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quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Atividade de formação sobre músicas e culturas indígenas

Práticas mitológicas indígenas foi o tema da atividade de formação do mês de julho. A mesma teve como intenção causar um debate em relação as causas indígenas, e explicitar aos bolsistas algumas práticas musicais de povos como a do povo Pankararu. 

Os participantes do Subprojeto puderam escolher duas opções para a atividade de formação: 1) "Músicas e Culturas Indígenas" - Encontro, mesa-redonda e Toré com os alunos indígenas da UEFS, promovida pelo componente Mitologias e práticas musicais dos indígenas brasileiros, do Curso de Licenciatura em Música da UEFS, ministrada pelo professor Aaron Lopes; 2) Mostra Performática "Os donos da terra: uma história contada...", com roda de conversa com participantes e público, promovida pelo componente Formação de Contadores de Histórica: Conta comigo!, pertencente ao Departamento de Educação da UEFS, ministrada pelas professores Luciene Santos e Simone Braga.



A UEFS é a única instituição pública baiana que possue uma residencia específica para os estudantes indígenas. São mais de 70 etnias representadas. Os dois eventos contaram com o auxílio de alguns desses estudantes.

Na primeira opção, como todas as atividades de formação, essa não foi diferente, surpreendente, a cada momento, com dinâmicas interativas e muita informação, os indígenas de Pankararu dividiram conosco costumes e práticas da sua tribo, ao mesmo tempo em que produziam um debate sobre como se dá a inserção do índio no âmbito escolar, dentro e fora de sua tribo e como o professor pode agir para desmistificar a realidade imaginada pelos alunos sobre toda a questão indígena dentro da sociedade.



Estudantes indígenas da UEFS representando diversas culturas indígenas dos estados da Bahia e Pernambuco

Publico atento


A frente, estudantes indígenas da UEFS, que fizeram parte da mesa-redonda

Socializando músicas de suas tribos


Já para os participantes que optarem em prestigiar a segunda opção, a mostra performática foi resultado do componente que teve o objetivo de implementar os fundamentos da Arte de Contar Histórias e introduzir conhecimentos básicos acerca da voz falada e cantada. Na mostra, o dialogo entre vivencias lúdicas e artísticas, aconteceu por meio da articulação entre práticas musicais e contação de histórias de diversas culturas indígenas, temática deste semestre letivo, com a participação de estudantes de Pedagogia, Letras, Psicologia, Música e dos estudantes indígenas Ângelo (pertencente a comunidade Kaimbé-BA) e Andeson Cleomar (pertencente a comunidade Pankararu-PE).













Jonh Webert e Simone Braga

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