Na
unidade II, no Instituto de Educação Gastão Guimarães, nós bolsistas e
supervisora do Programa Institucional de Bolsas e Iniciação à Docência (PIBID) aplicamos a primeira etapa do projeto Imagens da Mulher na Música Brasileira. As turmas contempladas foram o 1º ano do Ensino Médio e 7ª
série do Ensino Fundamental.
Bolsistas Angela e Milly à frente dos primeiros momentos do projeto
Esta etapa do projeto teve como objetivos principais: 1)
contextualizar as mais significativas conquistas das mulheres no Brasil e no
mundo, demonstrando a desconstrução da “Amélia” e os efeitos que vem trazendo
com todas as suas lutas; 2) esclarecer a diferença de gênero masculino e
feminino e gênero na música explicando a definição e características de gênero
musical e suas influências recebidas e exercidas, tendo como base o autor da área
de educação musical Constantino (2012).
A discussão sobre a temática sempre era acalorada entre os alunos
No
início das intervenções, destacamos aos alunos as conquistas das mulheres no
Brasil e no mundo, logo após, foram
apresentadas músicas de vários gêneros como: pop, reggae, gospel, rock e forró
(que mencionavam a temática “mulher” na letra) e, no final de cada música, foram
discutidas as características de cada gênero e o conteúdo da letra da música.
Questão disparadora de uma das aulas
Uma das atividades propostas foi representar uma canção através de imagens em forma de cartaz, levando em considerações as imagens acerca da mulher contidas nas letras.
O processo da atividade:
Em aulas seguintes, as esquipes foram convidadas a apresentar as canções, os cartazes e promoverem uma discussão acerca do tema proposto. Vejam os registros abaixo:
A nossa segunda unidade, no Colégio Gastão Guimarães, foi marcada por um passeio entre canções que oportunizarão ricas reflexões sobre a imagem da mulher na música brasileira. O vídeo abaixo (clicar no link) é o registro de um desses momentos. Desconstruindo Amélia (Pitty) na voz da bolsista Milly.
Como culminância da unidade, dividimos a sala em grupos e sorteamos uma música
para cada grupo, onde eles teriam que cantar a música e fazer percussão
corporal. Em outra turma fizemos a mesma divisão e os alunos cantaram e
utilizaram o som dos copos como percussão. As músicas utilizadas foram: Ai, que
saudade de Amélia – Mário Lago; Desconstruindo Amélia – Pitty; Mulher rendeira
– Elba Ramalho; Mulher – Projota; Mulher – Chico Buarque; Toda boa – Psirico.
Com essas atividades, procuramos obter dos
alunos mais criticidade sobre a imagem da mulher; desenvolver a
coordenação motora e o canto; e, respeito
às diversidades culturais, etnico-musicais. Conseguimos também, a partir desta, unidade um ponto gerador para unidades vindouras, cujos temas pretendem abordar: "A erotização do corpo feminino" e "Cantoras negras".
Texto: Angela Marcenio
Colaboração: Monica Vasconcelos (coordenadora) e Milly (bolsista)
Edição e fotos: Adriana Matos (Supervisora)
Texto: Angela Marcenio
Colaboração: Monica Vasconcelos (coordenadora) e Milly (bolsista)
Edição e fotos: Adriana Matos (Supervisora)
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