A oficina “criação musical” realizada pelo
grupo de Pesquisa Estudos contemporâneos em música, que foi realizado no dia 16
de agosto, das 9 às 18 horas, veio promover uma jornada pedagógica do ensino de
música na escola. A oficina trouxe o tema da criação musical abordando a
temática da tecnologia a partir de aplicativos presentes no celular onde
haveria uma facilidade maior para utilizar tais recursos em sala de aula, foi
vista uma amplitude de possibilidades de aplicativos para o ensino de música. Logo
após a apresentação de alguns aplicativos houve o aprendizado por parte das
pessoas que estavam assistindo, onde as pessoas que estavam ministrando a
oficina ensinaram como utilizar tais aplicativos e como poderíamos
ensinar música em sala de aula com eles. A oficina foi muito informativa,
reforçando a ideia de que podemos deixar o ensino de música mais dinâmico
facilitando o processo de ensino-aprendizagem e trazendo elementos que os
alunos estejam mais familiarizados, no caso à tecnologia.
Sobre outro ponto de
vista vários materiais alternativos e até inusitados foram apresentados durante
a oficina. Podemos utilizar materiais com um custo mais barato para construção
de instrumentos, aproveitando a tecnologia de cada material para os mesmos. Uma
prática relevante foi experimentar esses instrumentos tendo a chance de
tocá-los, observado os sons produzidos. O uso de baldes plásticos de diversos
tamanhos, carrilhão feito de chaves amarrados em cordões e pendurados a uma
tampa, efeitos construídos com tampas de garrafa pet, dentre outros, nos
levaram a uma prática e apreciação musical bastante satisfatória e prazerosa.
Vale ressaltar que um dos objetivos era fazer com que sons fossem testados
juntamente com a introdução rítmica de algumas músicas que deveriam ser
tocadas. Contudo, os participantes puderam acompanhar criando ritmos diferentes
e efeitos sonoros variados. Isso nos faz pensar que o profissional que atua nas
escolas que não tem instrumento e nem recurso vale à pena verificar e testar os
instrumentos alternativos.
Ernani Fonseca e Vanessa Oliveira
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