A Oficina de Composição, realizada no mês de agosto de 2014, foi
elaborada com o objetivo de compor ou adequar canções já compostas por alunos
inscritos para o Festival Anual da Canção Estudantil – FACE. Essa atividade foi desenvolvida em três encontros com duração de 1h e
40 mim cada e cerca de 15 inscritos entre alunos e alunas de séries e turmas
diversas.
No último
encontro,apoio dos bolsistas Genivan e Larissa com sugestões para os ajustes na
harmonização, tonalidades, arranjos entre outras dicas.
O primeiro encontro
Com o intuito
de favorecer o aprendizado dos participantes e possibilitar a melhoria
de trabalhos já compostos, foram levantados os conhecimentos prévios dos alunos
e diagnosticadas as suas percepções para, a partir desses pontos, ser
apresentado o conceito de canção e agregar conhecimentos relacionados à prática
composicional.
No primeiro
momento, houve a apresentação dos bolsistas oficineirois, Alexendro e Alex, que falaram sobre suas
experiências e expectativas e, do mesmo modo os alunos, seguindo essa ordem. No
segundo momento, para “quebrar o gelo”,
alunos que já tinham canções compostas foram solicitados a socializar, com os
presentes, uma de suas obras. Aqueles que apresentaram suas canções foram muito
aplaudidos, constatando-se de antemão o talento e vocação de alguns dos
participantes inscritos.
Ainda no
primeiro encontro, foi mostrado um conceito de canção, que foi analisado pelos
professores e pela turma; falou-se de melodia e sua definição, do processo de
criação e de temas abordados em muitas canções. Para reforçar, foram
apresentados vídeos de personagens influentes no cancioneiro popular brasileiro
como Dorival Caymmi falando sobre o processo de criação em entrevista, entre
outros.
Demonstrando interesse em evoluir na prática os alunos lançavam perguntas
a todo o momento. Quando um de nós bolsistas respondíamos, o outro era sempre
acionado a reforçar a resposta. Outros alunos também, às vezes, incrementava a
resposta, tornando a Oficina mais interessante. O primeiro encontro foi
finalizado com a solicitação uma atividade extraclasse: em equipe, com quatro
componentes cada, deveria escolher um tema e usar a melodia de uma canção conhecida
(uma paródia), compor uma letra para apresentar no próximo encontro. Após a
apresentação, deveriam falar sobre a experiência do processo de criação vivenciado por
cada membro da equipe e da experiência do trabalho de composição coletiva que
foi proposto.
Falar de suas experiências com a música foi um dos melhores momentos.
Segundo encontro
No segundo
encontro, surgiram “novas caras” que
não estavam presentes no primeiro. Um aluno presente no primeiro encontro não
pode ir ao segundo por problema de saúde. Duas equipes não apresentaram o
trabalho alegando que não foi possível reunir os membros. No entanto, as outras
duas equipes, das quatro formadas, cumpriram o compromisso. Uma trouxe a letra e com melodia inédita.
A outra trouxe duas letras e melodias também inéditas. As produções foram
apresentadas.
Nesse encontro, foram revisados os conteúdos do primeiro dia e
posteriormente falou-se de estruturas de uma canção, de refrão, de rimas e de
prosódia. Foram sugeridas algumas práticas que poderiam ajudar na finalização
da produção de cada participante daquela etapa do FACE. Como leitura de poemas,
escutar e analisar canções de estruturas diferentes, conhecer os tipos de rima
e as funções da linguagem, etc.. Na ocasião, apresentaram-se os tipos de rima e
uma dinâmica foi desenvolvida diante de palavras que rimavam compor versos e
estrofes. Esse foi um momento bem dinâmico e interessante. As inscrições foram
feitas nesse dia, inclusive.
Revisão das canções e melodias.
Antes de finalizar o segundo encontro o professor Alexandro
socializou uma experiência que teve em um trabalho escolar, no qual
foi composta uma canção coletiva com o tema Meio Ambiente. Foi comentado como
se deu todo o processo e o resultado final, bem como a repercussão no momento
em que o trabalho foi apresentado. Tanto o professor Alexandro quanto o
professor Alex executaram uma canção autoral e comentaram sobre o processo de
criação. Após esse momento, foram respondidas algumas perguntas. Dentre elas, uma
que chamou a atenção: Se toda canção é feita movida por uma inspiração. A
resposta de ambos os professores foi dada com cautela: com a afirmação de que
nem sempre; e que há canções que partem de inspiração, outras de uma determinada
necessidade e dependem de algumas técnicas para serem compostas. Para ilustrar
foram dados exemplos.
Para finalizar o
encontro foi solicitado de cada compositor estudante que inscreveu sua canção,
pré-acabada no FACE, que digitassem e levassem para o próximo e último encontro
na Oficina para os acabamentos necessários.
Participantes dos projetos estruturantes, entre eles o FACE, ao lado da diretora Alfreda Xavier. Apoio à arte e a uma educação realmente significante.
Último encontro
No último
encontro, foram feitos os ajustes definitivos, que seriam reforçados nos ensaios
para a apresentação e escolha da canção que representaria o colégio no FACE. Para os
ajustes, a colaboração dos bolsistas Genivan e Larissa foi de fundamental importância. Foram seis
canções inscritas e os ensaios aconteceram. Foram dois encontros: um no período
da manhã, outro à tarde. A princípio, os intérpretes estavam bastante nervosos,
mas à medida que ensaiavam iam perdendo o medo.
Registros
No dia do
evento, ocorreram apresentações diversas e, claro, muita música. Nossos
compositores e intérpretes foram apresentados à mesa de jurados e a
apresentação teve início. Aparentemente nervosos, os interpretes das canções
classificadas para aquela etapa, corajosamente, enfrentaram e venceram o medo
da apresentação em público. Foi um sucesso a presença de familiares dos alunos
participantes estavam presentes e muitos se emocionaram.
Maryzelia foi uma das juradas do FACE
Nivaldo Cruz "cordelou" e julgou o FACE também
A ideia da oficina
nasceu não somente pela necessidade de compor canções para o Festival Anual da
Canção Estudantil - FACE, mas pelo fato de vivências nesse âmbito do
ministrante da oficina, que pôde compartilhar suas experiências e contar com o
apoio precioso de colegas experientes na área. O desenvolvimento e execução da
oficina pôde mostrar que a música é um atrativo pertinente e muito rico, no
sentido de nos dar muitas vertentes de trabalho que podem, de fato, contribuir
para o desenvolvimento de diversas habilidades e, como um elemento imbuído na
cultura de um povo, qualquer que seja, propícia o desenvolvimento de atividades
que possam enfatizar a formação da cidadania em cada participante.
Nossa coordenadora Mônica Vasconcelos prestigiou o evento.
Bolsistas e alunos participantes da oficina
Bolsistas formaram uma banda para "musicalizar" as composições dos alunos participantes
Autor:
Alexandro Gonçalves de Jesus (Bolsista)
Editora e Professora Supervisora: Adriana Matos de Almeida
Fotos: Irma Teixeira
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