Projeto Intervalo Musical
Bolsistas: Anderson, Caroline, Simone, Janille, William e Nilson
Supervisão: Maria Gorett Guimarães
Coordenação: Simone Braga
1)
Projeto
Intervalo Musical
2)
Local:
Instituto de Educação Gastão Guimarães
3)
Período:
Maio a dezembro de 2013 sempre às quartas-feiras, 15h30min às 16h.
Obs. Analisar a possibilidade de acontecer no
período da manhã com os estudantes e os pais.
4)
Apresentação:
A música é, sem dúvida, uma das mais valiosas formas de expressão da
humanidade, presente em todas as culturas nas mais diversas situações,
despertando a sensibilidade, a afetividade, a valorização de aspectos estéticos
além de promover o desenvolvimento cognitivo em qualquer fase da vida. O
Projeto Intervalo Musical compreende uma atividade musical a ser realizada
pelos estudantes de Licenciatura em Música e bolsitas do Programa Institucional
de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), desenvolvido na Universidade
Estadual de Feira de Santana (UEFS), com os estudantes da Instituição de ensino
Gastão Guimarães que já possuem iniciação musical, como tocar algum
instrumento, cantar, compor, enfim que já têm algum conhecimento de prática musical
e também os pais de alunos que desejem e possam participar do projeto. Estes se
apresentarão, mensalmente, para toda a comunidade escolar.
5)
Objetivo
Geral: Através da abordagem da música em vários contextos históricos e sociais,
promover o envolvimento da comunidade escolar no processo de apreciação, compreensão
e comunicação da linguagem musical além de identificar os talentos musicais da
escola.
6)
Objetivos
específicos:
- Desenvolver o potencial de comunicação
através da música;
- Despertar o interesse em conhecer vários
estilos e ritmos musicais;
- Aprender a expressar-se com mais clareza;
- Apreciar e interpretar músicas;
- Descobrir talentos musicais na unidade
escolar;
- Participar das atividades musicais
desenvolvidas no contexto escolar.
7)
Envolvidos:
Alunos do 6º ao 3º Ano do Instituto de Educação Gastão Guimarães, Direção,
Coordenação do PIBID, professora supervisora e a comunidade escolar.
8)
Material:
Instrumentos musicais, som, cd, TV, caixas de som, microfones, extensão
elétrica, cabos, outros.
9)
Espaço:
Sala acústica e área livre
10)
Como
acontecerá:
1º passo: Os bolsistas do PIBID desenvolverão
uma atividade de pesquisa para identificar os estudantes, familiares, funcionários
e professores que têm alguma prática musical e que queiram participar do
Projeto;
2º passo: Identificados os participantes,
será realizada uma reunião para exposição dos objetivos e desenvolvimento do Projeto;
3ª passo: realização de oficina pelos
bolsistas para os alunos participantes sobre impostação de voz, postura no
palco, respiração, improvisação, etc.
- Relacionar os alunos de acordo com as datas
das apresentações / determinar quantos irão se apresentar por dia / verificar
as tendências musicais de cada um: compõem, canta, toca, outros.
4º passo: Alunos e possivelmente os pais participarão
dos ensaios juntamente com os bolsistas para apresentação no momento do
intervalo.
6º passo: Apresentações
Obs. Durante o desenrolar do Projeto
procuraremos identificar os estudantes que possam participar do FACE - Festival
de Arte e Cultura, promovido pelo Governo do Estado.
11)
Cronograma:
Data
|
Atividade
|
03/05
|
Identificação,
no período da tarde, dos alunos e pais músicos em todas as salas do turno
vespertino.
|
07/05
|
Identificação,
no período da tarde, dos alunos e pais músicos em todas as salas do turno
matutino. (Quem tiver horário disponível no turno matutino)
|
08/05
|
AC:
organização do levantamento realizado nas turmas, marcar a reunião com os
alunos e contatar os pais. Combinar horário para ensaio e reunião
|
15/05
|
AC:
Reunião com os alunos sobre o Projeto e trabalhar os itens sugeridos no 3º
passo. – Oficina / Falar sobre a
apresentação do dia 29
|
22/05
|
AC:
Programar apresentação para o dia 29/05 já envolvendo alunos.
|
29/05
|
Primeira
apresentação com a participação dos alunos no Intervalo Musical.
|
05/06
|
Preparar
apresentação com participação de alunos e pais
|
19/06
|
Intervalo
Musical
|
10/07
|
Preparar
apresentação com participação de alunos e pais
|
24/07
|
Intervalo
Musical
|
07/08
|
Preparar
apresentação com participação de alunos e pais
|
21/08
|
Intervalo
Musical
|
11/09
|
Preparar
apresentação com participação de alunos e pais
|
25/09
|
Intervalo
Musical
|
09/10
|
Preparar
apresentação com participação de alunos e pais
|
23/10
|
Intervalo
Musical
|
06/11
|
Preparar
apresentação com participação de alunos e pais
|
20/11
|
Intervalo
Musical
|
04/12
|
Preparar
apresentação com participação de alunos e pais
|
18/12
|
Intervalo
Musical (última apresentação)
|
0 comentários:
Postar um comentário