Oficina de Violão Popular

As atividades
de oficina de violão foram desenvolvidas de outubro a dezembro de 2016 e ofertadas à
comunidade estudantil local. As referências do
trabalho foram Green (1996) e Tourinho (2012). As aulas foram realizadas a uma turma com quatro
(04) alunos e alunas, de faixa etária entre 14 a 15 anos e tiveram como objetivo de promover práticas pedagógicas de
música popular em grupo gerando assim um aprendizado mais significativo,
motivacional e interacional. Para tanto, se fez necessário compreender essas
práticas para aplicar métodos de ensino condizentes com o contexto.
O músico popular aprende através da observação, da repetição
dos movimentos (sinestésica), dos desenhos dos acordes e escalas (visual), do
verbal (onomatopeias), percepção musical (auditiva). Já no ensino coletivo de
violão há a possibilidade de aprender tanto com o professor quanto com o colega
gerando uma interação motivadora, pois a forma como são dispostos os discentes
(em círculo, aonde todos se vêm) permite que um sirva de espelho para o outro. Nesse
sentido, os discentes da oficina foram direcionados às práticas citadas acima.
No desenrolar das aulas eles aprenderam “vendo” e “ouvindo” o professor
executar, bem como “tocando” na medida em que iam praticando os primeiros
acordes apresentados. Aprenderam também “frases” melódicas que foram ensinadas
verbalmente, e a partir daí uns ensinavam aos outros. Como culminância os
discentes apresentaram no Intervalo Musical, apresentação musical com a
participação da comunidade escolar, realizada no intervalo das aulas. Os
resultados alcançados foram a inclusão e integração pela música através do
repertório ensaiado, socializando o aprendizado do violão através das práticas
pedagógicas de música popular em grupo.
Oficina de Construção de Instrumentos
A oficina de construção de instrumentos foi realizada a partir de materiais recicláveis. Foi desenvolvida com a turma do 3º ano matutino, e teve como monitores os bolsistas Thiago Carvalho e Daniell Bento. Além de proporcionar aos estudantes conhecimento, reflexão, experiencias praticas, criação e desenvolvimento da sensibilidade musical, essa construção de instrumentos tem como objetivo auxiliar a turma no projeto Africanidades, já desenvolvido pelo colégio em parceria com Pibid. A oficina tem um caráter prático e vem dando certo por conta da relação de proximidade que os estudantes criam com os instrumentos musicais, uma vez confeccionados por eles.
Como apoio às aulas, foi utilizado o Material de Apoio para Musicalização de Sandro Silva (2009), que propõe uma série de atividades que envolvem os conceitos trabalhados, utilizando a construção de instrumentos musicais como ferramenta. Durante o processo de construção utilizamos diversos materiais reaproveitáveis como baldes, garrafas pet, palitos de churrasco, latas de leite, latas de achocolatados, dentre outros. Segundo Trindade (2008), a construção de instrumentos é uma atividade que desperta a curiosidade e estimula a experimentação de sons, fazendo com que o adolescente se envolva com seu projeto, e se torne um ouvinte atento. O resultado parcial das oficinas vem sendo satisfatório, o interesse pelas aulas de construção de instrumentos foi perceptível, partindo do ponto de vista que se cumpriu o objetivo maior de aguçar a curiosidade dos discentes aos conteúdos musicais que foram apresentados e despertando a criatividade dos mesmos ao longo da oficina.
Material de apoio (slide com vídeos)
Texto: Marcel Torres, Thiago Carvalho.
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