A
aula com as turmas de 6° e 7° ano, que teve como tema a introdução do movimento
tropicalista utilizando-se da Paisagem Sonora, foi realizada com êxito neste
início de atividades musicais com os alunos, podendo ser destacado o interesse
e a participação ativa dos que estavam presentes.
Na
atividade realizada, a sala foi dividida em grupos, em que cada um recebeu uma
imagem representando um ambiente. Os alunos foram motivados a pensar sobre os
sons pertencentes a determinado lugar, e por meio dos seus corpos e alguns
instrumentos musicais reproduzir estes sons, e em seguida apresentar, para que
os outros grupos identificassem o ambiente que estava sendo sonorizado. Antes
disso, uma imagem que fazia referência ao movimento tropicalista foi sonorizada
pelos bolsistas a fim de exemplificar a atividade e, posteriormente, para
introdução do tema em sala.
Pôde-se
observar que todas as turmas participaram das atividades, e que cada uma tinha
uma característica diferente. Em uma sala os grupos participavam mais na hora
de criar os sons nas atividades, já em outra, os alunos preferiam identificar
os sons realizados pelos colegas. Compreendemos que cada turma possuía mais
facilidades para a sonorização de alguns cenários do que com outros, o que pode
ser entendido devido a personalidade e faixa etária dos estudantes.
De
forma dinâmica e atrativa, a atividade com Paisagem Sonora possibilitou aos
alunos o movimento de perceber os sons que os rodeiam, trabalhando em grupo e
dialogando, o que resultou em apresentações criativas em que todos cooperaram,
explorando diversas possibilidades sonoras.
0 comentários:
Postar um comentário