Ocorreu nos dias 13 de 14 de novembro deste ano o IV Seminário Institucional do Programa de Iniciação à Docência (PIBID/UEFS). O evento, que teve como tema “Formação de Professores: desafios e tensões”, reuniu bolsistas, supervisores e coordenadores de todos os subprojetos PIBID da UEFS, além de professores palestrantes pertencentes à própria Universidade e também convidados externos.
O subprojeto Musicando a Escola se fez presente já na abertura do evento. Ainda no hall de entrada do Auditório Central da Universidade os participantes do evento puderam assistir à apresentação do espetáculo “Música Brasileira das Décadas”, realizado por bolsistas e estudantes do Colégio Joselito Amorim. Seguiu-se a esta apresentação a mesa de abertura oficial do evento, que contou com a participação de representantes da Reitoria, Prograd, Departamentos e Colegiados, e a mesa redonda “Formar professores para que(m)?”, mediada pelo professor João Danilo Batista de Oliveira, coordenador institucional do PIBID/UEFS, e tendo como participantes as professoras Ana Maria Preve (UDESC) e Antônia Almeida Silva (UEFS).
Na tarde do dia 13, a programação seguiu com as comunicações orais e pôsteres dos trabalhos inscritos no evento. Bolsistas e supervisoras do subprojeto Musicando a Escola apresentaram os seguintes trabalhos:
Comunicação Oral
- Ensino coletivo de instrumento na educação básica: A flauta doce como alternativa - Joedson Cezar Barbosa da Silva/Janille Santos Teixeira/Lucas Samuel Carneiro Moreira (Joselito Amorim)
- O gosto musical discente na aula - Robson da Silva Cardoso (Assis)
- O PIBID e a formação docente: a sala de aula como ela é no Colégio Gastão Guimarães – Adriana Matos de Ameida (Supervisora)/Genivan Silva/Jeanderson Santos Bulhões de Jesus (Gastão)
- A Lei 11.769/08 e o ensino de música na educação básica – Thiara Oliveira da Cruz (Supervisora - Joselito Amorim)
- O canto coral como caminho de estímulo e integração – Rosinalva Fernandes dos Santos/Verônica dos Santos Coutinho (Teotônio)
Pôster
- Função social e diversidade musical na escola – William Albert/Anderson Silva/Nilson Santos/Simone Braga (Coordenadora - Modelo e Assis)
- Diversidade cultural e as práticas docentes no PIBID – Jeanderson Santos Bulhões De Jesus/Larissa De Carvalho Gonçalves/Milena De Souza Melo (Gastão)
- Intervalo Musical: Tocando as diferenças – Simone Gonçalves Da Silva (Modelo)
- Elementos da Música do Cinema na Educação Básica – Lucas Barbosa Silva (Joselito Amorim)
![]() |
Bolsistas do PIBID Música na apresentação de Pôsteres |
No dia 14 de novembro, pela manhã, ocorreu a mesa redonda “Formação de professores: desafios e tensões no cotidiano do PIBID”, mediada pela professora Selma dos Santos (Coordenação Institucional PIBID-UEFS) e com a participação dos professores Marcelo Oliveira de Faria (representante dos professores coordenadores de área), Sandra Kelly Machado de Bastos Santana (representante dos gestores), Nadja Silva Brasil Santos (representante dos professores supervisores) e Isabela Andrade Mota (representante dos bolsistas de Iniciação à Docência). À seguir, foram realizadas de maneira concomitante quatro mesas temáticas: “Formação de professores e necessidades especiais”, “Formação de professores, diversidade étnica e de gênero”, “Formação de professores, imagem, natureza e educação ambiental” e Formação de professores e educação do campo”.
Na tarde do mesmo dia a programação teve início com mais uma sessão de comunicações, seguida da apresentação do Grande Coral Escolar, também organizada pelos Coordenadores, Supervisoras e Bolsistas do subprojeto Musicando a Escola. Esta apresentação, intitulada “Do Lado de Cá da África” reuniu aproximadamente 142 estudantes, de quatro escolas nas quais o PIBID de Música atua, que cantaram músicas relacionadas com a colonização africana no Brasil.
Após a apresentação, o evento foi encerrado com a conferência “A crise da educação e a formação escolar”, realizada pelo professor José Sérgio Fonseca de Carvalho (USP).
![]() |
Coordenação Institucional PIBID UEFS, Coordenadores de Área de Inglês, Biologia e Música. |
0 comentários:
Postar um comentário