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quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Oficina Criação Musical: práticas dinâmicas para o ensino de música

   A oficina “criação musical” realizada pelo grupo de Pesquisa Estudos contemporâneos em música, que foi realizado no dia 16 de agosto, das 9 às 18 horas, veio promover uma jornada pedagógica do ensino de música na escola. A oficina trouxe o tema da criação musical abordando a temática da tecnologia a partir de aplicativos presentes no celular onde haveria uma facilidade maior para utilizar tais recursos em sala de aula, foi vista uma amplitude de possibilidades de aplicativos para o ensino de música. Logo após a apresentação de alguns aplicativos houve o aprendizado por parte das pessoas que estavam assistindo, onde as pessoas que estavam ministrando a oficina ensinaram como utilizar tais aplicativos e como poderíamos ensinar música em sala de aula com eles. A oficina foi muito informativa, reforçando a ideia de que podemos deixar o ensino de música mais dinâmico facilitando o processo de ensino-aprendizagem e trazendo elementos que os alunos estejam mais familiarizados, no caso à tecnologia.
   Sobre outro ponto de vista vários materiais alternativos e até inusitados foram apresentados durante a oficina. Podemos utilizar materiais com um custo mais barato para construção de instrumentos, aproveitando a tecnologia de cada material para os mesmos. Uma prática relevante foi experimentar esses instrumentos tendo a chance de tocá-los, observado os sons produzidos. O uso de baldes plásticos de diversos tamanhos, carrilhão feito de chaves amarrados em cordões e pendurados a uma tampa, efeitos construídos com tampas de garrafa pet, dentre outros, nos levaram a uma prática e apreciação musical bastante satisfatória e prazerosa. Vale ressaltar que um dos objetivos era fazer com que sons fossem testados juntamente com a introdução rítmica de algumas músicas que deveriam ser tocadas. Contudo, os participantes puderam acompanhar criando ritmos diferentes e efeitos sonoros variados. Isso nos faz pensar que o profissional que atua nas escolas que não tem instrumento e nem recurso vale à pena verificar e testar os instrumentos alternativos.

                                                         Ernani Fonseca e Vanessa Oliveira 



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