Práticas mitológicas
indígenas foi o tema da atividade de formação do mês de julho. A mesma teve como intenção causar um debate
em relação as causas indígenas, e explicitar aos bolsistas algumas práticas musicais de
povos como a do povo Pankararu.
Os participantes do Subprojeto puderam escolher duas opções para a atividade de formação: 1) "Músicas e Culturas Indígenas" - Encontro, mesa-redonda e Toré com os alunos indígenas da UEFS, promovida pelo componente Mitologias e práticas musicais dos indígenas brasileiros, do Curso de Licenciatura em Música da UEFS, ministrada pelo professor Aaron Lopes; 2) Mostra Performática "Os donos da terra: uma história contada...", com roda de conversa com participantes e público, promovida pelo componente Formação de Contadores de Histórica: Conta comigo!, pertencente ao Departamento de Educação da UEFS, ministrada pelas professores Luciene Santos e Simone Braga.
Na primeira opção, como todas as atividades de formação, essa não foi diferente, surpreendente, a cada momento, com dinâmicas interativas e muita informação, os indígenas de Pankararu dividiram conosco costumes e práticas da sua tribo, ao mesmo tempo em que produziam um debate sobre como se dá a inserção do índio no âmbito escolar, dentro e fora de sua tribo e como o professor pode agir para desmistificar a realidade imaginada pelos alunos sobre toda a questão indígena dentro da sociedade.
Os participantes do Subprojeto puderam escolher duas opções para a atividade de formação: 1) "Músicas e Culturas Indígenas" - Encontro, mesa-redonda e Toré com os alunos indígenas da UEFS, promovida pelo componente Mitologias e práticas musicais dos indígenas brasileiros, do Curso de Licenciatura em Música da UEFS, ministrada pelo professor Aaron Lopes; 2) Mostra Performática "Os donos da terra: uma história contada...", com roda de conversa com participantes e público, promovida pelo componente Formação de Contadores de Histórica: Conta comigo!, pertencente ao Departamento de Educação da UEFS, ministrada pelas professores Luciene Santos e Simone Braga.
Na primeira opção, como todas as atividades de formação, essa não foi diferente, surpreendente, a cada momento, com dinâmicas interativas e muita informação, os indígenas de Pankararu dividiram conosco costumes e práticas da sua tribo, ao mesmo tempo em que produziam um debate sobre como se dá a inserção do índio no âmbito escolar, dentro e fora de sua tribo e como o professor pode agir para desmistificar a realidade imaginada pelos alunos sobre toda a questão indígena dentro da sociedade.
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Estudantes indígenas da UEFS representando diversas culturas indígenas dos estados da Bahia e Pernambuco |
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Publico atento |
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A frente, estudantes indígenas da UEFS, que fizeram parte da mesa-redonda |
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Socializando músicas de suas tribos |
Jonh Webert e Simone Braga
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