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quarta-feira, 14 de maio de 2014

Projeto 4: Colégios Modelo e Assis (valorização da diversidade e cultura afro-brasileira)

Um breve passeio pela história do samba

Bolsistas: Amós Oliveira, Djones Miranda, Gilmar Souza, Luana Reis, José Anailton Carneiro, Leones Nascimento, Sara Brasil / Supervisora: Cinthya Coutinho / Coordenadora de Área: Simone Braga


I. Problematização

É notório que a cultura musical hoje, em Feira de Santana, está resumida em arrocha e principalmente pagode. Com esse contexto tão restrito, devido à falta de conhecimento dos estudantes sobre questões culturais relacionadas a estilos brasileiros diversos, a exemplo do samba, achou-se necessário a elaboração desse projeto, que tem como propósito ampliar o conhecimento sobre a origem desse estilo e vertentes musicais. Por meio dele também se pretende abordar a questão do acesso limitado a estilos musicais, sobretudo, relacionados à música brasileira, trazendo a tona a conscientização da influência da cultura de massa, a contribuição da cultura afro-brasileira em nossas músicas e a importância musical que o samba tem mundialmente. Para tanto, o ponto de partida será o repertório influenciado pela mídia, o pagode, uma vertente do samba, familiar aos estudantes, levando até a sua raiz, o samba.
No projeto, intitulado Um breve passeio pela história do samba, será abordado o contexto histórico do samba, mudanças ocorridas ao longo do tempo, variações dos instrumentos e alguns compositores. Além disso, pretende-se retratar os progressos ocorridos, dentro de um aparato histórico, mediante os avanços do samba dentro da sociedade, utilizando paradigmas que possa obstruir os indivíduos em formação a perceber a influência midiática para os seus gostos musicais, contribuindo para ampliar o leque de conhecimentos, fazendo com que o estudante perceba a evolução do estilo e reflita criticamente sobre o tema. 

II. Justificativa

Diante da evidente necessidade de expressar e divulgar a música tradicional genuinamente brasileira, música esta com fortes influências da cultura afro-brasileira, como o samba, o presente projeto pretende apresentar esse gênero musical, com base na Lei 11.645/08, à qual se refere à obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena nas instituições escolares de ensino fundamental e médio, abordando sua história, suas diversas transformações ocorridas durante o tempo. Através de repertorio variado, busca-se ampliar o universo musical dos estudantes oferecendo diversas percepções do gênero samba.

Além disso, pretende-se conscientizar os estudantes quanto às diversas mutações que os estilos musicais têm sofrido na atualidade, e tendo em vista que muitos gêneros musicais têm perdido suas principais características, propõe-se realizar este projeto com o objetivo de tornar conhecida a origem do estilo musical, atualmente um dos mais difundidos no Brasil.

III. Fundamentação teórica

A música brasileira oferece um vasto material a ser pesquisado, mais precisamente o samba. Como se sabe, o gênero nasceu na Bahia a partir de influências africanas, mas ganhou notoriedade no Rio Janeiro. Todavia, o samba raiz é uma das formas mais expressiva da sociedade de origem africana e logo depois, brasileira, por representar a realidade de sobrevivência dos seus praticantes e criadores. Neste sentido, Amaral et al (2001, p.65) argumenta que

Neste momento, podemos identificar que a prática do samba (como música e como dança) estava ligada ao lazer, à diversão, à festa. Mas também fornecia valores, normas de conduta, estabelecia códigos de referência. De certa forma, podemos falar que estas práticas incidiam sobre o estilo de vida, sobre o cotidiano, sobre a natureza das relações estabelecidas.

Neste sentido, o desenvolvimento do samba enfrentou inúmeras barreiras em diversos ambientes, tendo essencialmente as grandes rodas de sambas como maneira concreta de socialização e expansão para diversos ambientes da sociedade. Ao decorrer do seu avanço, por volta do final do século XX, o samba foi enfatizado com normas precisas como ritmos, instrumentos em junção da melodia e harmonia, tornando-o assim mais profissional e instrumentalizado, voltado nesse período à musicalidade formal, em uma transição de movimentos de grupos. Segundo Amaral et al (2001, p.67)

na tentativa de diferenciação entre o grupo de sambistas “mais antigo” – alguns experimentando algum êxito comercial como Beth Carvalho, Paulinho da Viola, Zeca Pagodinho e, em menor escala, Monarco, Nelson Sargento e Wilson Moreira – e os grupos como Raça negra, Só pra contrariar e É o tchan, passa a ser utilizado o termo “samba de raiz.

Sendo que a partir dessas mudanças ficou notória a ausência nas músicas às expressões dos anseios e sentimentos, como era feito na sua origem. Diante de diversos fatores sobre estas transformações, o campo fonográfico destacou a contradição do pagodeiro e do sambista, o que reforçou a perca da originalidade do samba, essencialmente pela falta da expressividade e de letras que abordassem questões sociais. Tais transformações influenciaram o surgimento de várias vertentes. Sendo o pagode um dos mais veiculados pela mídia e, consequentemente, um dos mais aceitos pela grande massa.
Quanto à mídia, é oportuno apontar para as suas influencias na sociedade em geral e na vida dos jovens por conta da sua penetração, sobretudo, através do auxílio de tecnologias digitais. Neste sentido, Hummes (2004, p. 21) comenta

Ao observamos a realidade neste século XXI, nos defrontamos com os mais variados suportes em que a música está presente. Ela está nos meios de comunicação, nos telefones convencionais e celulares, na Internet, vídeos, lojas, bares, nos alto-falantes, nos consultórios médicos, nos recreios escolares, em            quase todos os locais em que estamos e em meios que utilizamos para nos comunicarmos, ou nos divertirmos, e também nos rituais de exaltação a determinadas entidades, enfim, nos eventos mais            variados possíveis.

Não é preciso ir muito longe pra entender que alguns gêneros e estilos musicais são superestimados e outros subestimados pela mídia e as tecnologias digitais. Por exemplo, músicas como o samba, o baião ou a bossa nova, raramente são vistas e ouvidas na televisão e nas rádios. No contexto da cidade de Feira de Santana, o mesmo não é difundido e conduzido pelos meios de comunicação de massa, como o sertanejo universitário, pagode, arrocha e axé. Nesta perspectiva, a mídia impõe certo “gosto musical” restringindo os gêneros musicais, os artistas e as músicas.
Logo, trabalhar o samba na escola é uma forma de resgatar uma cultura que por algum motivo a mídia se distanciou e dessa maneira motivador os estudantes a perceberem a sua importância, ao ampliar seus gostos musicais, além de contribuir para transformação para agentes midiáticos e não receptores passivos de conteúdo.  Amaral et al (2010, p. 340) chamam atenção para o fato de que “para se ouvir o mundo a partir dos “ouvidos” dos outros, é fundamental aprender antes a conhecer, sua cultura musical, por meio da construção de suas próprias narrativas”.
A partir da educação musical, deve ser realizadas atividades de forma que seja desenvolvida a criticidade e a inteligência discentes, sendo o papel do professor  instigá-los ao ato de pensar e refletir música. Todavia, não se pode ignorar o gosto musical dos estudantes. Professor e estudantes devem buscar um consenso ao selecionar um repertório, ou mesmo um tema a ser abordado em sala de aula. É preciso haver práticas de ensino que prezem pelo diálogo do ensino escolar com o contexto social discente. Nesta direção, inicialmente, no desenvolvimento do projeto Um breve passeio pela história do samba, será abordado um repertório que faça parte do contexto social dos estudantes, o pagode, uma das vertentes do samba. Do pagode, o conhecimento musical será ampliado para o samba.

IV. Objetivos

Geral:

Apresentar o gênero samba, falando de suas origens, variações/vertentes e influências em gêneros mais novos, tomando como ponto de partida o pagode.

Específicos:

1) contribuir para a ampliação do repertório de gêneros musicais dos estudantes, possibilitando novos horizontes musicais;
2) possibilitar uma audição musical mais autônoma dos meios de comunicação de massa;
3) valorizar os conhecimentos prévios dos estudantes e usar estes como ponto de partida para novos saberes.

V. Metodologia

Os meios utilizados para o desenvolvimento do projeto serão as apresentações musicais, em caráter didático, através de uma viagem cronológica sobre a origem do samba e as suas vertentes.
No entanto, vale salientar que estas apresentações, realizadas mensalmente, farão um percurso inverso, de hoje para o ontem, pois se planeja iniciar as apresentações com o pagode até chegar ao samba que é o objetivo principal. Esta retrospectiva do tempo tem por base a consideração do conhecimento prévio dos estudantes e, neste caso, será utilizado o gênero pagode como ponto de partida para a ampliação dos conhecimentos, chegando até o gênero samba.
O concerto, com a frequencia mensal, será realizado no auditório da escola como espaço adequado para a atividade, porque este é mais visível para a comunidade estudantil e, assim, será alcançado o maior número possível de estudantes. A formação instrumental do concerto está condicionada aos instrumentos que os próprios bolsistas são proficientes. Apesar de alguns destes instrumentos não estarem ligados diretamente ao samba, serão realizados arranjos que contemplem os mesmos, o que deixaria a execução até mais interessante, visto que alguns dos instrumentos não são comuns no cotidiano dos estudantes.
O repertório será composto por diversas peças: duas músicas de pagode de caráter introdutório, e em seguida, as de samba. Vale salientar, que o projeto contemplou uma série de quatro peças de samba de roda também, com o objetivo de valorizar esta manifestação artística que é tão presente no interior do estado da Bahia e trazê-lo ao conhecimento dos estudantes, apresentando o contexto histórico, compositores e a relevância deste na cultura popular. Desta forma, o repertório ficou com a seguinte seleção e ordem:
1) Filhos de Jorge - ?
2) Psirico – Favela
3) Gera Samba – Segura o Tchan
4) Série Samba de Roda do Recôncavo – quatro músicas
5) Tom & Vinicius – Garota de Ipanema
6) Pixinguinha – Carinhoso
             Totalizando 10 músicas, sendo 02 de pagode, 01 de samba popular, 04 de samba de roda e 02 de bossa nova. Quanto a este genero, o grupo entende que a Bossa Nova também tem influência do samba, sendo também relevante na apresentação, embasada em três tópicos com o objetivo de esclarecer a realização e os procedimentos da execução do projeto, descritos a seguir.

VI. Conteúdos

1) Conceituais
- Contexto histórico.
- Evolução do ritmo (células rítmicas)
- Variações de instrumentos
- Compositores do samba.
2) Procedimentais
- Apreciar as diversas variações musicais do samba.
- Refletir sobre as mudanças ocorridas na trajetória do samba.
3) Atitudinais
- Respeitar as diversas variações do samba, entendendo que a música de hoje é fruto de uma transformação histórica

      VII. Repertório
1 - Filhos de Jorge - ?
2 – Psirico – Favela
3 – Gera Samba – Segura o tchan
4 – Samba de recôncavo – várias músicas
5 – Vinicius de Moraes e Tom Jobim – Garota de Ipanema
6 – Pixinguinha – Carinhoso

VIII. Roteiro da apresentação


1 – Música de abertura: Todos
2 – Apresentação do grupo, objetivo do projeto e levantar reflexão: Que estilo musical é este? Um bolsista
3 – Origem do samba: Um bolsista
4 – Música de Psirico (Favela): Todos
5 – Evolução dos ritmos: um bolsista
6 – Músicas de Gera Samba e samba de recôncavo: Todos
7 – Instrumentos: um bolsista
8 – Músicas Garota de Ipanema e Carinhoso.

Para introduzir o concerto, será executada (apenas na forma instrumental) uma música bem característica do pagode (música 01). Logo em seguida um bolsista fará uma breve apresentação do grupo e interagirá com os estudantes acerca do gosto popular pelo pagode. Esta interação ocorrerá após a execução da primeira música para aproveitar o momento de euforia dos estudantes pela execução da música do gênero pagode.
Depois disso, o bolsista apresentador pedirá para o percussionista tocar uma sequência da mesma célula rítmica referente ao pagode. Esta célula deve ser reproduzida pela platéia junto com o percussionista, sendo mediada pelo apresentador. Após uma execução padronizada por toda a platéia, o grupo instrumental deverá apresentar mais uma música de pagode (música 02), que deve ser acompanhada pela percussão corporal da célula rítmica executada, intermediada pelo apresentador.
Após isto, o grupo apresentará uma peça não mais de pagode, mas sim de samba popular (música 03). Esta tem um caráter de transição das músicas de pagode para as de samba raiz que virão mais a frente. Para interagir com a platéia, o apresentador pedirá ao saxofonista, antes da execução de todo o grupo, que toque o tema da música “Segura o Tchan”, para chamar a atenção e despertar o interesse e chamar a atenção. O apresentador perguntará aos estudantes qual o nome da música e estes devem tentar responder. Em seguida a peça poderá ser executada por todo o grupo.
Em seguida, o apresentador fará um momento de conversa com a platéia, a qual explicará o contexto histórico que as músicas executadas estão inseridas, e discorrer um pouco sobre a influência da mídia na popularização destes gêneros de massa. Este momento é importante, pois tem a função de conscientização da platéia sobre aquilo que é veiculado nos meios de comunicação sociais. Mais adiante, nesta breve roda de conversa, o apresentador pedirá ao percussionista que faça a execução de uma célula rítmica, a qual os estudantes deverão tentar acertar. Após isto, esta célula que é do gênero samba, deverá ser executada por todos através da percussão corporal. O apresentador tentará levantar conhecimentos prévios dos estudantes, pedindo que alguém fale alguma música que foi lembrada a partir da execução desta célula rítmica.
Adiante, o grupo executará uma música de samba (música 04), a qual a platéia fará apreciação com intervenção através da célula rítmica aprendida com percussão corporal. É importante ressaltar a importância destas atividades de percussão corporal junto com a execução da música, pois tem o objetivo de fazer com que haja a interação com os estudantes, com a música e motive a participação dos mesmos dentro do concerto, evitando também o desinteresse e a falta de estímulo.
As próximas duas músicas (músicas 05 e 06) serão de caráter apreciativo apenas, sem intervenção direta da platéia, pois foi entendido pelo grupo que os estudantes também precisam entender como se portar em uma apresentação que não permita a interação do público com a música (o que na verdade, é uma prática muito mais comum e aceitável do que a de intervenções da platéia). Após este momento de apreciação auditiva e sem intervenção direta, haverá um segundo momento a qual o apresentador fará uma breve explicação sobre o samba, sua origem, seus principais compositores e o por quê de ser tão importante na história da música brasileira. Além disso, o bolsista apresentador falará sobre a importância do samba na origem de outros gêneros musicais, incluindo o pagode que é tão comum e popular entre os estudantes desta escola, na cidade de Feira de Santana e no estado da Bahia.
Após este outro momento de conversa com a platéia, serão executadas mais uma peça (música 07) referente ao samba do recôncavo, a qual os estudantes terão a oportunidade de ouvi-la não apenas com a execução dos instrumentos, mas também do canto. Este é importante, pois a letra também é um elemento muito forte no gênero samba, que muitas vezes trata de problemas sociais, relacionamentos amorosos, etc.
Seguido a esse momento de apreciação da última música de samba, os estudantes farão a audição das duas últimas músicas, as de bossa nova. Antes disto, o apresentador será breve explicando a origem da bossa nova, o contexto histórico, principais compositores e as influências do samba neste gênero. Feitas as audições destas peças (música 08 e música 09), o concerto será encerrado com agradecimentos.

IX. Recursos

Caixa de som
Microfones
Instrumentos musicais

X. Resultados esperados

Com este projeto, é esperada uma contribuição para a ampliação do repertório dos estudantes e dar oportunidade de novas audições para além daquilo que é veiculado pela cultura de massa. Ainda se espera que o estudante desenvolva um senso crítico do que é veiculado como música e seja um agente participativo dos processos midiáticos musicais.
Sobre o samba, espera-se que o estudante possa desenvolver a consciência da história e política sobre o gênero, sobre as influências da cultura afro-brasileira na música brasileira, entendendo a sua importância e espaço na cultura musical brasileira.

XI. Referências bibliográficas


AMARAL, Maria L. F. Et AL. A prática musical dos gêneros brasileiros choro, samba e baião inseridos na educação fundamental frente à influência da mídia. In: Anais do XIX Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical, pp. 335-343. 2010.

DEL-BEN, Luciana Marta. Música nas Escolas. Texto 3.  Salto para o futuro. Educação musical escolar. Ano XXI Boletim 08. Jun. 2011.


HUMMES, J. M. Por que é importante o ensino de música? Considerações sobre as funções da música na sociedade e na escola. Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 11, 17-25, set. 2004.

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