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terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Resumo de atividades musicais realizadas no Centro Integrado Educacional Assis Chateaubriand (CIEAC)


Oficina de Violão Popular


Aprendizado mútuo

  As atividades de oficina de violão foram desenvolvidas de outubro a dezembro de 2016 e ofertadas à comunidade estudantil local. As referências do trabalho foram Green (1996) e Tourinho (2012). As aulas foram realizadas a uma turma com quatro (04) alunos e alunas, de faixa etária entre 14 a 15 anos e tiveram como objetivo de promover práticas pedagógicas de música popular em grupo gerando assim um aprendizado mais significativo, motivacional e interacional. Para tanto, se fez necessário compreender essas práticas para aplicar métodos de ensino condizentes com o contexto.


  O músico popular aprende através da observação, da repetição dos movimentos (sinestésica), dos desenhos dos acordes e escalas (visual), do verbal (onomatopeias), percepção musical (auditiva). Já no ensino coletivo de violão há a possibilidade de aprender tanto com o professor quanto com o colega gerando uma interação motivadora, pois a forma como são dispostos os discentes (em círculo, aonde todos se vêm) permite que um sirva de espelho para o outro. Nesse sentido, os discentes da oficina foram direcionados às práticas citadas acima. No desenrolar das aulas eles aprenderam “vendo” e “ouvindo” o professor executar, bem como “tocando” na medida em que iam praticando os primeiros acordes apresentados. Aprenderam também “frases” melódicas que foram ensinadas verbalmente, e a partir daí uns ensinavam aos outros. Como culminância os discentes apresentaram no Intervalo Musical, apresentação musical com a participação da comunidade escolar, realizada no intervalo das aulas. Os resultados alcançados foram a inclusão e integração pela música através do repertório ensaiado, socializando o aprendizado do violão através das práticas pedagógicas de música popular em grupo. 


Oficina de Construção de Instrumentos

















  A oficina de construção de instrumentos foi realizada a partir de materiais recicláveis. Foi desenvolvida com a turma do 3º ano matutino, e teve como monitores os bolsistas Thiago Carvalho e Daniell Bento. Além de proporcionar aos estudantes conhecimento, reflexão, experiencias praticas, criação e desenvolvimento da sensibilidade musical, essa construção de instrumentos tem como objetivo auxiliar a turma no projeto Africanidades, já desenvolvido pelo colégio em parceria com Pibid. A oficina tem um caráter prático e vem dando certo por conta da relação de proximidade que os estudantes criam com os instrumentos musicais, uma vez confeccionados por eles. 


  Como apoio às aulas, foi utilizado o Material de Apoio para Musicalização de Sandro Silva (2009), que propõe uma série de atividades que envolvem os conceitos trabalhados, utilizando a construção de instrumentos musicais como ferramenta. Durante o processo de construção utilizamos diversos materiais reaproveitáveis como baldes, garrafas pet, palitos de churrasco, latas de leite, latas de achocolatados, dentre outros. Segundo Trindade (2008), a construção de instrumentos é uma atividade que desperta a curiosidade e estimula a experimentação de sons, fazendo com que o adolescente se envolva com seu projeto, e se torne um ouvinte atento. O resultado parcial das oficinas vem sendo satisfatório, o interesse pelas aulas de construção de instrumentos foi perceptível, partindo do ponto de vista que se cumpriu o objetivo maior de aguçar a curiosidade dos discentes aos conteúdos musicais que foram apresentados e despertando a criatividade dos mesmos ao longo da oficina.


Material de apoio (slide com vídeos)

Texto: Marcel Torres, Thiago Carvalho.
Edição e publicação: Daniell Bento

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