No dia 14 de dezembro de 2016, com a duração de 04 horas, foram realizadas as atividades de formação referente aos meses de novembro e dezembro, no Auditório do Colégio Modelo.
Na oportunidade, com a participação dos bolsistas e respectivas supervisoras e coordenadoras de área do Subprojeto Musicando a Escola, cada escola parceira apresentou o projeto pedagógico desenvolvido no segundo semestre de 2016.
A primeira apresentação foi do Colégio Joselito Amorim que socializou o trabalho desenvolvido no desenvolvimento do Projeto Som e Canção: a palavra no Samba, sob as orientações de Thiara (supervisora) e Simone (coordenadora). Apresentado por todos os bolsistas, foram relatados desafios, sucessos e a culminância do projeto para toda a comunidade escolar. No projeto, tomando como ponto de partida o samba, os poemas populares e a Bossa Nova, foi possível articular e desenvolver uma convivênvia províncua do componente Língua Portuguesa com o componente Arte.
![]() |
Bolsistas do Joselito |
A segunda apresentação foi do Colégio Modelo socializando o Projeto Musicando entre as Artes. Por meio do projeto, sob a orientação de Sandra (supervisão) e Simone (coordenação) foi trabalhada a Música relacionando-a com a
Literatura e outras artes, em uma perspectiva regional nordestina. A partir desses diálogos, pretendeu-se que os estudantes explorassem obras artísticas
que referenciassem a cultura nordestina, além de experienciassem diferentes
linguagens artísticas — Artes Visuais, Dança, Teatro e Música —, tendo em vista
também a obrigatoriedade do ensino do conteúdo das mesmas no componente
curricular Arte, a partir da Lei 13.278/2016.
![]() |
Alguns bolsistas do Modelo |
Próxima apresentação foi do Colégio Assis, apresentado pelo bolsista Eliabe Amorim, que socializou o Projeto Conhecendo e Experimentando o Samba,
através dos tempos, sob a orientação de Eliade (supervisão) e Mônica (coordenação), que teve como
objetivo explorar o mundo musical negro e sua cultura, a fim de suscitar nos
alunos o entendimento do gênero musical Samba, não apenas como entretenimento
musical, mas também como ferramenta de formação de identidade sociocultural.
![]() |
Bolsistas do Assis aguardando o momento da apresentação |
Por fim, alguns bolsistas do Gastão socializaram o Projeto Música e Batucadas, sob a orientação de Mirian (supervisão) e Mônica (coordenação), que teve como objetivo promover o desenvolvimento da criticidade e
consciência política sobre o gênero samba e as influências da cultura
afro-brasileira, bem como inserir o estudante no processo de apreciação,
compreensão e prática musical.
![]() |
Alguns bolsistas do Gastão |
Esta não foi a primeira vez que cada escola socializou entre pares o trabalho desenvolvido apresentando desafios, dificuldades, soluções encontradas e ações bem sucedidas também. Contudo, a roda de conversa promovida após apresentações, foi a primeira iniciativa sendo bem positiva ao fomentar discussões calorosas entre participantes, sendo a mais fervorosa sobre os desafios em trabalhar músicas africanas e afro-brasileiras na sala de aula. Muitos são os desafios decorrentes a preconceitos discentes, herdados por crenças e mitos familiares. Muitas ideias e propostas foram lançadas reforçando não só a necessidade, mas a obrigatoriedade em se contemplar a cultura e história afro-brasileira na sala de aula (Lei 11.645/2008). A partir da questão da diversidade também foram abordados os desafios para a seleção do repertório e as formas de participação discente nesse processo. Outra questão também contemplada na roda foi o uso de outras artes como recurso no ensino de música na escola, também trazendo para a discussão a Lei 13.278/2016, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de Artes Visuais, Teatro, Dança e Música no componente Arte.
Os resultados do encontro, sobretudo, das discussões promovidas na roda de conversa com certeza farão parte de novos eventos. E que venham os próximos!!
Coordenação de Área
Foi um ano conturbado,porém, a experiência no PIBID foi extremamente gratificante!
ResponderExcluirSucesso a tod@s do PIBID, em especial,aos bolsistas do Subprojeto "Musicando a Escola"