Pages

Tecnologia do Blogger.

Pibid de Musica - UEFS (1 de 9)

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Projetos desenvolvidos nas escolas parceiras em 2013

Os projetos ou miniprojetos se destacam dentre as atividades desenvolvidas no Subprojeto Musicando a Escola, justamente por integrar os três eixos da proposta do subprojeto, quais sejam: 1) atividades curriculares (intervenções pedagógicas realizadas pelos bolsistas em parceria com os professores supervisores na sala de aula); 2) atividades extracurriculares (práticas musicais sistematizadas voltadas para toda a comunidade escolar); 3) atividades de formação (cursos, palestras, oficinas, leituras, produção textual, etc).
 Na elaboração dos projetos, tais eixos são integrados através da elaboração dos planejamentos dos conteúdos a serem desenvolvidas em sala de aula (atividades curriculares), permitir a participação e socialização de toda a comunidade escolar (atividades extracurriculares) e possibilitar a realização de pesquisa na escola, leituras/conhecimento da área que fundamentem a sua elaboração (atividades de formação). Por esta integração, envolvem ensino – pesquisa - extensão, ao possibilitar a busca da ressignificação da escola por meio do ensino musical, ao abordar temas de articulação do universo escolar com o cotidiano dos envolvidos, a saber: 1) inclusão social (Projeto Luiz Gonzaga); 2) repertório e sua ampliação (Projeto O lado A e o lado B: a função social da música); 3) questões etno-raciais (Projeto Cultura Afro-Brasileira: Da Bossa Nova ao Samba); 4) questões de cultural local (Projeto Um breve passeio pela história do samba); 5) questões histórico-culturais brasileiras (Projeto Do vinil ao MP4: cantando e tocando a história do Brasil através da música); 6) ações a serem desenvolvidas em rede/interdisciplinaridade (Projeto O som da palavra: Vinicius de Moraes e sua obra).


0 comentários:

Postar um comentário

 

DLA

UEFS

LICEMUS