Um breve passeio pela história do samba
Bolsistas: Amós Oliveira, Djones Miranda, Gilmar Souza, Luana Reis, José Anailton Carneiro, Leones Nascimento, Sara Brasil / Supervisora: Cinthya Coutinho / Coordenadora de Área: Simone Braga
I.
Problematização
É notório que a cultura musical hoje, em Feira de Santana, está resumida
em arrocha e principalmente pagode. Com esse contexto tão restrito, devido à
falta de conhecimento dos estudantes sobre questões culturais relacionadas a
estilos brasileiros diversos, a exemplo do samba, achou-se necessário a
elaboração desse projeto, que tem como propósito ampliar o conhecimento sobre a
origem desse estilo e vertentes musicais. Por meio dele também se pretende abordar
a questão do acesso limitado a estilos musicais, sobretudo, relacionados à
música brasileira, trazendo a tona a conscientização da influência da cultura
de massa, a contribuição da cultura afro-brasileira em nossas músicas e a importância
musical que o samba tem mundialmente. Para tanto, o ponto de partida será o
repertório influenciado pela mídia, o pagode, uma vertente do samba, familiar
aos estudantes, levando até a sua raiz, o samba.
No projeto, intitulado Um breve
passeio pela história do samba, será abordado o contexto histórico do samba,
mudanças ocorridas ao longo do tempo, variações dos instrumentos e alguns
compositores. Além disso, pretende-se retratar os progressos ocorridos, dentro
de um aparato histórico, mediante os avanços do samba dentro da sociedade,
utilizando paradigmas que possa obstruir os indivíduos em formação a perceber a
influência midiática para os seus gostos musicais, contribuindo para ampliar o
leque de conhecimentos, fazendo com que o estudante perceba a evolução do
estilo e reflita criticamente sobre o tema.
II.
Justificativa
Diante da evidente necessidade de expressar e divulgar a música
tradicional genuinamente brasileira, música esta com fortes influências da
cultura afro-brasileira, como o samba, o presente projeto pretende apresentar
esse gênero musical, com base na Lei
11.645/08, à qual se refere à obrigatoriedade da temática História e Cultura
Afro-Brasileira e Indígena nas instituições escolares de ensino fundamental e
médio, abordando sua
história, suas diversas transformações ocorridas durante o tempo. Através de
repertorio variado, busca-se ampliar o universo musical dos estudantes
oferecendo diversas percepções do gênero samba.
Além disso, pretende-se conscientizar os estudantes quanto às diversas
mutações que os estilos musicais têm sofrido na atualidade, e tendo em vista
que muitos gêneros musicais têm perdido suas principais características,
propõe-se realizar este projeto com o objetivo de tornar conhecida a origem do
estilo musical, atualmente um dos mais difundidos no Brasil.
III.
Fundamentação teórica
A música brasileira oferece um vasto material a ser pesquisado, mais
precisamente o samba. Como se sabe, o gênero nasceu na Bahia a partir de
influências africanas, mas ganhou notoriedade no Rio Janeiro. Todavia, o samba
raiz é uma das formas mais expressiva da sociedade de origem africana e logo
depois, brasileira, por representar a realidade de sobrevivência dos seus
praticantes e criadores. Neste sentido, Amaral et al (2001, p.65) argumenta que
Neste momento, podemos identificar que a prática do
samba (como música e como dança) estava ligada ao lazer, à diversão, à festa.
Mas também fornecia valores, normas de conduta, estabelecia códigos de
referência. De certa forma, podemos falar que estas práticas incidiam sobre o
estilo de vida, sobre o cotidiano, sobre a natureza das relações estabelecidas.
Neste sentido, o desenvolvimento do samba enfrentou inúmeras barreiras em
diversos ambientes, tendo essencialmente as grandes rodas de sambas como
maneira concreta de socialização e expansão para diversos ambientes da
sociedade. Ao decorrer do seu avanço, por volta do final do século XX, o samba
foi enfatizado com normas precisas como ritmos, instrumentos em junção da
melodia e harmonia, tornando-o assim mais profissional e instrumentalizado,
voltado nesse período à musicalidade formal, em uma transição de movimentos de
grupos. Segundo Amaral et al (2001,
p.67)
na tentativa de diferenciação entre o grupo de
sambistas “mais antigo” – alguns experimentando algum êxito comercial como Beth
Carvalho, Paulinho da Viola, Zeca Pagodinho e, em menor escala, Monarco, Nelson
Sargento e Wilson Moreira – e os grupos como Raça negra, Só pra
contrariar e É o tchan, passa a ser utilizado o termo “samba de
raiz.
Sendo que a partir dessas mudanças ficou notória a ausência nas músicas
às expressões dos anseios e sentimentos, como era feito na sua origem. Diante
de diversos fatores sobre estas transformações, o campo fonográfico destacou a
contradição do pagodeiro e do sambista, o que reforçou a perca da originalidade
do samba, essencialmente pela falta da expressividade e de letras que
abordassem questões sociais. Tais transformações influenciaram o surgimento de
várias vertentes. Sendo o pagode um dos mais veiculados pela mídia e,
consequentemente, um dos mais aceitos pela grande massa.
Quanto à mídia, é oportuno apontar para as suas influencias na sociedade
em geral e na vida dos jovens por conta da sua penetração, sobretudo, através
do auxílio de tecnologias digitais. Neste sentido, Hummes (2004, p. 21) comenta
Ao observamos a realidade neste século
XXI, nos defrontamos com os mais variados suportes em que a música está
presente. Ela está nos meios de comunicação, nos telefones convencionais e
celulares, na Internet, vídeos, lojas, bares, nos alto-falantes, nos
consultórios médicos, nos recreios escolares, em quase todos os locais em que estamos e em meios que
utilizamos para nos comunicarmos, ou nos divertirmos, e também nos rituais de
exaltação a determinadas entidades, enfim, nos eventos mais variados possíveis.
Não é preciso ir muito longe pra entender que alguns gêneros e estilos
musicais são superestimados e outros subestimados pela mídia e as tecnologias
digitais. Por exemplo, músicas como o samba, o baião ou a bossa nova, raramente
são vistas e ouvidas na televisão e nas rádios. No contexto da cidade de Feira
de Santana, o mesmo não é difundido e conduzido pelos meios de comunicação de
massa, como o sertanejo universitário, pagode, arrocha e axé. Nesta perspectiva,
a mídia impõe certo “gosto musical” restringindo os gêneros musicais, os
artistas e as músicas.
Logo, trabalhar o samba na escola é uma forma de resgatar uma cultura que
por algum motivo a mídia se distanciou e dessa maneira motivador os estudantes
a perceberem a sua importância, ao ampliar seus gostos musicais, além de
contribuir para transformação para agentes midiáticos e não receptores passivos
de conteúdo. Amaral et al (2010, p. 340) chamam atenção para o fato de que “para se
ouvir o mundo a partir dos “ouvidos” dos outros, é fundamental aprender antes a
conhecer, sua cultura musical, por meio da construção de suas próprias
narrativas”.
A partir da educação musical, deve ser realizadas atividades de forma que
seja desenvolvida a criticidade e a inteligência discentes, sendo o papel do
professor instigá-los ao ato de pensar e
refletir música. Todavia, não se pode ignorar o gosto musical dos estudantes.
Professor e estudantes devem buscar um consenso ao selecionar um repertório, ou
mesmo um tema a ser abordado em sala de aula. É preciso haver práticas de
ensino que prezem pelo diálogo do ensino escolar com o contexto social
discente. Nesta direção, inicialmente, no desenvolvimento do projeto Um breve passeio pela história do samba, será
abordado um repertório que faça parte do contexto social dos estudantes, o
pagode, uma das vertentes do samba. Do pagode, o conhecimento musical será
ampliado para o samba.
IV. Objetivos
Geral:
Apresentar o
gênero samba, falando de suas origens, variações/vertentes e influências em gêneros mais novos, tomando como
ponto de partida o pagode.
Específicos:
1) contribuir para a ampliação do repertório de gêneros
musicais dos estudantes, possibilitando novos horizontes musicais;
2) possibilitar uma audição musical mais autônoma dos meios
de comunicação de massa;
3) valorizar os conhecimentos prévios dos estudantes e usar
estes como ponto de partida para novos saberes.
V.
Metodologia
Os meios utilizados para o desenvolvimento do projeto serão as
apresentações musicais, em caráter didático, através de uma viagem cronológica
sobre a origem do samba e as suas vertentes.
No entanto, vale salientar que estas apresentações, realizadas
mensalmente, farão um percurso inverso, de hoje para o ontem, pois se planeja
iniciar as apresentações com o pagode até chegar ao samba que é o objetivo
principal. Esta retrospectiva do tempo tem por base a
consideração do conhecimento prévio dos estudantes e, neste caso, será
utilizado o gênero pagode como ponto de partida para a ampliação dos
conhecimentos, chegando até o gênero samba.
O concerto, com a frequencia mensal, será
realizado no auditório da escola como espaço adequado para a atividade, porque
este é mais visível para a comunidade estudantil e, assim, será alcançado o
maior número possível de estudantes. A formação instrumental do concerto está
condicionada aos instrumentos que os próprios bolsistas são proficientes.
Apesar de alguns destes instrumentos não estarem ligados diretamente ao samba,
serão realizados arranjos que contemplem os mesmos, o que deixaria a execução
até mais interessante, visto que alguns dos instrumentos não são comuns no
cotidiano dos estudantes.
O repertório será composto por diversas peças:
duas músicas de pagode de caráter introdutório, e em seguida, as de samba. Vale
salientar, que o projeto contemplou uma série de quatro peças de samba de roda
também, com o objetivo de valorizar esta manifestação artística que é tão
presente no interior do estado da Bahia e trazê-lo ao conhecimento dos
estudantes, apresentando o contexto histórico, compositores e a relevância
deste na cultura popular. Desta forma, o repertório ficou com a seguinte
seleção e ordem:
1) Filhos
de Jorge - ?
2) Psirico – Favela
2) Psirico – Favela
3) Gera
Samba – Segura o Tchan
4) Série Samba de Roda do Recôncavo – quatro músicas
5) Tom & Vinicius – Garota de Ipanema
6) Pixinguinha – Carinhoso
4) Série Samba de Roda do Recôncavo – quatro músicas
5) Tom & Vinicius – Garota de Ipanema
6) Pixinguinha – Carinhoso
Totalizando 10 músicas, sendo 02 de pagode, 01 de samba popular, 04 de
samba de roda e 02 de bossa nova. Quanto a este genero, o grupo entende que a
Bossa Nova também tem influência do samba, sendo também relevante na
apresentação, embasada em três tópicos com o objetivo de esclarecer a
realização e os procedimentos da execução do projeto, descritos a seguir.
VI. Conteúdos
1) Conceituais
- Contexto histórico.
- Evolução do ritmo (células
rítmicas)
- Variações de instrumentos
- Compositores do samba.
2) Procedimentais
- Apreciar as diversas variações
musicais do samba.
- Refletir sobre as mudanças
ocorridas na trajetória do samba.
3) Atitudinais
- Respeitar as diversas variações
do samba, entendendo que a música de hoje é fruto de uma transformação
histórica
VII. Repertório
1 - Filhos de Jorge - ?
2 – Psirico – Favela
3 – Gera Samba – Segura o tchan
4 – Samba de recôncavo – várias
músicas
5 – Vinicius de Moraes e Tom Jobim
– Garota de Ipanema
6 – Pixinguinha – Carinhoso
VIII. Roteiro da apresentação
1 – Música de abertura: Todos
2 – Apresentação do grupo, objetivo
do projeto e levantar reflexão: Que estilo musical é este? Um bolsista
3 – Origem do samba: Um bolsista
4 – Música de Psirico (Favela):
Todos
5 – Evolução dos ritmos: um
bolsista
6 – Músicas de Gera Samba e samba
de recôncavo: Todos
7 – Instrumentos: um bolsista
8 – Músicas Garota de Ipanema e
Carinhoso.
Para introduzir o concerto, será executada (apenas na forma instrumental)
uma música bem característica do pagode (música 01). Logo em seguida um
bolsista fará uma breve apresentação do grupo e interagirá com os estudantes
acerca do gosto popular pelo pagode. Esta interação ocorrerá após a execução da
primeira música para aproveitar o momento de euforia dos estudantes pela
execução da música do gênero pagode.
Depois disso, o bolsista apresentador pedirá para o percussionista tocar
uma sequência da mesma célula rítmica referente ao pagode. Esta célula deve ser
reproduzida pela platéia junto com o percussionista, sendo mediada pelo
apresentador. Após uma execução padronizada por toda a platéia, o grupo
instrumental deverá apresentar mais uma música de pagode (música 02), que deve
ser acompanhada pela percussão corporal da célula rítmica executada,
intermediada pelo apresentador.
Após isto, o grupo apresentará uma peça não mais de pagode, mas sim de
samba popular (música 03). Esta tem um caráter de transição das músicas de
pagode para as de samba raiz que virão mais a frente. Para interagir com a
platéia, o apresentador pedirá ao saxofonista, antes da execução de todo o
grupo, que toque o tema da música “Segura o Tchan”, para chamar a atenção e
despertar o interesse e chamar a atenção. O apresentador perguntará aos
estudantes qual o nome da música e estes devem tentar responder. Em seguida a
peça poderá ser executada por todo o grupo.
Em seguida, o apresentador fará um momento de conversa com a platéia, a
qual explicará o contexto histórico que as músicas executadas estão inseridas,
e discorrer um pouco sobre a influência da mídia na popularização destes
gêneros de massa. Este momento é importante, pois tem a função de
conscientização da platéia sobre aquilo que é veiculado nos meios de comunicação
sociais. Mais adiante, nesta breve roda de conversa, o apresentador pedirá ao
percussionista que faça a execução de uma célula rítmica, a qual os estudantes
deverão tentar acertar. Após isto, esta célula que é do gênero samba, deverá
ser executada por todos através da percussão corporal. O apresentador tentará
levantar conhecimentos prévios dos estudantes, pedindo que alguém fale alguma
música que foi lembrada a partir da execução desta célula rítmica.
Adiante, o grupo executará uma música de samba (música 04), a qual a
platéia fará apreciação com intervenção através da célula rítmica aprendida com
percussão corporal. É importante ressaltar a importância destas atividades de
percussão corporal junto com a execução da música, pois tem o objetivo de fazer
com que haja a interação com os estudantes, com a música e motive a
participação dos mesmos dentro do concerto, evitando também o desinteresse e a
falta de estímulo.
As próximas duas músicas (músicas 05 e 06) serão de caráter apreciativo
apenas, sem intervenção direta da platéia, pois foi entendido pelo grupo que os
estudantes também precisam entender como se portar em uma apresentação que não
permita a interação do público com a música (o que na verdade, é uma prática
muito mais comum e aceitável do que a de intervenções da platéia). Após este
momento de apreciação auditiva e sem intervenção direta, haverá um segundo
momento a qual o apresentador fará uma breve explicação sobre o samba, sua
origem, seus principais compositores e o por quê de ser tão importante na
história da música brasileira. Além disso, o bolsista apresentador falará sobre
a importância do samba na origem de outros gêneros musicais, incluindo o pagode
que é tão comum e popular entre os estudantes desta escola, na cidade de Feira
de Santana e no estado da Bahia.
Após este outro momento de conversa com a platéia, serão executadas mais
uma peça (música 07) referente ao samba do recôncavo, a qual os estudantes
terão a oportunidade de ouvi-la não apenas com a execução dos instrumentos, mas
também do canto. Este é importante, pois a letra também é um elemento muito
forte no gênero samba, que muitas vezes trata de problemas sociais,
relacionamentos amorosos, etc.
Seguido a esse momento de apreciação da última música de samba, os
estudantes farão a audição das duas últimas músicas, as de bossa nova. Antes
disto, o apresentador será breve explicando a origem da bossa nova, o contexto
histórico, principais compositores e as influências do samba neste gênero.
Feitas as audições destas peças (música 08 e música 09), o concerto será
encerrado com agradecimentos.
IX. Recursos
Caixa de som
Microfones
Instrumentos musicais
X. Resultados esperados
Com este projeto, é esperada uma contribuição para a ampliação do
repertório dos estudantes e dar oportunidade de novas audições para além
daquilo que é veiculado pela cultura de massa. Ainda se espera que o estudante
desenvolva um senso crítico do que é veiculado como música e seja um agente
participativo dos processos midiáticos musicais.
Sobre o samba, espera-se que o estudante possa desenvolver a consciência
da história e política sobre o gênero, sobre as influências da cultura
afro-brasileira na música brasileira, entendendo a sua importância e espaço na cultura
musical brasileira.
XI. Referências bibliográficas
AMARAL, Maria L. F. Et AL. A
prática musical dos gêneros brasileiros choro, samba e baião inseridos na
educação fundamental frente à influência da mídia. In: Anais do XIX Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação
Musical, pp. 335-343. 2010.
DEL-BEN, Luciana Marta. Música
nas Escolas. Texto 3. Salto para o futuro. Educação musical
escolar. Ano XXI Boletim 08. Jun. 2011.
HUMMES,
J. M. Por que é importante o ensino de música? Considerações sobre as funções
da música na sociedade e na escola. Revista da ABEM, Porto Alegre, V.
11, 17-25, set. 2004.
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