Pages

Tecnologia do Blogger.

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Projeto 6: Instituto Gastão Guimarães (integração social e ampliação musical escolar)


Projeto Intervalo Musical

Bolsistas: Anderson, Caroline, Simone, Janille, William e Nilson
Supervisão: Maria Gorett Guimarães
Coordenação: Simone Braga


1)    Projeto Intervalo Musical

2)    Local: Instituto de Educação Gastão Guimarães

3)    Período: Maio a dezembro de 2013 sempre às quartas-feiras, 15h30min às 16h.

Obs. Analisar a possibilidade de acontecer no período da manhã com os estudantes e os pais.

4)    Apresentação: A música é, sem dúvida, uma das mais valiosas formas de expressão da humanidade, presente em todas as culturas nas mais diversas situações, despertando a sensibilidade, a afetividade, a valorização de aspectos estéticos além de promover o desenvolvimento cognitivo em qualquer fase da vida. O Projeto Intervalo Musical compreende uma atividade musical a ser realizada pelos estudantes de Licenciatura em Música e bolsitas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), desenvolvido na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), com os estudantes da Instituição de ensino Gastão Guimarães que já possuem iniciação musical, como tocar algum instrumento, cantar, compor, enfim que já têm algum conhecimento de prática musical e também os pais de alunos que desejem e possam participar do projeto. Estes se apresentarão, mensalmente, para toda a comunidade escolar.

5)    Objetivo Geral: Através da abordagem da música em vários contextos históricos e sociais, promover o envolvimento da comunidade escolar no processo de apreciação, compreensão e comunicação da linguagem musical além de identificar os talentos musicais da escola.

6)    Objetivos específicos:
- Desenvolver o potencial de comunicação através da música;
- Despertar o interesse em conhecer vários estilos e ritmos musicais;
- Aprender a expressar-se com mais clareza;
- Apreciar e interpretar músicas;
- Descobrir talentos musicais na unidade escolar;
- Participar das atividades musicais desenvolvidas no contexto escolar.

7)    Envolvidos: Alunos do 6º ao 3º Ano do Instituto de Educação Gastão Guimarães, Direção, Coordenação do PIBID, professora supervisora e a comunidade escolar.

8)    Material: Instrumentos musicais, som, cd, TV, caixas de som, microfones, extensão elétrica, cabos, outros.

9)    Espaço: Sala acústica e área livre

10) Como acontecerá:
1º passo: Os bolsistas do PIBID desenvolverão uma atividade de pesquisa para identificar os estudantes, familiares, funcionários e professores que têm alguma prática musical e que queiram participar do Projeto;
2º passo: Identificados os participantes, será realizada uma reunião para exposição dos objetivos e desenvolvimento do Projeto;
3ª passo: realização de oficina pelos bolsistas para os alunos participantes sobre impostação de voz, postura no palco, respiração, improvisação, etc.
- Relacionar os alunos de acordo com as datas das apresentações / determinar quantos irão se apresentar por dia / verificar as tendências musicais de cada um: compõem, canta, toca, outros.
4º passo: Alunos e possivelmente os pais participarão dos ensaios juntamente com os bolsistas para apresentação no momento do intervalo.
6º passo: Apresentações

Obs. Durante o desenrolar do Projeto procuraremos identificar os estudantes que possam participar do FACE - Festival de Arte e Cultura, promovido pelo Governo do Estado.

11)  Cronograma:


Data
Atividade
03/05
Identificação, no período da tarde, dos alunos e pais músicos em todas as salas do turno vespertino.
07/05
Identificação, no período da tarde, dos alunos e pais músicos em todas as salas do turno matutino. (Quem tiver horário disponível no turno matutino)
08/05
AC: organização do levantamento realizado nas turmas, marcar a reunião com os alunos e contatar os pais. Combinar horário para ensaio e reunião
15/05
AC: Reunião com os alunos sobre o Projeto e trabalhar os itens sugeridos no 3º passo.  – Oficina / Falar sobre a apresentação do dia 29
22/05
AC: Programar apresentação para o dia 29/05 já envolvendo alunos.
29/05
Primeira apresentação com a participação dos alunos no Intervalo Musical.
05/06
Preparar apresentação com participação de alunos e pais
19/06
Intervalo Musical
10/07
Preparar apresentação com participação de alunos e pais
24/07
Intervalo Musical
07/08
Preparar apresentação com participação de alunos e pais
21/08
Intervalo Musical
11/09
Preparar apresentação com participação de alunos e pais
25/09
Intervalo Musical
09/10
Preparar apresentação com participação de alunos e pais
23/10
Intervalo Musical
06/11
Preparar apresentação com participação de alunos e pais
20/11
Intervalo Musical
04/12
Preparar apresentação com participação de alunos e pais
18/12
Intervalo Musical (última apresentação)

0 comentários:

Postar um comentário

 

DLA

UEFS

LICEMUS