Os projetos
ou miniprojetos se destacam dentre as atividades desenvolvidas no Subprojeto Musicando a Escola, justamente por
integrar os três eixos da proposta do subprojeto, quais sejam: 1) atividades curriculares (intervenções pedagógicas realizadas pelos bolsistas em parceria com os professores supervisores na sala de aula); 2) atividades extracurriculares (práticas musicais sistematizadas voltadas para toda a comunidade escolar); 3) atividades de formação (cursos, palestras, oficinas, leituras, produção textual, etc).
Na elaboração dos projetos, tais eixos são integrados através da elaboração dos
planejamentos dos conteúdos a serem desenvolvidas em sala de aula (atividades
curriculares), permitir a participação e socialização de toda a comunidade
escolar (atividades extracurriculares) e possibilitar a realização de pesquisa
na escola, leituras/conhecimento da área que fundamentem a sua elaboração
(atividades de formação). Por esta integração, envolvem ensino – pesquisa - extensão,
ao possibilitar a busca da ressignificação da escola por meio do ensino musical,
ao abordar temas de articulação do universo escolar com o cotidiano dos
envolvidos, a saber: 1) inclusão social (Projeto
Luiz Gonzaga); 2) repertório e sua ampliação (Projeto O lado A e o lado B: a função social
da música); 3) questões etno-raciais (Projeto Cultura Afro-Brasileira: Da Bossa
Nova ao Samba); 4) questões de cultural local (Projeto Um breve passeio pela história do samba); 5) questões
histórico-culturais brasileiras (Projeto
Do vinil ao MP4: cantando e tocando a história do Brasil através da música);
6) ações a serem desenvolvidas em rede/interdisciplinaridade (Projeto O som
da palavra: Vinicius de Moraes e sua obra).
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