma variação: permanecendo com o pulso marcado por batidas dos
pés, o ritmo 2 deve ser feito com canetas esfregando o espiral de cadernos e
apostilas; e o ritmo 3 deve ser produzido batucando com as mãos no tampo das
carteiras ou cadeiras.
E
por fim, os professores irão tocar a música, enquanto alunos executam a
percussão vivenciada.
Recursos:
ü Caixa
de som;
ü Computador;
ü Data
show;
ü Instrumentos
(violão, ganzá, chocalhos);
Atividades
extracurricular:
ü Orientações
e acompanhamento dos ensaios para performance
musical.
Aula
04: Tropicália
Conteúdo: Tropicalismo
ü Compositores;
ü Principais
cantores e intérpretes;
ü Instrumentos
utilizados;
ü Características
do período;
ü Estilos
musicais do tropicalismo;
ü Execução
vocal do gênero.
Objetivos:
ü Explorar
e identificar elementos musicais já trabalhados (parâmetros, forma, pulso);
ü Apresentar elementos históricos e musicais do gênero
tropicália;
ü Reconhecer
principais composições e críticas feitas na época;
ü Desenvolver
vivência musical do gênero.
Duração:
50 minutos
Metodologia:
·
Iniciar a aula com uma breve
contextualização do tema.
·
Exibir um vídeo com depoimentos sobre esse
movimento.
·
Apresentar
algumas imagens da capa de "Tropicália
ou Panis et Circensis". E apresentar fotografias dos cantores e
compositores tropicalistas: Tom Zé, Gal Costa, Gil, Caetano, dentre outros.
·
Distribuir a letra da
canção Parque industrial que será executada no vídeo. Após
a execução da canção, orientar na identificação de alguns elementos musicais e pedir
que os alunos identifiquem as críticas existentes na música.
Recursos:
ü Caixa
de som;
ü Computador;
ü Data
show;
ü Letra
da musica fotocopiada;
Atividades
extracurricular:
ü Orientações
e acompanhamento dos ensaios para performance
musical.
Aula
05: Rock no Brasil
Conteúdo: Rock anos 80
ü Compositores
ü Principais
cantores e intérpretes;
ü Instrumentos
utilizados;
ü Características
do período;
ü Estilos
musicais do rock anos 80.
Objetivos:
ü Explorar
e identificar elementos musicais, gênero, etc.;
ü Apresentar elementos históricos e musicais do gênero rock
anos 80.
ü
Analisar a obra de
dois dos maiores letristas do rock brasileiro, Renato Russo e Cazuza;
ü Executar o refrão de
Pais e Filhos dividindo a sala entre as vozes femininas e masculinas.
Duração:
50 minutos
Metodologia:
·
Iniciaremos a aula com uma breve
contextualização do tema em seguida será exibido um vídeo onde assistiremos
depoimentos sobre esse movimento.
·
Lembrar a turma
que, embora consolidado no mundo e com grandes bandas entre os mais populares
do planeta desde os anos 60, o rock and
roll no Brasil, claudicava até meados dos anos 80. Não por coincidência, o
fim da ditadura militar, em 1985, coincidiu com uma "explosão" do
"rock brazuca". Grupos como Paralamas do Sucesso, Titãs, Barão
Vermelho e Legião Urbana, surgiram com força no cenário cultural do país com
muito ritmo, atitude e composições de letras vigorosas. Os líderes de duas
dessas bandas rapidamente despertaram grande atenção do público pelo lirismo
muitas vezes amargo de suas composições: Cazuza, do Barão Vermelho, e Renato,do
Legião Urbana.
·
Perguntar a turma sobre
o que escreviam o autodenominado "letrista" e o poeta? Contar que, ao
contrário das gerações dos anos 60 e 70, que se preocupavam em revolucionar a
cultura e os costumes e tomar o poder, os jovens brasileiros dos anos 80, recém
saídos de um regime militar, queriam experimentar a liberdade de dizer e de
expressar, ao passo que descobriam um país encoberto por anos de censura.
·
Depois dessa reflexão
sobre o movimento musical, vamos distribuir as letras “Brasil”, de Cazuza e
“Que país é esse?”, de Renato Russo para que os alunos possam fazer a
apreciação musical acompanhando a leitura da música. Eles devem fazer a
comparação entre as ideias dos dois, respondendo a questões como: instrumentos
utilizados, forma musical, timbres dos vocalistas, andamento, variação de
altura e intensidade. Sobre a letra, qual o tom dos textos: Otimista? Amargo?
Esperançoso? É possível identificar o tipo de vida que os autores levavam só
pelo tipo de temática? Existe a defesa de algum comportamento? Qual? As músicas
de Cazuza e Renato Russo, se lançadas hoje, ainda teriam o mesmo impacto? Por
quê?
·
Finalizar a discussão e
a análise das músicas.
·
Atividade prática:
execução do refrão de Pais e Filhos, separando a sala no naipe das vozes
femininas e vozes masculinas.
Recursos:
ü Caixa
de som;
ü Computador;
ü Data
show;
ü Letra
das musicas fotocopiada;
Atividades
extracurricular:
ü Orientações
e acompanhamento dos ensaios para performance
musical;
ü Orientações
sobre a construção do documentário: sorteio de movimentos musicais e equipes.
Atividade
de Música
BRASIL
Cazuza
Não me convidaram
Pra esta festa pobre
Que os homens armaram
Pra me convencer
A pagar sem ver
Toda essa droga
Que já vem malhada
Antes de eu nascer...
Não me ofereceram
Nem um cigarro
Fiquei na porta
Estacionando os carros
Não me elegeram
Chefe de nada
O meu cartão de crédito
É uma navalha...
Brasil!
Mostra tua cara
Quero ver quem paga
Pra gente ficar assim
Brasil!
Qual é o teu negócio?
O nome do teu sócio?
Confia em mim...
Não me convidaram
Pra essa festa pobre
Que os homens armaram
Pra me convencer
A pagar sem ver
Toda essa droga
Que já vem malhada
Antes de eu nascer...
Não me sortearam
A garota do Fantástico
Não me subornaram
Será que é o meu fim?
Ver TV a cores
Na taba de um índio
Programada
Prá só dizer "sim, sim"
Brasil!
Mostra a tua cara
Quero ver quem paga
Pra gente ficar assim
Brasil!
Qual é o teu negócio?
O nome do teu sócio?
Confia em mim...
Grande pátria
Desimportante
Em nenhum instante
Eu vou te trair
Não, não vou te trair...
Brasil!
Mostra a tua cara
Quero ver quem paga
Pra gente ficar assim
Brasil!
Qual é o teu negócio?
O nome do teu sócio?
Confia em mim...(2x)
Confia em mim
Brasil!!
QUE
PAÍS É ESSE?
Legião
Urbana
Nas favelas, no Senado
Sujeira pra todo lado
Ninguém respeita a Constituição
Mas todos acreditam no futuro da nação
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
No Amazonas, no Araguaia iá, iá,
Na baixada fluminense
Mato grosso, Minas Gerais e no
Nordeste tudo em paz
Na morte o meu descanso
Mas o sangue anda solto
Manchando os papéis e documentos fiéis
Ao descanso do patrão
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
Terceiro mundo, se foi
Piada no exterior
Mas o Brasil vai ficar rico
Vamos faturar um milhão
Quando vendermos todas as almas
Dos nossos indios num leilão
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
Ensaio
Geral:
Data:
29/11/13
Conteúdo:
apresentações musicais
Objetivo:
orientar
os alunos quanto a utilização do espaço do auditório e dos recursos a serem
utilizados
Metodologia:
acontecerá um ensaio geral com as turmas envolvidas e os alunos do PIBID, no
auditório da escola, para os ajustes finais da apresentação;
os documentários deverão ser entregues para a supervisora no término do ensaio.
Aula
06: Finalização
do Projeto com a apresentação do Festival das canções.
Data programada: 06/12/13
Conteúdo: Os gêneros musicais trabalhados
ü Principais
compositores
ü Características
musicais já trabalhadas
ü Estilos
musicais dos gêneros e períodos explorados em sala de aula
Objetivos:
Conduzir a apresentação
preparada pelos alunos durante o projeto.
Avaliar o desempenho
dos alunos a partir das apresentações:
ü Explorar
e identificar elementos musicais, gênero, etc.;
ü Apresentar elementos históricos e musicais do gênero Tropicália;
ü Reconhecer
os principais compositores e críticas feitas na época;
Duração:
3 aulas de 50 mim cada uma.
Metodologia:
·
Os alunos, divididos em equipes, e que
foram orientadas durante o processo, vão apresentar músicas articuladas a
coreografias e encenações sobre os quatro movimentos musicais, cada gênero
trabalhado. As apresentações serão a culminância do projeto.
·
As equipes foram orientadas e
supervisionadas pelos bolsistas em horários extraclasses, com ensaios e ajustes
finais para a apresentação;
·
As apresentações acontecerão no
auditório da escola e terão como plateia mais duas turmas convidadas.
Recursos:
ü Caixa
de som;
ü
Instrumentos e equipamentos para
cenário.
Resultados esperados
Estamos bastante
contentes com o projeto que estamos desenvolvendo. E para melhorar, os alunos
estão bastante empolgados com a ideia e as atividades a serem desenvolvidas. No
final do projeto, esperamos que os alunos ampliem seus horizontes musicais
aprendendo a pensar, ouvir e executar
música de forma mais crítica sobre os gênero trabalhados e,
automaticamente, conhecer um pouco mais sobre a história cultural do Brasil,
por intermédio de determinados períodos e gêneros musicais populares, além de
desenvolver habilidades como concentração, disciplina, além de ampliar seu
repertório e até mesmo, ser incentivado a fazer algo relacionado com a música
fora da escola como, por exemplo, tocar ou cantar em outros contextos sociais.
Sobre a diversidade dos
gêneros trabalhados, esperamos que os alunos reconheçam as diferenças
existentes e aprendam a respeitar a diversidade musical, sabendo que todos tem
o seu valor. Com relação a comunidade escolar esperamos que possa passar por
uma vivência musical significativa e diferenciada, seja como ouvintes,
apreciadores ou executantes.
Referências Bibliográficas
BASTIÃO, Zuraida Abud. Apreciação Musical:
repensando práticas pedagógicas. In: Encontro Anual da ABEM, 12,
Florianópolis/SC, 21 a 24 de outubro de 2003. Anais... Florianópolis: ABEM,
2003, p.883-896.
CAMILLO, Antônio Arnaldo da Silva. Apreciação
Musical e o papel do professor: oficinas e recital didático. Disponível em:
<http://bdm.bce.unb.br/bitstream/10483/4819/1/2012_AntonioArnaldodaSilvaCamillo.pdf
>. Acesso em 25 de outubro de 2013.
FINNEGAN, Ruth.
The hidden musicians: music-making in an English town, Cambridge, Cambridge
University Press, 1989.
QUEIROZ, Luis Ricardo Silva. Educação musical e
cultura: singularidade e pluralidade cultural no ensino e aprendizagem da
música. Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 10, 99-107, mar. 2004.
SWANWICK, Keith. Ensinando música musicalmente.
Tradução de Alda Oliveira e Cristina Tourinho. São Paulo: Moderna, 2003.
Gostei muito! Parabéns! Ano passado também trabalhamos esse tema na Escola em que trabalho!!
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